24 agosto 2009

Agora que estou vivo

Prefiro que esteja comigo uns poucos de minutos agora que estou vivo, do que uma noite quando eu morrer.
Prefiro que segure suavemente a minha mão agora que estou vivo, e não apoie o teu corpo sobre mim quando eu morrer.
Prefiro que me dê uma pequena flor agora que estou vivo, e não me traga um enorme ramo quando eu morrer.
Prefiro que façamos uma oração ao Mestre agora que estou vivo, do que um culto cantado e celebrado quando eu morrer.
Prefiro que me diga umas palavras de alento agora que estou vivo, do que um discurso quando eu morrer.
Prefiro escutar um único acorde de guitarra agora que estou vivo, do que uma seleçlão triste de musicas quando morrer.
Prefiro que me dedique umas palavras amigas e sinceras agora que estou vivo, do que um epitáfio na minha tumba quando morrer.
Prefiro desfrutar de mais detalhes agora que estou vivo, do que grandes manifestações quando morrer.
Prefiro escutar-te um pouco nervosa dizendo o que sente por mim agora que estou vivo, do que um grande lamento por não ter dito a tempo.
Aproveitemos os nossos queridos e os nossos amigos, agora que estão entre nós.
Valorize as pessoas que estão ao teu redor.
Ame-as, Respeite-as, junta-se a elas… enquanto estão vivas, porque depois da morte tudo é desnecessário.

Texto lindo lindissimo não?
Não conheço a autoria. Sei apenas que foi traduzida do espanhol.

7 comentários:

  1. Anônimo24/8/09

    Hoje o dia amanheceu assim, animador...
    Olhei para o céu e decidi ser feliz!
    Então resolvi tirar do meu peito tanta dor
    E viver agora do jeito que sempre quis!
    Quero trabalhar como fiz no dia anterior
    Mas não tanto que pudesse me estressar
    Quero olhar a vida com olhos do amor
    Sim! De outra forma para os problemas vou olhar!
    Vou relaxar... vou me soltar um pouco!
    Andar descontraído, mas sem ser atrevido!
    Não quero ser chamado de muito louco
    E muito menos de menino metido.
    Hoje o dia amanheceu com nuvens brancas no ar
    Meu pai as chamava de nuvens rabo de galo...
    E aqui, eu! Sentindo-me leve, com vontade de gritar...
    Sou feliz por que escolhi ser feliz, agora sim eu me calo!

    Sergio Abelhanedo

    ResponderExcluir
  2. Cesar24/8/09

    - Ei... Psiu!!!
    Eu quero muito ser feliz!!!
    A partir de agora, NÃO VOU MAIS:
    Censurar os erros do passado...
    Passarei minha vida a limpo e farei deles meu aprendizado.Paciência... Continuarei errando,
    porque só erra quem faz;
    Criticar ou tentar modificar alguém...
    Mudarei, apenas, minhas atitudes.
    Vou mudar para melhor, sabe por quê?
    Ganho eu e quem me ama também;
    Abrir mão de meus sonhos... Lutarei sempre para que eles aconteçam.Mesmo que eu leve uns bons tombos, vencerei meu medo e continuarei correndo atrás do melhor para mim;Colocar minha felicidade nas mãos de alguém...
    Vou ser feliz de qualquer jeito.De preferência, amando quem me ama, tem preocupações comigo e torce para me ver feliz;
    Passar a vida esperando pelo que desejo que aconteça...Vou aproveitar hoje mesmo,enquanto o amanhã não chega.Aprenderei a curtir cada momento com o que existe de bom, aqui e agora;
    Ficar com pena de mim pelos meus problemas e tropeços...Agradecerei a Deus minha força
    e por ter sobrevivido a eles.
    Lembrarei sempre que dificuldade, em vez de castigo, é o maior estímulo à minha criatividade;
    Ser pessimista e pensar no pior... Ocuparei meu tempo com algo útil, que me divirta ou que possa ajudar alguém.Vou esperar pelo melhor, valorizar cada amigo e cada coisa boa que aparecer em minha vida; Despejar problemas nos ombros de amigos...Aproveitarei a presença deles para me alegrar. (Quando muito, vou pedir um colinho....)
    Saberei respeitar e preservar meus amigos, e, com tanto carinho e benquerença, nunca me sentirei só, né?;Querer ser modelo de perfeição
    ou copiar o dos outros... Vou me aceitar como sou, e dar o melhor de mim em tudo que fizer.
    Acima de tudo: amar, amar, amar...
    e ser MUITO AMADA.
    A partir de hoje,vou viver plenamente,sem medo, e
    MUITO FELIZ.
    Angela Moura

