23 julho 2009

Ilusão...posse

Respeito quando as opiniões não vão de encontro às minhas...
Tenho por hábito não refutar aquilo que acredito...
Mantenho-me fiel a mim mesmo. Firme em minhas convicções. Acompanho meus instintos…
Um amigo mais velho disse-me que: "Ninguém é de ninguém". Isso é verdade.
Mais muitas pessoas dizem essa frase da boca pra fora e continuam a tratar outros como se delas fossem. O chamado sentimento de posse.
O nome disso??? ILUSÃO!!!
Às vezes parece que é necessário que nos digam as coisas bem alto e próximo ao ouvido para escutarmos. E então refletimos e acordarmos para as mensagens tão claras da vida...
O sentimento de posse se nos acompanha só atrapalha…
Sempre tive a sensação de que tudo acontece por si. De que não é preciso influenciar as decisões e nem apaziguar rancores. Basta viver…
Amar é saber respeitar espaços e perceber que o sabor das palavras, das pessoas, da vida podem se resumir a uma palavra: DESTINO.
Nada acontece ao acaso.
Absolutamente nada....tudo tem uma razão....

10 comentários:

  1. Anônimo23/7/09

    Ciúme: Amor ou Posse?
    São de diferentes dimensões, emocionais e sentimentais. O senso comum responde a todos como se fossem iguais, ou correlatos.
    Ciúme pode ser comparado a um conflito psíquico, complexos, compulsão que podem ser denominados como algo fora de controle, exageros de pensamentos obsessivos e muitas vezes, até devaneios.
    Ciúme tem a ver com paixão, que quer dizer um olhar, um sentir cego para nós mesmos, é a impossibilidade de não podermos nos ver, e refletimos no outro o que admiramos em demasia em nós, ou em nossos sonhos de ser.
    Com o ciúme fantasiamos um relacionamento de uma via única, por isso é difícil nos desligar, nos trás uma sensação de algo perigoso em que sentimos prazer mesmo que mesclado de dor e quanta dor.
    É um apelo de um apego infantil, uma atração que nos faz escravos, que nos prende, é o oposto do que pensamos, com a intenção de segurar, quando nós quem ficamos presos.
    O ciúme é uma distância de si mesmo, uma solidão diante de uma ilusão.
    Posse é imaginar que algo me pertence e que está ao meu bel prazer, que deve explicações, que deve suprir minhas necessidades e expectativas.
    Podemos confundi-lo com posse, em ter, em obter, em possuir, estar sob minha guarda, o outro não existe somente, a sensação de poder.
    De tal maneira que não se percebe o outro como realmente é e, diante disso nem a si mesmo.
    Há necessidade de controle, de auto-afirmação.
    Esse poder sobre o outro a faz entrar em padrões “de ter que manter” e que acaba causando sofrimento. Novamente, uma solidão diante de uma ilusão.
    Amor é algo sublime, superior que nos faz sentir liberdade e confiança e, essa não vem de fora, não vem do outro. Está dentro de si mesmo.
    O amor não necessita de ninguém, é um sentimento individual algo único que pode ser compartilhado.
    O amor não teme, não tem apego nem a sensação de poder. Sentimento do coração, da alma, independente até mesmo da troca, é intimo e individual.
    O sentimento do amor não nos faz perder a identidade. Vivemos somente a realidade.
    Essa é a importância de nos auto-conhecer, ser quem somos, saímos da hipocrisia do esperado, rompemos a barreira da ilusão, sentindo o outro como acréscimo em nossa vida. O ser amado tem uma importância incalculável. Mesmo distante ou separado o sentimento do amor não é abalado.
    O que acrescentamos e vivenciamos através dos acontecimentos não tem mais a haver com o sentimento de amar.
    O amor tem seu lugar específico, pode ser transformado, mas não anulado.
    O amor não é somente um estado de espírito, é algo maior que nos faz voltar para nós mesmos, percebermos nossa sensibilidade, que nos facilita a compreensão do bem querer e com isso a possibilidade e espalhá-lo por tudo em que tocamos.
    Mara Regina

    ResponderExcluir
  2. Eliana23/7/09

    "... E de novo acredito que nada do que é importante se perde verdadeiramente. Apenas nos iludimos, julgando ser donos das coisas, dos instantes e dos outros. Comigo caminham todos os mortos que amei, todos os amigos que se afastaram, todos os dias felizes que se apagaram. Não perdi nada, apenas a ilusão de que tudo podia ser meu para sempre. "

    ResponderExcluir
  3. Quando o amor vos fizer sinal, segui-o; ainda que os seus caminhos sejam duros e escarpados. E quando as suas asas vos envolverem, entregai-vos; ainda que a espada escondida na sua plumagem vos possa ferir.

