06 agosto 2009

Como somos...como nos avaliamos?

Como é por dentro outra pessoa? Quem é que o saberá sonhar?
A alma de outra pessoa é outro universo, com que não há comunicação possível, com que não há verdadeiro entendimento. Nada sabemos da alma , senão da nossa. As dos outros são olhares, são gestos, são palavras, com a suposição de qualquer semelhança...
No fundo, claro que posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes. Mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas. E se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si. Mas ser capaz de encontrar um oásis,no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã, pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um não.
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho?
Guardo todas...um dia construo um castelo ou uma casinha simples....

10 comentários:

  1. giuliane6/8/09

    ARTE DE AMAR

    Se queres sentir a felicidade de amar, esquece a tua alma.
    A alma é que estraga o amor.
    Só em Deus ela pode encontrar satisfação.
    Não noutra alma.
    Só em Deus - ou fora do mundo.

    As almas são incomunicáveis.

    Deixa o teu corpo entender-se com outro corpo.

    Porque os corpos se entendem, mas as almas não.

    Manuel Bandeira

    ResponderExcluir
  2. Anônimo6/8/09

    Aureóla

    Lembra-se daquelas paredes que eu ergui?
    Bem, baby, elas estão desmoronando
    E elas nem resistiram à queda,
    E a queda nem sequer foi barulhenta
    Encontrei uma maneira de te deixar entrar
    Mas eu realmente nunca tive dúvida
    Quando em frente da luz da sua Aureóla
    Eu tenho o meu anjo agora.

    É como se eu estivesse sido despertada,
    Tantas regras eu tive que quebrar
    É o risco que estou correndo
    Eu nunca vou te deixar de lado.

    Em Todo lugar que estou olhando agora
    Você me cerca com o seu abraço
    Baby, eu posso ver a sua Aureóla
    Você sabe que é a minha graça salvadora,
    Você é tudo que eu mais precisava,
    Isso está escrito em todo o teu rosto
    Baby, eu posso sentir a sua Aureóla,
    Vou orar para que ela não desapareça.

    Eu posso ver a sua Aureóla
    Eu posso ver a sua Aureóla
    Eu posso sentir a sua Aureóla
    Eu posso ver a sua Aureóla

    Me atingiu como um raio de sol,
    A queimar através da minha escura noite
    Você é o único que eu desejo.
    Eu estou viciada em tua luz,
    Eu jurei que não cairia(me apaixonaria) novamente,
    Mas eu nem me sinto como se estivesse a cair.
    A gravidade não pode se esquecer
    De me colocar no chão outra vez.

    É como se eu estivesse a ser despertada,
    Tantas regras eu tive que quebrar
    É o risco que estou correndo
    Eu nunca vou te deixar de lado.
    MEU ANJO!!!

    ResponderExcluir
  3. Oiee...6/8/09

    Oiee...
    Beijos Professor!

    Ser feliz é uma arte!

    Ser feliz é uma benção em nossas vidas, leia esta mensagem e reflita sobre sua felicidade:

    1) Acorde todas as manhãs com um sorriso. Esta é mais uma oportunidade que você tem para ser feliz.

    2) Seja seu próprio motor de ignição. O dia de hoje jamais voltará. Não o desperdice, pois você nasceu para ser feliz!

    3) Enumere as boas coisas que você tem na vida. Ao tomar consciência do seu valor, você será capaz de ir em frente com muita força, coragem e confiança para ser feliz!

    4) Não se queixe do seu trabalho, do tédio, da rotina, pois é o seu trabalho que o mantém alerta, em constante desenvolvimento pessoal e profissional. Além disso, o trabalho te ajuda a manter a dignidade. Acredite. Seu valor está em você mesmo, acredite nisso e você vai ser feliz.

    5) Não se deixe vencer, não seja igual, seja diferente. Se nos deixarmos vencer, não haverá surpresas, nem alegrias …

    6) Conscientize-se que a verdadeira felicidade está dentro de você. A felicidade não é ter ou alcançar, mas sim, dar. Estenda sua mão.

    7) Compartilhe. Sorria. Abrace. A felicidade é um perfume que você não pode passar nos outros sem que o cheiro fique um pouco em suas mãos.

    8) O importante de você ter uma atitude positiva diante da vida, ter o desejo de mostrar o que tem de melhor, é que isso produz maravilhosos efeitos colaterais. Não só cria um espaço feliz para o que estão ao seu redor, como também encoraja outras pessoas a serem mais positivas.

    9) Trace objetivos para cada dia. Você conquistará seu arco-íris, um dia de cada vez. Seja paciente.