    ResponderExcluir
  3. Helenice24/8/09

    Cada minuto de nossas vidas é uma oportunidade de melhoria contínua. Se desejamos viver mais e melhor e conquistar o direito de ser feliz, precisamos romper com o imobilismo e acabar com as desculpas. A transformação da realidade tem inicio no interior de cada um de nós! A condição “sine qua non” é que sejamos partícipes de um mesmo ideal: valorizar a vida e ter consciência da rapidez com que ela passa. Tal ideal requer atitudes que nos estimulem a buscar a cada dia, mecanismos para melhorar a convivência na sociedade, no trabalho, na família, com os amigos e a estabelecer novas relações de poder, centradas não apenas na hierarquia, mas no poder pessoal de criar, contribuir, somar, compartilhar e cooperar.Se realmente queremos mais qualidade pessoal na nossa vida, se acreditamos que vale lutar pela conquista de um estilo de vida com mais prazer e felicidade, se queremos agregar valores que nos levem à excelência como seres humanos, o ponto de partida é voltar nosso olhar para dentro de nós mesmos e refletirmos sobre o que é possível fazer para buscar o equilíbrio nas dimensões, física, profissional, emocional, espiritual, intelectual, e social, sem perdermos de vista a concretização do nosso PROJETO DE VIDA.
    São “coisas simples” que podemos colocar em prática que certamente nos garantirão uma vida com mais qualidade:
    1. Descubra seus limites e procure respeitá-los;
    2. Cultive cada vez mais seu humor
    3. Evite um estilo de vida sedentária. Pratique exercícios;
    4. Apaixone-se pelo trabalho que está realizando;
    5. Estabeleça prioridades em sua vida e aprenda a dizer não;
    6. Evite desenvolver vários projetos ao mesmo tempo;
    7. Exercite sua paciência. Relaxe!
    8. Desenvolva sua simpatia para com os outros;
    9. Use sua inteligência para enfrentar as crises sem sofrer demasiado;
    10. Procure enxergar o lado positivo das coisas;
    11. Consuma uma alimentação equilibrada;
    12. Evite levar trabalho para casa;
    13. Cultive o hábito de falar menos e ouvir mais;
    14. Aprenda a meditar buscando a paz interior;
    15. Crie o habito de “passar sua vida à limpo” diariamente;
    16. Mantenha sempre uma atitude positiva diante da vida;
    17. Não abra mão das suas férias e do seu lazer;
    18. Procure administrar seu tempo com eficiência;
    19. Procure estar bem consigo mesmo, com a família e com os amigos;
    20. Faça diariamente alguma coisa que lhe dê prazer;
    21. Tenha sempre em mente o “seu projeto de vida”.
    O desafio é não deixar passar as oportunidades para adotar um novo estilo de vida, para um novo tempo, que nos permita alcançar o resultado que todos sonhamos: SER FELIZ!

    Adaptado de um texto de Elizabet Garcia Campos

    ResponderExcluir
  4. Anônimo24/8/09

    Você já parou para pensar, qual o resultado das tuas palavras na vida de uma pessoa?
    Muitos pais chamam os filhos de imprestáveis, inútil, incapaz, gordo, burro, ignorante, enfim são tantos adjetivos... E O ESPOSO DIZ A ESPOSA OU VICE VERSA: -Você está um caco -Maldito o dia em que eu me casei -Se eu não tivesse me casado com você, eu estaria melhor.
    Sabe, cada palavra dessa é gravada no interior do ser humano e passa a ele uma mensagem negativa, que o leva a agir de acordo com o que ele recebe. As pessoas tratadas dessa forma, perdem o estímulo, para tentar outra vez, porque receberam e registraram a mensagem, de que não são capazes. Que tipo de mensagem você tem enviado as pessoas que estão a sua volta , será que você tem inferiorizado alguém, com críticas, fazendo essa pessoa desistir de lutar?
    Ë preciso valorizar as pessoas que fazem parte do nosso círculo de relacionamento.
    Qual foi a última vez, que você disse ao seu cônjuge, que acredita no seu potencial?
    Qual foi a última vez, que você entrou no quarto do seu filho, e elogiou seu desempenho na escola, faculdade, igreja?
    Nos últimos três meses, quantas vezes você chegou e disse ao esposo (a), filho (a), que o ama e que ele foi um presente do Senhor? I Timóteo 5: 08
    Mas, se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo.
    Somos gentis com os de fora, muitas vezes cometemos o erro, de enfeitar a casa para uma visita, a melhor roupa de cama, a melhor prataria, para os hóspedes, enquanto os nossos, vivem de restos, resto de carinho, resto de tudo, o que sobra, do que damos aos outros