    Khali Gibran

    ResponderExcluir
  4. O amor verdadeiro é amar a outra pessoa por ela mesma. Sentir-se de tal maneira atraído pelo outro que só se deseje a sua felicidade. Não amar unicamente por causa daquilo que o ser amado pode oferecer, mas amar em primeiro lugar por ser ele, ou ela, o objeto do nosso amor e não as suas ações.
    O fundamento da relação entre o que ama e o ser amado, é a própria pessoa, muito além das suas qualidades e defeitos aparentes, para além da nossa própria satisfação.
    Quando em nome do amor assumimos uma postura agressiva, exigente, estamos apenas satisfazendo nosso desejo de posse. Que dizer, então, quando em nome desse amor que alegamos ter, cerceamos a liberdade de opção do outro?
    O amor não é sempre essa maravilha que todos pensam ser... Às vezes machuca a alma, destrói as esperanças e acaba com a vida seja a nossa própria ou a de quem se ama.
    Nem por isso somos deuses justiceiros, acima do bem e do mal, senhores onipotentes para julgar as decisões que o ente amado toma.
    O verdadeiro amor ajuda a crescer, desenvolve, não destrói, nem aniquila.
    Por amor somos capazes das maiores renúncias, de magníficos gestos, e também das maiores atrocidades. Por amor, nós cerceamos, encarceramos, aprisionamos. Mesmo que essas nossas atitudes sirvam apenas para o aniquilamento do ser amado.

    Que amor é esse que nos faz preferir ver o outro infeliz e derrotado? Esse é o amor virulento, mau, destruidor e inumano. Não é digno de chamar-se Amor... Demos-lhe o nome de ódio, egoísmo, maldade, seja lá o que for... Somente não sejamos hipócritas e não digamos que somos cruéis porque amamos. Somos tiranos, isto sim...
    Pois tirania é a ação de impor limites ao outro.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo23/7/09

    ILUSÃO: "As vezes eu realmente odeio essa palavra, principalmente porque últimamente ela
    Tem sido bem presente.
    Fase ? Que droga de fase é essa que nunca passa ??? To cansado disso, mania idiota
    de se encantar com as pessoas em 5 minutos ...Uma verdadeira
    bolha de sabão, quando surge é linda dá realmente pra pensar que é real, até a hora que
    você tenta toca-la ai desaparece como num passe de mágica, e pior ainda, se não tomar
    cuidado ainda espirra sabão no seu olho, o que arde demais !!!
    De verdade tenho saudades dos tempos em que eu não vivia nessa montanha russa de sentimentos,
    que especial pra mim era uma pessoa só, tempos em que as minhas convicções sabiam por sí só
    lidar com todos os tipos de situações...Hoje eu não controlo o que eu sinto, me encanto por
    ilusões e as deixo dominar minhas atitudes...Odeio mais ainda o fato de me sentir como se
    tivesse 15 anos, me sinto ridiculo...
    Mas vou continuar seguindo essa tal bolha, porque pior que
    perder o controle é ser coração gelado...E ainda há mto amor em mim.
    Chega de jogos de ego eles não levam a nada, chega de ser durão, cansei de ser sempre o lado
    forte da história, agora eu quero é pular...aonde eu vou cair ? não sei, já não preciso saber,
    se alguem que eu curta não estiver lá pra me amparar , certamente outra pessoa estará...Pq a vida é assim,
    pessoas vem e vão, cabe somente a nós, valorizar quem é especial...E isso eu sei de longe, alias sabia desde o começo, desde o primeiro "Oi"...

    "Autor: Um amigo meu desiludido sentado numa mesa de bar"

    Nando Stein

    ResponderExcluir
  6. Elizabeth Vieira23/7/09

    Para o Dalai, amor requer desapego. Isso soa torto para mentes ocidentais, acostumadas a pensar o contrário: amor e apego como sinónimos. A intensidade do apego, segundo ele, é a mesma da raiva quando se perde a pessoa. Portanto, o apego está relacionado à posse e ao desamor. No limite, apegar-se é hipotecar o amor que se sente. Afinal, que diabo de amor é esse que se transforma em ódio quando não se pode mais ter o ser amado ao lado ?

