27 julho 2009

Amor...o desconhecido...o medo. Comodismo

Eu acho que todos temos medo do desconhecido, medo de sofrer, de errar.
E quando amamos, passamos a ter medo de fazer a outra pessoa sofrer, passamos a ter medo de ser rejeitado.
Sempre tentamos controlar as coisas à nossa volta, sempre tentamos responder as perguntas, entender tudo, antes de darmos mais um passo, antes de seguirmos em qualquer coisa.
Mas, temos de dar o braço a torcer e aceitar, que o futuro é imprevisível, que seres humanos, relações humanas, a vida...é imprevisível. No amor, então, esse medo se amplia mais ainda.
O medo de errar, de sofrer, de se entregar demais, se entregar de menos, de estar confundindo o sentimento, o medo de ir mais adiante, o medo de a outra pessoa não estar tão envolvida quanto você, o medo de que por alguma coisa que façamos, o sentimento mude, às vezes, o medo de levar uma relação adiante, o medo de errar e sofrer novamente.
São tantos medos, que às vezes, dá medo amar.
Mas, acho que fazemos a pergunta errada, nessa questão... nos perguntamos: "Será? "
Quando na verdade, deveríamos estar perguntando: "Eu quero?".
Se queremos nos entregar, se queremos ir adiante, se queremos nos doar, se queremos amar, temos de tentar, temos de nos arriscar.
Não dá pra saber se daria certo, se não tentar, não dá pra saber se existirá o "felizes para sempre", se você não tentar o "felizes agora".
Antes, tinhamos medo de eclipse, tinhamos medo de navegar pra longe, e cair no canto da Terra, alguns tinham medo do Sol, outros o adoravam como divindade.
O ser humano sempre temeu o desconhecido, mas se não tivessem tido a coragem de se arriscar, ainda estaríamos em cavernas, nos escondendo cada vez que a lua passasse em frente ao sol, ou desse algum raio numa tempestade.
Não podemos ter medo de tentar, medo de amar.
Não podemos deixar nossos corações na era das cavernas, precisamos navegar e descobrir novos mundos, temos de fazer o que nosso coração pede, pois ele sabe, quando se ama verdadeiramente, e que o amor supera qualquer medo.
Principalmente, não podemos ter medo de trocar o comodismo, por algo que, realmente, queremos, não podemos ter medo de arriscar, quando sabemos que é nosso coração quem quer. Lembrem-se, quem arrisca a ganhar, pode perder, mas quem não arrisca, já perdeu.
E, o amor, é alegria e medo, é dor que desatina sem doer, nos faz rir e chorar, nos faz viver e morrer.

10 comentários:

  1. Sonia Regina27/7/09

    Edson, este texto é da R.Beltrão..é lindo. Que tal publicar ele. Um abraço.

    Que amor desconhecido é esse,que nos envolve
    e nos faz perder a razão, deixando-nos insensatos, descuidados e inseguros sem a presença um do outro?
    Mas, ao mesmo tempo,ansiosos, veias latejantes,
    respiração ofegante,coração pulsante,no descompasso de cada um dos nossos passos?
    Que amor é esse, desconhecido, mas amigo,
    leve, livre e solto, absorto em si mesmo
    pois nos deixa tontos, zonzos, sem querer saber nada a não ser um do outro?
    Que amor desconhecido é esse que passeia entre a gente e as almas transparentes se envolvem em luzidios cristais brilhando intensamente
    entre corpo e mente?
    Que amor é esse, desconhecido, que nos faz ficar desse jeito: tolos, meninos, infantis na verdade, pueris?
    Que amor é esse, desconhecido, que nos seduz, onde o corpo deseja almeja, ardente, em chama flamejante?
    Ah! Esse amor é meu conhecido,amigo, amante,
    de paixão sem razão mas que me seduz, me envolve e me traduz,em claridade solar,só querendo e vivendo para amar.
    De dia, de noite, a todo instante.
    Amor amigo, vem me amar!
    Sem um instante sonhar E em meus puros devaneios,
    concretizar.

