21 agosto 2009

Tênis x Frescobol

Este texto será sempre novo....Em qualquer momento da vida ele nos proporciona uma gostosa discussão sobre a vida a dois. Rubem Alves, mais uma vez foi fantástico ao escrever sobre o amor...sobre a vida a dois.
Depois de muito meditar sobre o assunto concluí que os casamentos são de dois tipos: há os casamentos do tipo tênis e há os casamentos do tipo frescobol.
Os casamentos do tipo tênis são uma fonte de raiva e ressentimentos e terminam sempre mal. Os casamentos do tipo frescobol são uma fonte de alegria e têm a chance de ter vida longa. Explico-me.
Para começar, uma afirmação de Nietzsche, com a qual concordo inteiramente. Dizia ele: ‘Ao pensar sobre a possibilidade do casamento cada um deveria se fazer a seguinte pergunta: ‘Você crê que seria capaz de conversar com prazer com esta pessoa até a sua velhice?
Tudo o mais no casamento é transitório, mas as relações que desafiam o tempo são aquelas construídas sobre a arte de conversar.
Xerazade, no conto das Mil e uma Noites, sabia disso. Que os casamentos baseados nos prazeres da cama são sempre decapitados pela manhã, terminam em separação, pois os prazeres do sexo se esgotam rapidamente, terminam na morte, como no filme O império dos sentidos, por isso, quando o sexo já estava morto na cama, e o amor não mais se podia dizer através dele, Xerazade o ressuscitava pela magia da palavra: começava uma longa conversa, conversa sem fim, que deveria durar mil e uma noites. O sultão se calava e escutava as suas palavras como se fossem música.
A música dos sons ou da palavra - é a sexualidade sob a forma da eternidade: é o amor que ressuscita sempre, depois de morrer.
Há os carinhos que se fazem com o corpo e há os carinhos que se fazem com as palavras. E contrariamente ao que pensam os amantes inexperientes, fazer carinho com as palavras não é ficar repetindo o tempo todo: Eu te amo, eu te amo... Barthes advertia: ‘Passada a primeira confissão, ‘eu te amo' não quer dizer mais nada.’
É na conversa que o nosso verdadeiro corpo se mostra, não em sua nudez anatômica, mas em sua nudez poética.
O tênis é um jogo feroz. O seu objetivo é derrotar o adversário.
E a sua derrota se revela no seu erro: o outro foi incapaz de devolver a bola. Joga-se tênis para fazer o outro errar.
O bom jogador é aquele que tem a exata noção do ponto fraco do seu adversário, e é justamente para aí que ele vai dirigir a sua cortada - palavra muito sugestiva, que indica o seu objetivo sádico, que é o de cortar, interromper, derrotar.
O prazer do tênis se encontra, portanto, justamente no momento em que o jogo não pode mais continuar porque o adversário foi colocado fora de jogo. Termina sempre com a alegria de um e a tristeza de outro.
O frescobol se parece muito com o tênis: dois jogadores, duas raquetes e uma bola.
Só que, para o jogo ser bom, é preciso que nenhum dos dois perca.
Se a bola veio meio torta, a gente sabe que não foi de propósito e faz o maior esforço do mundo para devolvê-la gostosa, no lugar certo, para que o outro possa pegá-la.
Não existe adversário porque não há ninguém a ser derrotado. Aqui ou os dois ganham ou ninguém ganha.
E ninguém fica feliz quando o outro erra - pois o que se deseja é que ninguém erre.
O erro de um, no frescobol, é como ejaculação precoce: um acidente lamentável que não deveria ter acontecido, pois o gostoso mesmo é aquele ir e vir, ir e vir, ir e vir...
E o que errou pede desculpas; e o que provocou o erro se sente culpado.
Mas não tem importância: começa-se de novo este delicioso jogo em que ninguém marca pontos...A bola: são as nossas fantasias, irrealidades, sonhos sob a forma de palavras.
Conversar é ficar batendo sonho pra lá, sonho pra cá...
Mas há casais que jogam com os sonhos como se jogassem tênis. Ficam à espera do momento certo para a cortada.
Camus anotava no seu diário pequenos fragmentos para os livros que pretendia escrever.
Um deles, que se encontra nos Primeiros cadernos, é sobre este jogo de tênis: Cena: o marido, a mulher, a galeria. O primeiro tem valor e gosta de brilhar.
A segunda guarda silêncio, mas, com pequenas frases secas, destrói todos os propósitos do caro esposo.
Desta forma marca constantemente a sua superioridade. O outro domina-se, mas sofre uma humilhação e é assim que nasce o ódio.
Exemplo: com um sorriso: Não se faça mais estúpido do que é, meu amigo. A galeria torce e sorri pouco à vontade. Ele cora, aproxima-se dela, beija-lhe a mão suspirando: Tens razão, minha querida. A situação está salva e o ódio vai aumentando.
Tênis é assim: recebe-se o sonho do outro para destruí-lo, arrebentá-lo, como bolha de sabão...
O que se busca é ter razão e o que se ganha é o distanciamento. Aqui, quem ganha sempre perde.
Já no frescobol é diferente: o sonho do outro é um brinquedo que deve ser preservado, pois se sabe que, se é sonho, é coisa delicada, do coração.
O bom ouvinte é aquele que, ao falar, abre espaços para que as bolhas de sabão do outro voem livres.
Bola vai, bola vem - cresce o amor... Ninguém ganha para que os dois ganhem.
E se deseja então que o outro viva sempre, eternamente, para que o jogo nunca tenha fim...

