27 agosto 2009

Perdoar

Perdão.
Quando falamos disto parece um pouco papo de religião, mas na verdade, este assunto vem nos trazer o melhor de nós mesmos.
Para perdoarmos os outros, muitas vezes, precisamos perdoar quem antes de tudo???
Quem?
Claro, que antes de mais nada, a nós mesmos.
Pode parecer estranho, mas é assim que funciona.
Ninguém nos maltrata, nos faz mal ou nos magoa se nós não deixarmos que isso aconteça, isso é um fato básico, quando nos sentimos magoados ou com raiva, muitas vezes essa raiva é de nós mesmos, porque no fundo sabemos que permitimos que isso acontecesse, e por isso ninguém comete um erro sozinho.
No entanto, quando somos traidos por quem mais amamos e respeitamos...ai então, a dor é pior... Por que permitimos que alguém nos magoe? Porque temos medo de perder essa pessoa.
Não queremos magoá-la, por vários motivos, mas nenhum desses faz bem, nem a você e nem a outra pessoa.
Sendo sincero consigo mesmo, é um bom começo, se algo não está te fazendo bem, não deixe passar, por menor e mais bobo que isso possa parecer.
Se você não resolver agora, talvez isso se misture a outras coisinhas e se transforme numa bola de neve. Fazendo com que isso aconteça, dificilmente você vai magoar ou ser magoado, claro, não impede que isso ocorra, mas é um bom começo.
Quando percebemos que um mal aconteceu conosco e que foi uma pessoa que amamos que nos fez esse mal, isso nos machuca como se tivesse enfiado uma faca no coração, e quando eu digo que o perdão pode curar, não significa que você apenas deve perdoar e pronto, mas por alguma razão esta pessoa fez um mal a você, e quando você perdoar a si mesmo, por ter permitido que este mal ocorresse com você, você conseguirá perdoar esta pessoa, e por conseqüência, também aprenderá a não permitir mais que isso ocorra.
E uma das coisas básicas e mais óbvias que pode ser é, não achar que a outra pessoa sempre sabe o que você sente, ninguém é adivinho, não obrigar a outra pessoa a fazer coisas que VOCÊ acha que é o correto, você pode conversar, mas não obrigar, e, mais uma vez eu digo, respeitando a sua parceira, seu parceiro, cada um tem seus desejos e vontades, e não é porque essa pessoa está ao seu lado que virou propriedade e que pensa igual a você.
Não deixe a raiva continuar com você. Aprenda com o erro dos outros e com o seu também. Esta é a melhor lição que você pode ter ao invés de ficar praguejando e resmungando.
Aprenda com as adversidades e seja mais feliz, você sempre vai ver que valeu a pena, seja lá o que for.
Quer dizer....ao menos tente...pelo menos você deve tentar.
Mais talvez não seja tão fácil assim... Mais tente...tente por você.

24 comentários:

  1. Leonardo25/8/09

    Oi Edson, legal o que voce colocou agora a tarde sobre o perdao. Pesquisei na biblia e leia o que encontrei. A palavra grega traduzida como "perdoar" significa literalmente cancelar ou remir. Significa a liberação ou cancelamento de uma obrigação e foi algumas vezes usada no sentido de perdoar um débito financeiro. Para entendermos o significado desta palavra dentro do conceito bíblico de perdão, precisamos entender que o pecador é um devedor espiritual. Até Jesus usou esta linguagem figurativa quando ensinou aos discípulos como orar: "e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores" (Mateus 6:12).
    Uma pessoa se torna devedora quando transgride a lei de Deus (1 João 3:4).
    Cada pessoa que peca precisa suportar a culpa de sua própria transgressão (Ezequiel 18:4,20) e o justo castigo do pecado resultante (Romanos 6:23).
    Ele ocupa a posição de pecador aos olhos de Deus e perde sua comunhão com Deus (Isaías 59:1-2; 1 João 1:5-7).

    Seu amigo Leonardo

    ResponderExcluir
  2. Perdoar o irmão significa se reconciliar comigo mesmo. Perdoar não é esquecer, pois isso não seria humano.
    Quando somos feridos, lembramo-nos do ocorrido, e o perdão só acontece quando me reconcilio com a situação vivida.Quantas vezes ouvimos pessoas à nossa volta dizerem: "Eu quero perdoar, mas não consigo"? Temos de compreender que o perdão não é um simples ato, mas um processo, e se não entramos neste processo, enganamo-nos a nós mesmos.
    Será que precisamos perdoar somente àquelas pessoas que temos como inimigas? Não! Temos de perdoar a todos, pois a convivência gera situações difíceis, nas quais ofendemos ou até mesmo magoamos àqueles a quem amamos.Precisamos perdoar, mas sabendo que este ato não significa colocar "debaixo do tapete" as verdades que existem em nosso coração.