    ResponderExcluir
  5. Cleuza24/8/09

    Fico muito feliz em ler o seu blog,são mensagens tão edificantes pra nossas vidas,isso nos faz acordar pra pequenos detalhes,que por diversas vezes passam dispercebidos em nossas vidas;como por exemplo,olhar o dia com um olhar diferente,um olhar de agradecimento á Deus,por nos proporcionar acordar com todos os orgão do nosso corpo funcionando de forma correta…

    ResponderExcluir
  6. Anônimo24/8/09

    E, se hoje, for o último dia de alguém na Terra? Será que esta pessoa lançará os últimos olhares sobre os detalhes de tudo, de cada coisa que está ao seu redor?
    Será que vai sorrir sem pesar?
    Ou vai chorar, emocionada, com o coração dividido entre o privilégio de ter vivido e chegado até ali, e a angústia apertando o peito por saber que terá só mais aquele dia na Terra? Será que encontrará beleza mesmo diante de uma parede fria? Acaso achará beleza ao avistar uma carrocinha de pipoca em frente a um cinema antigo?
    Ou achará bonito demais aquele senhor, assentado no canto de uma esquina suja, com seu olhar perdido e a barba por fazer? Será que vai querer comprar a pipoquinha, assistir ao filme, conversar com aquele senhor? O que ele fará? Afinal, é seu último dia na Terra…
    É assustador ver como deixamos a vida passar por nós. Passar assim, tantas vezes desapercebida. Incógnita. Fria. Impessoal. Intocada. Não admirada. Não observada. Não vista. Não re-conhecida. Não adquirida. Não compreendida.
    Esta ótica, cheia de melancolia, não é indício de tristeza em minha alma. Pelo contrário, estou serena, feliz e absorvendo, completamente estasiada, a beleza da paisagem ao meu redor. Curtindo cada momento deste dia. Isso é despertamento. É uma espécie de alerta, daqueles alertas que periodicamente aparecem para mim. É a mão de Deus. É a Sua voz, mansa e suave, chamando minha atenção:
    “– Se você não usufrui do que está disponível diariamente a você e acessível gratuitamente ao olhar, ao alcance das mãos, ao saciar do coração, para desfrutar de alegrias, bênçãos, paz, descanso para a alma – como dará valor ao que se exige pagar um alto preço pra viver, lutar, vencer e conquistar?”
    “– Se não reconhece este bem que Eu te dou, sem dinheiro e sem preço, o que fará com os Meus sonhos?”
    Como não valorizar o sol no rosto, e os dias em que se pode ficar à toa?
    Como não agradecer pela maratona de um trabalho árduo, a cama em que se dorme, o chuveiro que não nega um bom banho, e um ovinho mexido com arroz e tomate?
    E o que dizer sobre encontrar-se com aquele grande amigo, e poder conversar, e abrir o coração, e compartilhar os sonhos… e possuir um número respeitado de relacionamentos que aumentam e são fortalecidos com o passar dos anos, e uma família com seus defeitos, mas que nunca te deixou na mão?
    Essas riquezas, e inúmeras outras, existem e estão aí, todos os dias, diante de nossos olhos. Temos que acordar para elas. Temos que sorrir para elas. Temos que amá-las, e cuidar para não perdê-las. Temos que reconhecer em cada uma delas, o amor de Deus sobre nós e valorizar sua existência segundo Ele mesmo deseja. Porque elas dão sentido à nossa própria existência. E valorizam o próprio fato de estarmos vivos. Então, se isto tão somente se tornar um exercício prático de viver, quando o último dia na Terra chegar para cada um de nós, certamente tudo terá valido à pena. Uma vida sem estes valores vívidos e vividos é uma vida pobre. Mas uma vida que absorve e aprende a cada dia mais aproveitar, desfrutar, com alegria, paixão e prazer cada riqueza como estas acima, é uma vida rica.

    Pra Ludmila Ferber

    ResponderExcluir
  7. Oiee...24/8/09

    Oiee...

    Se você pudesse por um instante estar em mim...
    Perceberia o quanto te quero...
    Que em cada sorriso
    Escondido atrás da tela...
    Há um calor de prazer...
    Uma ansiedade de amar...
    Um carinho querendo ter...
    Uma alma a cantar....
    Se você pudesse por um instante estar em mim...
    Perceberia o quanto te pertenço...
    Que somente por ti meu coração se abre...
    Mesmo no frio, me aquece...
    No silêncio... te sinto...
    Nas palavras... te acolho...
    Teus beijos... meus desejos...
    Se você pudesse por um instante estar em mim...
    Transportando-me no espaço
    Estando na constância do tempo
    Me acolhendo em teus braços...
    Te amando sem cansaço...
    Me entregando em teu abraço...

    ResponderExcluir

Comente o texto.
Dê sua opinião ou deixe sua poesia, crônica, poema...