Rubem Alves

18 comentários:

  1. Mari Sozano21/8/09

    Extremamente conveniente e sensível esse texto, adorei e concordo com a analogia!!! Por isso meu voto é no frescobol!! rssrsrsrs, bjusss.

    ResponderExcluir
  2. Simone21/8/09

    Simplesmente lindo... uma pérola de sensibilidade...

    ResponderExcluir
  3. José Cabral da Fonseca21/8/09

    Um belo exemplo de como devem ser os relacionamentos humanos, não só os amorosos.

    ResponderExcluir
  4. ariane marques21/8/09

    Já conhecia este texto, mais relendo coloco-o como a melhor definição de relacionamento que já vi!!!

    ResponderExcluir
  5. Rafaella21/8/09

    Cativante…
    os textos colocados aqui em seu blog são mesmo de intensa suavidade, muita destreza sua em alcançar pessoas dessa forma…
    mui lindo…
    acompanho sempre que posso…

    ResponderExcluir
  6. Anônimo21/8/09

    Olá...bonita essa comparação.. isso mesmo.Um bom casamento está baseado na comunicação dos envolvidos…sexo eh importante,mas não deve superar o sentimento do amor verdadeiro. Como já li em algum lugar, case-se com alguém que vc goste muitooooo de conversar, tomar cerveja junto, brincar, onde haja muita cumplicidade…que o gozo seja intenso na maioria das horas vividas e não soh em algumas horas…rs..

    ResponderExcluir
  7. Susana21/8/09

    “O tênis é um jogo feroz. O seu objetivo é derrotar o adversário. E a sua derrota se revela no seu erro: o outro foi incapaz de devolver a bola. Joga-se tênis para fazer o outro errar. (…)
    Mas há casais que jogam com os sonhos como se jogassem tênis. Ficam à espera do momento certo para a cortada. (…) Tênis é assim: recebe-se o sonho do outro para destruí-lo, arrebentá-lo, como bolha de sabão… O que se busca é ter razão e o que se ganha é o distanciamento. Aqui, quem ganha sempre perde.”