    10) O tempo para ser feliz é agora. O lugar para ser feliz é aqui!

    11] Não fuja do amor, apenas ame...ame muito e seja muito feliz!!!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo6/8/09

    A distância faz ao amor aquilo que o vento faz ao fogo: apaga o pequeno, inflama o grande.
    (Roger Bussy-Rabutin)
    Por isso que quanto mais fico longe mais quero ter vc...

    ResponderExcluir
  5. Qual o sentido das nossas vidas?

    Acredito que o amor dá sentido às nossas vidas, tal como a amizade, ou a arte, ou a crença em Deus. São fatores de felicidade, de paz interior, de harmonia, que suportam as nossas existências.
    Mas há o outro lado. Há a crueldade do mundo, a dor, o mal, para já não falar da morte. Eles são tigres escondidos, emboscados e prontos a atacar os incautos, para usar uma imagem muito presente nas escrituras dos budistas. Eles podem ser fatores de infelicidade, geradores de falta de sentido da nossa vida.
    E são entre estes dois pêndulos que se desenrolam as nossas vidas. E quando pensamos em tudo isto, os nossos estados de alma, originam diversas e desencontradas reflexões sobre o sentido da vida.
    Vc concorda ou discorda a respeito??

    ResponderExcluir
  6. Maria do Carmo S.6/8/09

    Boa..
    Creio que a vida seja um MUNDO DA SOBREVIVÊNCIA..
    Você nasce, cresce se desenvolve e assim fica velho e morre..E isso acontece com todos..
    E neste período CONVIVEMOS e convivendo aprendemos e aprendendo podemos VIVER MELHOR...

    ResponderExcluir
  7. JULI6/8/09

    Eu acho q cada um tem uma opiniao sobre isso.Eu acho que todos somos dotados de consciência individual porque necessitamos nascer e morrer e ter um corpo e perdê-lo,isso é assim por isso faz sentido.
    O “sentido” de viver poderia ser lido em outras palavras como : O “propósito” de viver.Não percebemos que o verdadeiro e único propósito de viver é sentir. Sentir, sentir, sentir... Sentir todos os tipos de emoções . E nesta vivência às vezes exaustiva de fortes emoções que provocam ora alegria, ora lágrimas acabamos cedo ou tarde descobrindo a mais sublime de todas as experiências místicas da alma: O Amor. E só depois de descobri-la é que se pode enxergar que a inércia é uma profanação contra si mesmo, pois acomodados não vivem mas sobrevivem vegetando e sendo roubados pelo maior ladrão que existe: O Medo, que é o único que realmente pode lhe roubar algo de valor: O Tempo, porque este sim é irrecuperável!Faz sentido viver porq o proposito de nossa vida é sentir,isso simplismente faz sentido,podemos perder isso por causa do medo.
    A partir do momento em que nascemos nosso objetivo se torna viver,por isso faz tanto sentido,porq se ñ vemos sentido em viver iremos querer apenas morrer.
    Bom é isso q eu acho.

    ResponderExcluir
  8. PENSADOR - Pensador6/8/09

    Primeiramente, parabéms pela pergunta! Uma vida não refletida não merece ser vivida.

    Penso que, talvez, vivemos por fé, por medo. O que nos garante que tudo isso é um sonho? O que nos garante que tudi isso não é uma ilusão? Mas se for a "única" vida, e a real, não poderemos desperdiçá-la.
    Mesmo assim existem pessoas que não procuram refletir a vida, não dão valor as pessoas, a vida, só a elas mesmas. É por isso que o mundo está como está... nos deixamos levar pelos nossos maus sentimentos, sentimentos individuais, e o outro está cada vez mais distante. Sem contar a elite, que nos oprime e ninguém nota isso. Quem nunca ouviu falar no "mito da caverna"? Mas quem sou eu para questionar? É melhor tentar viver a vida do meu jeito, tentando ser feliz ao meu modo. Cada um é cada um, e cada um sabe o que faz com a sua vida. Só digo a vocês "carpe diem" e tentem ser felizes, pois a vida pode ser só uma, e se a desperdiçarmos, "não heverá volta". Obrigado. Abraços!!!

