19 agosto 2009

Amigos

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.
A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso.
Que me tragam dúvidas e angústias e aguentem o que há de pior em mim.
Para isso, só sendo louco. Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.
Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só ombro e colo, quero também sua maior alegria.
Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: Metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.
Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça.
Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Criança, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa.
Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois vendo-os loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que “normalidade” é uma ilusão imbecil e estéril."

Oscar Wilde
Imagem Internet

10 comentários:

  1. Essa é minha homenagem a todos os meus queridos amigos. Os de perto, os de longe e que moram em meu coração.

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo Cesar19/8/09

    Uma das maiores dávidas da vida é ter amigos de verdade. Quem não tem amigos não é feliz, não sabe o valor de uma pipoca com brigadeiro, de uma ligação chorosa no meio de uma tarde de trabalho, de um domingo regado a risadas e companhia em qualquer situação. Quem não tem amigos, não sabe dizer "Te amo", não gosta de beijos na bochecha, nem de abraços apertados sem razão aparente.
    "Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir. Porque amigo não se pede,não se compra, nem se vende. Amigo a gente sente!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo19/8/09

    Benditos os que sofrem por amigos,
    os que falam com o olhar.
    Porque amigo não se cala, não questiona,nem se rende.
    Amigo a gente entende!
    Benditos os que guardam amigos,
    os que entregam o ombro pra chorar.
    Porque amigo sofre e chora.
    Amigo não tem hora pra consolar!"
    (Machado de Assis)

    ResponderExcluir
  4. Maria Helena - para meus amigos19/8/09

    Amigo
    Durante o pouco espaço de tempo que permanecemos neste mundo...
    É uma grande missão que temos a cumprir.
    Nesta missão temos que executar várias tarefas.
    Em cada tarefa fazemos novos amigos. Quando um amigo se afasta de nós talvez seja porque já tenha cumprido sua tarefa neste determinado lugar.
    Amigo, uma palavra que muitos dizem...
    Poucos tem um.
    Dizem que tens muitos defeitos. De repente é mais fácil criticar. Parece que esqueceram como elogiar. O amigo não é aquele que está por perto.
    A amizade permanece com a distância.
    Se com a distância a amizade acaba, é porque ela nunca existiu. Se alguém me perguntar se tens defeitos....
    Direi que sim.
    Se me perguntarem quais são, não saberei responder. Pois antes de criticar por teus defeitos, lembro que és meu amigo.
    Não cabe a mim julgar ou te condenar por teus erros.

    ResponderExcluir
  5. Paula Maria19/8/09

    Senhor, faça que eu partilhe a vida com meus amigos.
    Que eu seja tudo para cada um deles.
    Que a todos dê minha amizade, minha compreensão,
    meu carinho, minha simpatia, minha alegria,minha solidariedade, minha atenção, minha lealdade.
    Que eu os aceite e os ame como são.
    Que eu seja um refúgio poderoso e um amigo fiel.
    Faça com que permaneçamos unidos(as), pela nossa eternidade.
    Que essa amizade floresça sempre como um belo jardim, para que nós possamos nos lembrar com gratidão.
    Que sejamos todos cúmplices de bons e maus momentos.
    Que eu possa estar presente sempre que precisarem,mesmo que seja só para dizer:"Oi , tudo bem com você?"
    Senhor!...
    presente em meu coração! Eu peço que continue a nos guiar, amparar e proteger.

    ResponderExcluir
  6. Perguntei a um sábio, a diferença que havia
    entre amor e amizade,ele me disse essa verdade...
    O Amor é mais sensível,a Amizade mais segura.
    O Amor nos dá asas,a Amizade o chão.
    No Amor há mais carinho,na Amizade compreensão.
    O Amor é plantado e com carinho cultivado,a Amizade vem faceira,e com troca de alegria e tristeza,torna-se uma grande e querida
    companheira.
    Mas quando o Amor é sincero ele vem com um grande amigo, e quando a Amizade é concreta,
    ela é cheia de amor e carinho.
    Quando se tem um amigo ou uma grande paixão,
    ambos sentimentos coexistem dentro do seu coração.

    William Shakespeare

    ResponderExcluir
  7. Anônimo19/8/09

    A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar, ao amigo, de todos os seus defeitos e de todas as nossas qualidades.
    Millôr Fernandes

    Bom dia, amigo
    Que a paz seja contigo
    Eu vim somente dizer
    Que eu te amo tanto
    Que vou morrer
    Amigo... adeus
    Vinícius de Moraes

    A amizade é um amor que nunca morre.
    Mário Quintana

    ResponderExcluir
  8. Oiee...19/8/09

    Oiee...
    Puxa...que lindo pessoinha Especial!
    Estou aqui torcendo para estar entre esses amigos homenageados...hum...sera que estou?
    rs...beijossssssss

    ResponderExcluir
  9. Mari de Astorga19/8/09

    oi edson tudo bem com voce?
    hoje vc tocou num assunto que eu prezo muito, a amizade e o que seria de nos sem um amigo não e mesmo.
    beijo e parabens pelo poema
    Mari

    ResponderExcluir
  10. Marcos Histmarck19/8/09

    Ola Edson Valerio.
    O seu blog como sempre esta muito bom mesmo.
    Sempre com textos que fazem a diferença, ontem mesmo estive em uma palestra onde o objetivo era exatamente este - a Amizade!
    Foi uma forma que encontramos de passar aos alunos o valor de se viver em paz, sem violencia.
    Passarei a eles tambem o endereço do seu blog para que assim seja uma força a mais em nossa luta pela boa convivência.
    Parabéns e um abraço de seu amigo,Marcos Histmarck aqui do Colégio Vicentino São José de Foz Do Iguaçu

    ResponderExcluir

Comente o texto.
Dê sua opinião ou deixe sua poesia, crônica, poema...