    Rosy Beltrão

    ResponderExcluir
  2. Sandy - Portugal27/7/09

    Amor desconhecido, Que seduz meu coração,
    Inquieta-me de desejo, Delírios de paixão…
    Brinca seduzindo, Minha alma esta perdida,
    Será que é o destino,
    Deste amor desconhecido…
    Imagino beijos inocentes,
    Que apelam à imaginação,
    De murmúrios alucinantes,
    Corpos ardentes de paixão…
    São pensamentos,
    Fantasias e sedução,
    Sonhos cruzados,
    Com a doce imaginação…
    Procuro na escuridão,
    Os teus lábios tocar,
    O teu corpo abraçar,
    E deixando de sonhar,
    Este amor desconhecido,
    Eu pudesse realizar…

    Sandy - de portugal

    ResponderExcluir
  3. Sonia27/7/09

    Poema ao Amor Desconhecido
    Gosto que sejas assim, calmo e metódico, enquanto eu sou toda fogo, calor e paixão. Gosto que me tomes nos braços e absorvas o bater descompassado do meu coração, mostrando-me que o mundo é mais claro do que eu vejo.
    Gosto da luz que me acendes nos olhos, nos mundos paralelos que me mostras, das alternativas à vida monótona. Do cheiro a vida futura que emanas, da tua voz grave que abafa os meus gritos agudos.
    Lutaste por mim e para mim, quando eu baixei os braços e deixei de ver o caminho à minha frente. Abriste um atalho na selva caótica que me rodeava, mataste bestas ferozes que a minha mente construiu, moldaste o meu corpo e o meu coração rebelde.
    Fizeste-me esquecer o mal que me fiz e lembrar o bem que me fizeram, sonhar com o fim do mundo nos teus braços, e fazer tudo isso com um sorriso na alma. Deste-me as asas que não tinha, as garras que precisava, tiraste o meu sangue da ebulição que o consumia.
    Hoje sou feliz dentro e fora de ti, com pernas para andar e mãos para acariciar, olhos que vêm as maravilhas que preenchem a minha vida.
    E quando Deus te trouxer até mim, sei que estarei completa.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo27/7/09

    O amor é paciente, é benigno, não busca os seus interesses, não arde em ciúmes.
    Este é o amor que a humanidade precisa conhecer.

    ResponderExcluir
  5. Oiee...27/7/09

    Oiee...
    Beijos professor!


    Passado Vai Embora


    A Nuvem Que Eu Vejo
    Só Existe Em Meu Olhar
    É Um Momento Passageiro
    Que Vivi Em Algum Lugar
    Ah! Como Dói, Não Saber Onde Está
    Não Poder Te Tocar
    Oh!...Passado Vai Embora
    Me Deixe Em Paz
    Me Abandone Sai Porta Afóra
    Eu Não Consigo Te Deixar
    Mas Não Quero Mais te Amar
    Então Deixe-Me
    Pois A Dor E A Tristeza
    Insiste Em Me Querer
    Me Fazem Perder
    O Brilho De Viver
    Eu Já Não Posso Mais Imaginar
    Que O Tempo Vai Levar
    Essa Saudade
    Que Veio Para me Machucar
    Fico Aqui E Ainda Sinto O Seu Corpo
    Colado No Meu, Suado
    Num Amor Que Me Pertenceu
    Será Que Você Me Esqueceu?
    Ah! Como Dói... Não Saber Onde Está.
    Não Poder Te Tocar.
    Eu Preciso Me Libertar e um novo amor...encontrar.
    Entregar-me a quem queira me amar...sorrir e ser feliz!

    Rosane Marega

    ResponderExcluir
  6. jaqueline do e.c.27/7/09

    oi Edson é a jaque do e.c. eu achei esse texto no seu blog e gostei acho que nao percisamo sofrer, é so fazer do que acabou um amor bum ne e procurar outro amor pra ver se vai ser longo,eterno ou bum de novo.pra que sofrer? temos tantas chences de tentar de novo e de novo então vamo amar
    beijao edson e eu adoro seu blog viu


    AMANDO !