    ResponderExcluir
  3. Maria Helena25/8/09

    Algumas pessoas prejudicam outras e pedem perdão, que pode ser aceito ou não; mas há algumas atitudes em que o único prejudicado é você mesmo. Se você vive apontando seu dedo indicador constantemente para seu próprio nariz, cuidado!
    A culpa varia de acordo com crenças e valores que cada um traz consigo desde a infância, e que muitas vezes não corresponde mais aos valores e crenças atuais. Culpa, remorso, arrependimento, são inimigos constantes de algumas pessoas e traz junto a humilhação, vergonha, o medo e a maior conseqüência: a autopunição.
    Perdoar a si mesmo talvez seja um dos maiores desafios, pois está relacionado com a capacidade - e leia-se também dificuldade - que cada um tem de se amar e se aceitar. As pessoas não se amam por acreditarem terem feito algo muito terrível, às vezes isso até corresponde à verdade, mas muitas vezes não.
    OI Edson li este texto em uma revista de psicologia e é muito legal.

    ResponderExcluir
  4. ssssss25/8/09

    AMAR É... PERDOAR O amor é basicamente do coração, mas todos nós temos tentado desviar-se do coração, porque ele é lógico, não é racional. O coração não tem lógica, mas tem sensibilidade, perceptividade. E se a questão de escolha entre a mente e o coração se levanta, dê razão ao coração, porque a mente é uma criação nossa e está sujeita a erros. Se você ama uma pessoa, então você não interfere na privacidade dela. Você deixa intocada a privacidade dela. A exigência básica do amor é: "Eu aceito a outra pessoa como ela é". O amor nunca tenta mudar a pessoa em função da gente. Você não tenta moldar a pessoa e deixá-la do seu jeito - o que tem sido feito em todos os lugares do mundo... Se você ama a pessoa, não existem condições. Se você não ama, quem é você para impor condições? O ciúme é algo feio que está por trás desta coisa linda que é o amor. Se apesar do ciúme o amor ainda permanece, então você tem algo valioso em sua vida, que vale a pena. Por que ser possessivo? A possessividade mostra simplesmente uma coisa - que você não consegue confiar. A confiança é certamente um valor mais alto e importante no amor. O amor é lindo quando acompanhado de confiança, porque o amor não pode existir sem a confiança. Estarem juntos é aprendizado enorme - em perdoar, em esquecer,em compreender que o outro é tão humano quanto você.

    OSHO

    ResponderExcluir
  5. Anônimo25/8/09

    Perdoar significa esquecer por isso é tão difícil perdoar alguémmuitas vezes a gente diz q perdoou mas na verdade só desculpou pois ainda guardamos o erro da outra pessoa.
    perdoar falando como um dicionário seria conceder perdão a alguem mas eu posso dizer mais perdoar é um sentimento que todos deveriam sentir e assim o mundo seria melhor

    Elis

    ResponderExcluir
  6. Anônimo25/8/09

    PER DOAR
    Aprendi, outro dia que perdoar é a junção de " per " com "doar". Doar é mais do que dar. Doar é a entrega total do outro. O prefixo "per" que tem várias acepções, indica movimento no sentido "de" ou em "direção" a ou "através" ou "para" etimologicamente falando, portanto, perdoar, quer dizer doar ao outro a possibilidade de que ele possa amar, possa doar-se.
    Não apenas quem perdoa que se "doa através do outro".
    Perdoar implica abrir possibilidades de amor para quem foi perdoado, através da doação oferecida por quem foi agravado.
    Perdoar é a única forma de facilitar ao outro a própria salvação.
    Doar é mais doque dar:é a entrega total ...Perdoar é doar o amor, é permitir que a pessoa objeto do perdão possa também devolver um amor que, até então, só negara ...

    Este texto é do Arthur da Távola
    Eu sou a Ver e sempre leii este blog

    ResponderExcluir
  7. Florzinha25/8/09

    Florzinha disse que é complicado..
    bom nesse caso é complicado pq falamos que não perdoamos mais e se fosse vc ??
    vc fraquejou.. mas vc ama pessoa vc gostaria do perdão??
    o ser humano é sujeito a fraquezas e tb o inimigo ta aí qurendo nos fazer pecar a todo instante então pense sempre assim... eu gostria de um voto de confiança.. então darei um tb basta a pessoa saber aproveitar.. se não infelizmente não dá!!

    .. que Deus abençõe vc

    ResponderExcluir
  8. Aline25/8/09

    Não perdôo pois me dôo a tal ponto para o meu amado que não sinto atração e teria nojo de qualquer intimidade com outro homem, sinto até nojo em pensar.
    Sei que não é muito seguro fazer isso, mas não consigo amar se não me der 100% pra pessoa...e ele tem demonstrado merecer infinitos %...