    Você certamente já ouviu falar de algum casal que, depois que se separou, se dedicou a infernizar um a vida do outro. Ou buscando uma reconciliação ou um tentando impingir ao outro o sofrimento que a perda lhe causou. Ou, ainda, os dois trancafiando sua própria felicidade naquele falecido projecto de vida em comum. Isso, para o Dalai, é apego e não amor. Afinal, impedir que o ser amado seja feliz, em nome da sua própria infelicidade, é um ato de rancor e ódio e não amor.

    O apego estreitaria a visão de felicidade, descartando novas possibilidades de viver momentos de alegria, influenciaria negativamente a compaixão e seria prejudicial à própria auto-estima. Para o Dalai Lama, a baixa auto-estima nada mais é que o apego excessivo a si mesmo. Portanto, uma consequência do excesso de amor-próprio, de vaidade. Isso faria com que nos exigíssemos a perfeição em todos os momentos e que jamais estivéssemos satisfeitos com as nossas conquistas.

    ResponderExcluir
  7. Amar....

    Amar é querer estar PERTO, LONGE e DENTRO...

    Perto para poder ajudar no que for preciso. Apoiar nas horas difíceis, servir de consolo nas horas tristes e dar prazer e alegria nas horas felizes... Perto para poder rir de uma piada, sorrir quando não se tem palavras para falar, beijar para mostrar que não há explicações para dizer o que se sente. Perto para dar as mãos com o intuito de unir cada vez mais o amor e a ternura. Para abraçar como se pudesse entrelaçar as almas para torná-las única. Perto para se apaixonar por uma voz que te conforte, por um sorriso que ilumine seu dia, por um olhar que demonstre todo afeto que se sente. Perto para que não haja necessidade de cada um olhar para um lado, mas sim olhar juntos em uma mesma direção.

    Longe para evitar tropeços no meio do caminho, evitar mágoas diante de uma crise e evitar possíveis decepções vindas de quem se ama.

    Nessa hora é preciso estar, mais do que tudo, do lado de dentro... Dentro para superar essas mágoas, tropeços e decepções. Dentro para que tenhamos a certeza que não importa se nós não cremos em nós mesmos, sempre haverá alguém que acredite em nosso potencial. Dentro para mostrar que não importa a distancia e nem o tempo, o que importa é que se ama e que a saudade, por mais que machuque, só aproxima a pessoa amada por pensamentos e sentimentos. Dentro para se dormir pensando na pessoa, sonhar com a pessoa e acordar com ela junto de ti. Dentro para que a chama do amor nunca se apague, pois a união de duas pessoas só se concretiza quando existe algo mais... quando existe o AMOR... sonhar é bom, mas viver com quem se ama, PERTO, LONGE e DENTRO, é melhor ainda!!!!

    Leticia Biscioni

    ResponderExcluir
  8. Confesso a vocês que gosto destas crises que nos remetem a surpreendentes viagens interiores, de descoberta, de aprendizagem e de reencontro com o nosso EU, regressamos sempre mais fortes, com maior consciência, com maior autênticidade, com maior empenho e acima de tudo voltamos à estrada da vida com mais força....Uma pena que voltamos também sabendo que muitas pessoas na verdade, eram completamente diferentes do que imaginávamos...

    ResponderExcluir
  9. Anônimo23/7/09

    Por favor perdoe-me, eu não sei o que fazer
    Por favor perdoe-me, eu não posso parar de te amar
    Não me negue essa dor que eu estou sentindo
    Por favor me perdoe se eu precisar de você como eu preciso
    Amor, acredite, cada palavra que eu digo é verdade
    Por favor perdoe-me, eu não posso parar de te amar
    Não, acredite, eu não sei o que faço
    Por favor perdoe-me, eu não posso parar de te amar
    Eu não posso parar … de te amar

    ResponderExcluir
  10. Anônimo23/7/09

    Não te amo mais
    Estarei mentindo dizendo que
    Ainda te quero como sempre quis
    Tenho certeza que
    Nada foi em vão
    Sinto dentro de mim que
    Você não significa nada
    Não poderia dizer mais que
    Alimento um grande amor
    Sinto cada vez mais que
    Já te esqueci!
    E jamais usarei a frase
    Eu te amo!
    Sinto, mas tenho que dizer a verdade
    É tarde demais...

    agora leia de baixo para cima

    ResponderExcluir

Comente o texto.
Dê sua opinião ou deixe sua poesia, crônica, poema...