    Muitas vezes o AMOR é uma longa historia e sua durabilidade é de mais ou menos 10 ou 20 anos !
    Outras vezes o AMOR se torna mais duradouro ainda e chega até que a MORTE OS SEPARE !
    Também existe o AMOR “ BUM”, ou seja aquele que vem ,marca e BUM vai embora.
    Mas ... Ele vem !
    Ele nasce !
    Ele floresce !
    Ele encanta !
    Ele enlouquece !
    Não importa se é *LONGO* ETÉRNO* BUM*
    O importante é se entregar e permitir que ele adentre em você, em sua vida e deixe marcas e lembranças gostosas e domine TUDO.
    Ai ,ai, ai, ta legal *** Você me pergunta :– E depois ?
    E eu te digo :- Depois ??? Ele existe ???
    Bom, se o depois existir voce vai ter muito o que conversar, porque as emoções e os prazeres que ele te proporcionara, rendera horas e horas de um bom papo e mesmo que seja um AMOR BUM vale a pena provar e AMAR e ter uma história gostosa para relembrar.
    Então pense bem e não perca tempo , porque de repente ele esta por ai pertinho de você , te cutucando e você nem percebeu.
    Seja esperto e... BUM !!! SEJA FELIZ AMANDO SEMPRE !


    Rosane Marega

    ResponderExcluir
  7. O...

    Recomeçar

    Não importa onde você parou,em que momento da vida você cansou,
    o que importa é que sempre é possível e necessário "Recomeçar".
    Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo.
    É renovar as esperanças na vida e o mais importante:
    acreditar em você de novo.
    Sofreu muito nesse período?
    Foi aprendizado.
    Chorou muito?
    Foi limpeza da alma.
    Ficou com raiva das pessoas?
    Foi para perdoá-las um dia.
    Sentiu-se só por diversas vezes?
    É por que fechaste a porta até para os outros.
    Acreditou que tudo estava perdido?
    Era o início da tua melhora.
    Pois é!
    Agora é hora de iniciar, de pensar na luz,
    de encontrar prazer nas coisas simples de novo.
    Que tal um novo emprego?
    Uma nova profissão?
    Um corte de cabelo arrojado, diferente?
    Um novo curso,
    ou aquele velho desejo de apender a pintar,
    desenhar, dominar o computador,
    ou qualquer outra coisa?
    Olha quanto desafio.
    Quanta coisa nova nesse mundão
    de meu Deus te esperando.
    Tá se sentindo sozinho?
    Besteira!
    Tem tanta gente que você afastou
    com o seu "período de isolamento",
    tem tanta gente esperando apenas um
    sorriso teu para "chegar" perto de você.
    Quando nos trancamos na tristeza nem
    nós mesmos nos suportamos.
    Ficamos horríveis.
    O mau humor vai comendo nosso fígado,
    até a boca ficar amarga.
    Recomeçar!
    Hoje é um bom dia para começar novos desafios.
    Onde você quer chegar? Ir alto?... Sonhe alto!
    queira o melhor do melhor,
    queira coisas boas para a vida.
    pensamentos assim trazem para nós
    aquilo que desejamos.
    Se pensarmos pequeno,
    coisas pequenas teremos.
    Já se desejarmos fortemente o melhor
    e principalmente lutarmos pelo melhor,
    o melhor vai se instalar na nossa vida.
    E é hoje o dia da Faxina Mental.
    Joga fora tudo que te prende ao passado,
    ao mundinho de coisas tristes,
    fotos, peças de roupa, papel de bala,
    ingressos de cinema, bilhetes de viagens,
    e toda aquela tranqueira que guardamos
    quando nos julgamos apaixonados.
    Jogue tudo fora.
    Mas, principalmente,
    esvazie seu coração.
    Fique pronto para a vida, para um novo amor.
    Lembre-se somos apaixonáveis,
    somos sempre capazes de amar
    muitas e muitas vezes.
    Afinal de contas, nós somos o "Amor".
    Ei...eu disse amor!... acorda...

    Seu bobo...um dia terei a coragem de chegar e beijar a sua boca e te matar de amor...ai voce vai ver como é acordar para novos amores ao invés de sofrer por quem não vale a pena...to aqui sabia...sempre...não é dificil me achar...e eu te quero seu bobo...ACORDA...
    beijos...macios e sedentos de amor...para voce!