    Eis uma comparação interessante e que, acho, seria aplicável não só a alguns casais, como também a outras espécies de relacionamentos nocivos que mantemos.
    A convivência entre parentes, no trabalho (quando o limite da competição sadia é ultrapassado pela falta de ética e bom senso) e, às vezes, entre “amigos” (!?) também é capaz de apresentar aspectos como esses.
    Cabe a nós identificar essas relações e não permitir que elas nos prejudiquem!
    Adorei o texto do Rubemn. Paabén pela postagem Edson...boa escolha

    ResponderExcluir
  8. Luiz Alberto21/8/09

    Puxa Edso n Valério, o texto de hoje do incrivel Ruben Alves, foi inspirador, quase uma sugestão terapêutica.
    Nesta pluvioso semana (e como chove!), nada como curtir calmamente os tantos textos de seu espaço amoroso....Um prazer sempre renovado.

    ResponderExcluir
  9. Elizângela21/8/09

    Caramba, Edson, que lindo! Adorei esse texto! Vontade de ler o livro também, adoro Rubem Alves... E que coisa chata ter que colocar nome de usuario e senha pra comentar! Nao tem como mudar isso nao?

    Um abraço

    ResponderExcluir
  10. Marina e Edgar21/8/09

    Olá...fiz questão de postar após ler este texto.
    Meu marido e eu eramos, muitas vezes, adversários de debate. Ele costumava dizer que eu adorava contrariá-lo, e eu respondia que a vida dele seria muito tediosa se não houvesse eu para isso, já que ele era um lider-nato, acostumado a ter todos a sua volta pedindo a benção a tudo que ele dizia.
    É muito difícil encontrar uma outra pessoa com quem se pode conversar pontos de vistas diferentes e chegar a algum consenso sem que no meio do caminho não se crie magoas, felizmente eu tinha a ele. O normal é cada um defender seu ponto de vista sem sequer avaliar a mera possibilidade de estar errado, é esse o ponto que mais dificulta qualquer diálogo.
    Muitas vezes ouço uma discussão qualquer e percebo que se um ouvisse realmente o que o outro está dizendo metade da confusão desaparecia e a outra metade ficaria para se chegar a um ponto em comum.
    Acredito no sexo como fonte de paixão, e não poderia jamais dispensá-lo, crendo que um casamento, se baseia muito em troca. Troca de carinho, troca de paixão e troca de conhecimento. A próposito, tenho profunda admiração e respeito por tua pessoa.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo21/8/09

    Lindíssimo esse texto, até agora não sei como classifico a minha relação, depois vou ler melhor e tb dar ao meu amor pra chegarmos a uma conclusão, muito bom mesmo essa comparação feita pelo Rubem Alves, rsrsrs.

    ResponderExcluir
  12. Luciana21/8/09

    Amado Edson.
    Minha vida nunca mais sera a mesma depois dessa retórica.Passei a rever meus posicionamento.Me sinto a própria xerazade contando uma longa história sem fim para o meu casamento não morrer e o som de minhas palavras,esta ja irritando a mim mesma pois nem eu estou aguentando mais.Ninguem ouve mesmo.Só eu mesma,Apesar que a minha parte faço com amor.

    Luciana

    ResponderExcluir
  13. Sempre é agradável quando recebemos mensagens das pessoas amigas; especialmente quando fazem comentários sobre os textos que colocamos no Blog…
    Ao ler o texto que postei hoje um amigo me disse ter se emocionado, ao lembrar da sua, já falecida mãe.
    Retornou-me com o texto que publiquei hoje impresso me afirmando que seus pais “passaram a vida toda jogando Frescobol”.
    E você o que está jogando: Tênis ou Frescobol???

    ResponderExcluir
  14. Danni21/8/09

    Viva o frescobol! Coisa linda de deus este texto, hein?

    ResponderExcluir
  15. Vânia21/8/09

    E eu nem sabia…
    Lendo seu post descobri q um dia joguei tenis. E tomei uma cortada… Acho mesmo que foi logo um ace. Seco, curto.
    Trágico, triste…
    Ou não… Só a chance de começar uma partida nova. E comecei jogando como se fosse mais um grand slam.
    Mas a partir de agora vou tentar jogar frescolbol. Ainda que muito descoordenadamente…
    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Oiee...21/8/09

    Se eu sumir...
    Oiee...