    ResponderExcluir
  9. Anônimo25/8/09

    Que texto mais triste! Realmente as pessoas que têm o dom de perdoar e nao ficam jogando na cara são bem mais fortes e dignas de admiração do que nós, que não conseguimos fazê-lo.
    Admito que sou fraca nesse ponto, e não só com relação a namorado, marido, mas com todos ao meu redor. Peço a Deus para que um dia eu chegue lá e consiga perdoar de coração, esquecendo o passado de vez, afinal, também tenho meu "teto de vidro"!Adorei o texto apesar de ser tristi! Fica com Deus! Bjão!

    simplesmente um amiga

    ResponderExcluir
  10. VAnessa25/8/09

    realmente é muito lindo o teu texto.. e quem não tem teto de vidro né? se um dia a gente cometer um erro, como vamos qrer perdão se não sabemos perdoar? eu pesno assim.

    ResponderExcluir
  11. A pergunta é:o que é traição?
    Traição pode ser em palavras, atitudes, sexo, mas para acada uma das modalidades há um motivo, uma razão.É preciso refletir e ver o que levou a isso e, a se a história dos dois foi maior do que a traição em si, porque não rever, refletir e sim perdoar?
    A traição é um momento,é uma coisa que acontece e pode acontecer a qualquer um,portanto,não cabe julgar, mas sim avaliar o que é mais importante a sepração ou a possibilidade de mudar e agradar quem vive com a gente.Eu já trai,ou melhor traio,mas isso não significa que que eu busque perdão, não!
    Busco conhecimento, experimentação,coisas que só meu íntimo pode me dar.

    Luiz Alberto

    ResponderExcluir
  12. Passos para ao perdão, segundo os especialistas.
    1-Relembre a briga ou o conflito que você não digeriu bem, sem omitir nenhum detalhe.
    2-Pense no que a outra pessoa e você fizeram, mesmo se sentir vergonha das suas atitudes.
    3-É importante analisar o que aconteceu para entender a situação.Avalie se você e a outra pessoa poderiam ter agido de outra maneira ou se reagiram sem pensar.
    4-Quando você identificar o que cada pessoa fez na briga, tente descobrir o que você pode aprender com a situação.
    5-Você não pode mudar o passado, mas pode aprender com ele.
    6- Se você está disposto a passar por cima do que aconteceu, é porque a sua vontade de crescer é maior do que a sua raiva ou mágoa.
    7- Se você quiser crescer, conseguirá perdoar sem ressentimentos nem necessidade de esquecer o passado.
    Importante
    Você só conseguirá perdoar a si mesmo e às outras pessoas se realmente quiser seguir em frente e crescer. Libere a energia rancorosa que existe dentro de você e canalize-a para coisas positivas e que façam você feliz.

    ResponderExcluir
  13. Alzira25/8/09

    Perdoar é um ato de inteligência, de grandeza e de maturidade.

    ResponderExcluir
  14. Vanessa25/8/09

    No meu coração há sempre um cantinho reservado ao perdão e já lá tenho alguns acontecimentos perdoados(mas não esquecidos
    Só assim sigo a minha vida tranquila e com o coração em paz.Quem pensa que o perdão é um sinal de fraqueza é porque ainda não o experimentou de verdade...
    Beijocas

    ResponderExcluir
  15. Anônimo25/8/09

    Quanto mais alimentamos a raiva, o ódio, mais pesados ficamos, mais infelizes! Perdoar faz bem ao coração! Perdoar nos liberta das amarras da vingança que destrói a alma.

    Marlene Gomes

    ResponderExcluir
  16. Claudia V.25/8/09

    Perdoar, em tese é um ato de grandesa d' alma. Isso é em tese.
    Pessoalmente acho que o perdão mesmo de coisa cabeluda é ato de santos.
    Tem coisa que só Deus para perdoar.

    ResponderExcluir
  17. Edilaine25/8/09

    Eu demorei muito para compreender o valor do perdão,eu achava que me mantendo longe da pessoa e esquecê-la era o bastante,mas não era,o perdão é uma forma de amor,ele tem o poder de melhorar quem é perdoado e de dar a paz a quem perdoa.Num gesto de amor,quem dá,é o que mais recebe.
    Parabéns pelo blog Edson

    ResponderExcluir
  18. Susana O. Saraiva25/8/09

    Pois é... o ódio e rancor, ferem e prejudicam muito mais quem carrega esses sentimentos do que o próprio objeto do ódio. Além de nos fazer manter um elo cóscmico com a pessoa que a gente "detesta".

    Melhor perdoar para poder deixar para trás. O perdão é a melhor forma de libertação.

    ResponderExcluir
  19. Daniela25/8/09

    Perdoar, dignifica e enobrece quem o faz, e simultaneamente dá uma nova oportunidade aquele que nos ofendeu de recomeçar de novo.