    ResponderExcluir
  8. O...
    Olha eu aí...
    Viajando no seu sentimento
    Dentro do seu coração
    Olha eu aí
    De repente no seu pensamento
    Andando
    Em sua direção
    Um brilho no olhar
    Da paixão que bateu
    E já era tempo
    De deixar acontecer, valer
    O seu desejo e o meu
    A gente às vezes
    Deixa de amar
    Por não ouvir
    O coração falar
    Por orgulho, vaidade
    Ou sei lá o quê
    Não vale a pena
    Sentir solidão
    Se posso dizer sim
    Pra que vou dizer não
    Meu amor foi feito
    Na medida pra você
    É só me deixar provar e amar
    Você vai ver,
    Olha eu aí...
    Beijos...

    ResponderExcluir
  9. Anônimo27/7/09

    MIRAGEM
    =======

    Andei por quase todos os jardins...
    Colhendo flores que tenham o perfume teu.
    Foi uma busca inútil.
    Pois, em nenhuma flor!
    Encontrei a fragrância que exala deste corpo teu.
    Tu!
    Feito miragem do deserto.
    Parecendo vir do universo...
    De uma longínqua estrela em erupção.
    Em busca de abrigo!
    Apareceu em meu sonho flutuando como uma brisa.
    Irradiando um sorriso divino.
    Exalando um perfume de uma fragrância misteriosa.
    Acariciando-me suavemente, beijando-me!
    Secando minhas lagrimas.
    Calando minha boca num beijo tão apaixonado!
    Que, fez queimar meus lábios.
    Fazendo ecoar pelos quatro cantos...
    Sussurros em frases indefinidas.
    Libertando meus segredos.
    É um mistério!
    Mas só preciso fechar os meus olhos, para sentir tua presença física...
    E, não uma miragem!
    Próxima a mim.
    Vejo tua imagem tão real ao meu lado que, sinto o pulsar do teu coração.
    O calor do teu corpo, a fragrância do teu perfume e, o aroma do teu hálito.
    Depois que te conheci!
    Há momentos que esqueço de mim.
    As vezes fico absorto, inebriante e, me pego imaginando você.
    Agora!
    A tua vontade e não a minha, navega em meu coração.

    **Irismar Andrade Santiago

    ResponderExcluir
  10. Oiee...28/7/09

    Oiee...
    Beijos em seu coração!


    VIVA COM AMOR ...

    Quando eu era pequenina uma pessoa muito especial me contou uma história mais ou menos assim:
    "O amor é como uma caixinha, onde se coloca e se tira...
    Quando se dá amor, se tira da nossa caixinha e coloca na caixinha do outro. Quando se recebe amor, se tira da caixinha do outro e coloca na nossa."
    Acho que essa foi a melhor explicação que já recebi até hoje do amor. Se você só recebe e não dá, a caixinha lota e ninguém mais consegue te dar amor. Se você só dá, chega uma hora que acaba o seu.
    Por isso, na vida é importante dar e receber amor.
    Nem sempre aquele que recebe de nós é o que nos dá.
    Nem sempre damos de quem recebemos.
    Mas sempre estamos fazendo troca e reciclando o nosso estoque de amor.
    Não deixe sua caixinha esvaziar, nem deixe sua caixinha lotar. Saiba dar e saiba receber. Coloque amor em tudo que faz, desde o acordar até o dormir, no trabalho, no trânsito, em casa.
    As coisas, os detalhes feitos com amor têm outro sabor, tanto para quem faz como para quem recebe.
    Coloque amor no seu sorriso pela manhã.
    Coloque amor no Bom Dia animado.
    Coloque amor nos detalhes do dia.
    Coloque amor nas pequenas coisas, e nas grandes também.
    E você verá que sua vida será cheia de realizações, sucesso, alegrias, coisas boas e amor.
    Lembre-se de que a felicidade só depende de nós e viva melhor!!!

    ResponderExcluir

Comente o texto.
Dê sua opinião ou deixe sua poesia, crônica, poema...