    Se eu sumir dos teus olhos, me veja nas andorinhas que voam pela sua janela,
    na garoa que cai ao entardecer , no cantarolar dos pássaros como sinfonia alinhados nas árvores do vizinho.
    Se eu sumir dos teus olhos, estenda as mãos, de olhos fechados, acaricie o vento, por que será meu rosto que tuas mãos estarão acariciando.
    Se eu sumir dos teus olhos, olhe para o céu, lá no cantinho, perto da lua, há uma estrela bem pequena e com um esforço enorme brilhará , ela estará te dizendo em código morse o quanto amo você!!!
    Se eu sumir dos teus olhos, não fiques triste, não chores, tenha a certeza que sempre vou te amar, mas se a dor da saudade te cortar o coração, escreva poemas que falam da minha paixão eterna por ti!
    Se eu sumir dos teus olhos, contemple as ondas do mar, bailando nas espumas brancas que morrem na areia, molhe seus pés, deixe a maresia penetrar na sua pele, porque serei eu te beijando por inteiro e sussurrando baixinho no seu ouvido.
    Se eu sumir dos teus olhos, me encontre nos poemas de amor, nas poesias que choram os poetas apaixonados, neles você enxugará minhas lágrimas, sentirás os meus beijos mais ardentes e minha alma prisioneira de uma linda história de amor chamada Você!!!
    Se eu sumir dos teus olhos, apenas me ame , em silêncio, pois onde quer que eu esteja, sentirei você.
    Seu eu sumir dos teus olhos, nunca se esqueça que eu renunciei esse amor por te amar demais, e as páginas da minha vida serão sempre escritas com versos de lembranças de um amor proibido e impossível, que jamais se acabará.

    Isolda Nunes

    ResponderExcluir
  17. Giuliane21/8/09

    promessas de casamento

    - Promete não deixar a paixão fazer de você uma pessoa controladora, e sim respeitar a individualidade do seu amado, lembrando sempre que ele não pertence a você e que está ao seu lado por livre e espontânea vontade?
    - Promete saber ser amiga(o) e ser amante, sabendo exatamente quando devem entrar em cena uma e outra, sem que isso lhe transforme numa pessoa de dupla identidade ou numa pessoa menos romântica?
    - Promete fazer da passagem dos anos uma via de amadurecimento e não uma via de cobranças por sonhos idealizados que não chegaram a se concretizar?
    - Promete sentir prazer de estar com a pessoa que você escolheu e ser feliz ao lado dela pelo simples fato de ela ser a pessoa que melhor conhece você e portanto a mais bem preparada para lhe ajudar, assim como você a ela?
    - Promete se deixar conhecer?
    - Promete que seguirá sendo uma pessoa gentil, carinhosa e educada, que não usará a rotina como desculpa para sua falta de humor?
    - Promete que fará sexo sem pudores, que fará filhos por amor e por vontade, e não porque é o que esperam de você, e que os educará para serem independentes e bem informados sobre a realidade que os aguarda?
    - Promete que não falará mal da pessoa com quem casou só para arrancar risadas dos outros?
    - Promete que a palavra liberdade seguirá tendo a mesma importância que sempre teve na sua vida, que você saberá responsabilizar-se por si mesmo sem ficar escravizado pelo outro e que saberá lidar com sua própria solidão, que casamento algum elimina?
    - Promete que será tão você mesmo quanto era minutos antes de entrar na igreja?

    Sendo assim, declaro-os muito mais que marido e mulher: declaro-os maduros.

    Martha Medeiros

    ResponderExcluir
  18. Há os que jogam pingue-pongue, Edson !!!rs
    Parabéns pela escolha!! Grande Rubem Alves!!
    Um abraço

    ResponderExcluir

Comente o texto.
Dê sua opinião ou deixe sua poesia, crônica, poema...