    ResponderExcluir
  9. Maria Flor - belo apelido não, rs6/8/09

    Edson, eu concordo...
    Enfim, a vida humana tem sentido porque:
    -O sentido da vida está na compreensão de que Deus nos pôs nesta grande escola chamada Terra para apredermos e praticarmos o amor, a fraternidade, a solidariedade. O sentido da vida é a vida com amor.
    Amor dedicado a Deus, ao homem e a todas as vidas. O sentido da vida é a vida vivida na paz, a paz que Jesus nos deixou:"Eu vos dou o a minha paz"(Jo 14,27).
    É a vida vivida com alegria, a alegria que Deus nos deu de descobrir em cada vida uma vida de Deus;-O homem tem um trabalho: levar a verdade aos que estão perdidos:"Ide por todo o mundo e evangelizai todas as criaturas"(Mc 16,15), e deste modo contribuindo para melhorar a sociedade, pela luta contra o pecado, os problemas da guerra, da corrupção e das estruturas sociais; a vida do homem tem uma finaldade: criado à semelhança de Deus, a finalidade da vida do ser humano é crescer em sua condição de filho de Deus buscando a santificação: "Sede perfeitos como meu Pai que está no céu é perfeito"(Mt 5,48); o homem tem um modo correto de vida: a vida na humildade, na mansidão, no perdão, na luta contra a injustiça, tal como ensinou Cristo no Sermão das Bem-Aventuranças(Mt 5,1-48); o homem conhece o desejo de Deus: fazer o bem sem esperar retorno(Lc 6,35) e praticar a misericórdia e não o sacrifício(Mt 12,7); o homem não foi lançado no universo e abandonado à sua própria sorte, carregando sua pesada carga à deriva. Ele ajuda a levar a nossa cruz: "Vinde a mim todos vós que estais aflitos sob o fardo e eu vos aliviarei"(Mt 11,28). "Não sois órfãos"(Jo 8,29).
    "O Senhor teu Deus estará sempre contigo por onde quer que andes"(jos 1,9); Jesus ensina a escolher o que é essencial na vida: buscar em primeiro lugar o Reino de Deus(Mt 6,33) e alimentar-se da Sua Palavra(Lc 10,38-42; Mt 4,4 e 6,33). Cristo nos serve de guia para as ações de fraternidade, honestas e desinteressadas, para fugir da degradação moral, social e política. a existência humana não se encerra com a morte. A ressurreição de Jesus tem o sentido da continuidade da vida por obra de Deus; Jesus indica a ponte entre o homem e Deus: a fé. "Tende fé em Deus"(Mc 11,22); "Não temas, crê somente"(Lc 8,50).
    "Deus nos deu vida e esta vida está em seu Filho.Quem possui o Filho possui a vida. Quem não tem o Filho de Deus não tem a vida"(1Jo 5,11-12).

    ResponderExcluir
  10. Oiee...6/8/09

    Oiee...
    Beijos pessoinha especial...

    O homem é um ser racional, dotado de dignidade, capaz de se elevar e aperfeiçoar
    Há várias escolas de pensamento antigo, defendendo que a nossa felicidade depende muito daquilo que se passa na nossa mente. As nossas insatisfações e medos são causa de infelicidade, e isso está muito ligado aos nossos pensamentos e à nossa atitude positiva ou negativa face à vida.
    Tudo passa pelos nossos pensamentos. (…) Um homem é tão infeliz quanto o seu convencimento de que o é.
    Não é feliz aquele que assim pensa.
    O sentido da vida está associado a sentimentos de harmonia e felicidade; sem felicidade a vida perde sentido. A felicidade está no centro das nossas vidas e da nossa procura de sentido para a vida.
    E qual é o nosso sentido de nossas vidas?
    AMOR!
    Necessitamos de amor. Ele é o sentido das nossas vidas. É o combustível que nos anima. Sem ele é difícil suportar o destino, ou amar a vida
    Não acredito que o Universo, com as suas inumeráveis galáxias, estrelas e planetas, tem algum sentido mais profundo, mas é muito claro que nós, hulmanos que vivemos nesta Terra, nos defrontamos com o objetivo de uma vida feliz.
    E para ser feliz diante dos percalços contrários que encontramos na vida, precisamos do amor.
    Amor... e quando te procuro, meu Deus, estou à procura da felicidade. Procurar-te-ei para que a minha alma viva, porque o meu corpo vive da minha alma, e a minha alma vive de ti.
    E é tão facil viver feliz quando valorizamos pequenas coisinhas, que estão ali...tão pertinho...é só tocar...é só sentir...é só amar...simplesmente amar!

    Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, sou como um bronze que soa ou um címbalo que retine.
    Bíblia, Carta aos Coríntios

    Ainda que tenha o dom da profecia e conheça todos os mistérios e toda a ciência, ainda que tenha uma fé capaz de transportar montanhas, se não tiver amor, nada sou.
    Bíblia, Carta aos Coríntios

    ResponderExcluir

Comente o texto.
Dê sua opinião ou deixe sua poesia, crônica, poema...