    ResponderExcluir
  20. A. Ligia25/8/09

    Edson, grande texto. Muito bom.Perdoar, É lembrar o passado sem dor.
    Maravilhoso... o perdão faz mais bem a quem perdoa do que a quem foi perdoado....

    ResponderExcluir
  21. Edmar25/8/09

    Perdoar
    É lembrar o passado sem dor.
    Não é a primeira vez que escrevo acerca do perdão e não será a última, porque no dia-a-dia, verifico que muitas pessoas estão oprimidas, (mesmo fisicamente), por causa de situações não resolvidas. As pessoas não perdoam por acharem que ao perdoarem, estão aliviando a carga de quem as feriu, mas na verdade, o perdão não é um favor que faz ao outro, mas a si próprio! O ódio e a raiva, são focos emocionais que fazem com a pessoa viva emocionalmente em função dos alvos da sua angústia.
    Curiosamente, pessoas que não perdoam, tendem a tornar-se iguais ou piores que aqueles que as magoaram, (até por causa dos sentimentos de vingança que muitas vezes passam a atos de vingança), quando o que se pretende é a libertação dessa situação, dessa tal pessoa ou pessoas e desses episódios marcantes do passado. Perdoar é um ato de libertação e não uma crise de amnésia.
    Nós nunca nos vamos esquecer do passado mais marcante porque temos uma memória, mas podemos através do perdão conseguir lembrar essas imagens, ou essas pessoas, como se tudo isso tivesse acontecido na vida de alguém que não na nossa, ou seja, sem dor! É que independentemente do nosso perdão, os outros seguem com a vida deles e nós é que ficamos mal com a nossa amargura! Muitos problemas de foro nervoso e cardíaco, surgem justamente por causa da falta de perdão!
    Perdoar não é voltar a ser muito amiguinho de quem não nos fez bem, nem tão pouco um ato de fraqueza, mas é um passo emocional, um decisão individual de libertar de dentro do nosso ser a carga que nos oprime! E sim, sabemos que não é fácil.

    Daniella Mann

    ResponderExcluir
  22. Giuliane25/8/09

    Ser feliz é encontrar força no perdão, esperanças nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros. É agradecer a Deus a cada minuto pelo milagre da vida.

    Fernando Pessoa

    ResponderExcluir
  23. Anônimo26/8/09

    Poema aos Amigos
    (Jorge Luis Borges)




    Não posso dar-te soluções
    Para todos os problemas da vida,
    Nem tenho resposta
    Para as tuas dúvidas ou temores,
    Mas posso ouvir-te
    E compartilhar contigo.

    Não posso mudar
    O teu passado nem o teu futuro.
    Mas quando necessitares de mim
    Estarei junto a ti.

    Não posso evitar que tropeces,
    Somente posso oferecer-te a minha mão
    Para que te sustentes e não caias.

    As tuas alegrias
    Os teus triunfos e os teus êxitos
    Não são os meus,
    Mas desfruto sinceramente
    Quando te vejo feliz.

    Não julgo as decisões
    Que tomas na vida,
    Limito-me a apoiar-te,
    A estimular-te
    E a ajudar-te sem que me peças.

    Não posso traçar-te limites
    Dentro dos quais deves atuar,
    Mas sim, oferecer-te o espaço
    Necessário para cresceres.

    Não posso evitar o teu sofrimento
    Quando alguma mágoa
    Te parte o coração,
    Mas posso chorar contigo
    E recolher os pedaços
    Para armá-los novamente.

    Não posso decidir quem foste
    Nem quem deverás ser,
    Somente posso
    Amar-te como és
    E ser teu amigo.

    Todos os dias, penso
    Nos meus amigos e amigas,
    Não estás acima,
    Nem abaixo nem no meio,
    Não encabeças
    Nem concluís a lista.
    Não és o número um
    Nem o número final.

    E tão pouco tenho
    A pretensão de ser
    O primeiro
    O segundo
    Ou o terceiro
    Da tua lista.
    Basta que me queiras como amigo

    Dormir feliz.
    Emanar vibrações de amor.
    Saber que estamos aqui de passagem.
    Melhorar as relações.
    Aproveitar as oportunidades.
    Escutar o coração.
    Acreditar na vida.

    Obrigado por seres meu amigo.

    ResponderExcluir
  24. falar do perdao e muito facil, ter que passar por por um momento que tem que perdoar e muito dificil, dizer e muito simples, fazer e outra coisa totalmente diferente! Como perdoar a alguem que te fez tanto mau?... para perduar alquem premeiro voce precisa matricular-se na escola de Deus e nunca perder sequer uma classe...

    Fabbian Doss

    ResponderExcluir

Comente o texto.
Dê sua opinião ou deixe sua poesia, crônica, poema...