02 dezembro 2009

Não basta ser namorado...

Era uma vez um homem que tinha uma floricultura, e alguém que vivia por entre flores, só podia entender muito de amor. Verdade, ele entendia!
Tinha histórias muito interessantes para contar. Às vezes, eu criança ainda, passava por lá e se o encontrava desocupado, sempre parava para ouvir algumas delas. Desde pequeno, eu já percebia que aquele homem era um sábio em se tratando de amor e isso me anestesiava quando ouvia as histórias que ele vivenciara.
Mas de todas as histórias que ele me contou, houve uma que eu nunca esqueci e vou contá-la para vocês exatamente como ele me contou.
"O amor não precisa ser dito, ele é sentido; e quando sentido, é possível vê-lo; ele toma formas reais, deixa de ser abstrato."
Eu pouco pude entender isso naquela ocasião, mas tive vontade de ver o amor com meus próprios olhos; tive curiosidade de saber se ele era perfeito, se era bonito, se irradiava luminosidade.

Bem... mas vamos à história.
Era dia dos namorados, um rapaz entrou correndo em sua loja e disse-lhe:
- Por favor, senhor, providencie-me um buquê de flores.
- E que tipo de flores você quer?
- Qualquer tipo. Só quero que seja algo que faça vista; pode ser o mais caro que o senhor tiver aí.
- Está certo. Então tome o cartãozinho para você escrever.
- Não tem necessidade, é para minha namorada e como hoje é o dia dos namorados, ela saberá que é meu.
- Você que sabe, mas no seu lugar, eu escreveria.
- Não posso, estou com muita pressa! Vou levar meu carro para lavar.
Depois que o rapaz se foi, o senhor ficou ali a pensar como alguém poderia enviar flores sem as escolher, sem escrever um cartão com uma bonita dedicatória... mas, enfim preparou um bonito buquê mandou para o tal endereço pensando... "Coitada dessa moça!"

Algumas horas depois, um outro rapaz entrou na sua loja.
- Senhor, por favor, eu quero mandar uma flor para alguém. Ela é muito especial, mas não tenho dinheiro suficiente para um buquê requintado; sendo assim, terá que ser somente uma rosa, mas faço questão que seja a mais linda que exista em sua floricultura.
- Pois bem, você quer escolhê-la ou prefere que eu escolha?
- Gostaria de escolher, mas aceito a sua sugestão porque tenho certeza que o senhor entende bem disso.
- Será um prazer! É sua namorada, não?
- Não senhor... ainda não... mas isso não é importante; o importante é que eu a amo e acho que hoje é um bom dia para dizer isso a ela.
- Muito bem, concordo com você.
- Talvez eu devesse escolher um botão de rosa, não acha? Afinal, nosso amor ainda não floresceu.
- Muito bem pensado! Naquele instante o senhor percebeu que o rapaz, como ele, entendia de amor e com certeza estava vivendo um doce amor.
- Por favor, faça o invólucro mais bonito que o senhor puder fazer enquanto escrevo o cartão.
"Meu amor, estou lhe mandando esse botão de rosa juntamente com meu carinho. A mim, não importa que você não me ame, porque apesar do meu amor ser solitário ele é verdadeiro e sendo verdadeiro, confio que um dia poderá viver acompanhado do seu. Não tenho pressa, amor de verdade não tem pressa, amor de verdade não escraviza, nem exige, apenas se importa em doar. Um feliz dia dos namorados ao lado de quem você amar. Um beijo!"
Depois que escreveu o cartão, o rapaz entregou ao senhor e disse-lhe:
- Leia por favor e me dê a sua opinião.
-Perfeito, gostei muito; só faltou um pequeno detalhe, você esqueceu de assiná-lo.
- Não esqueci, não... É que não é importante, por enquanto, que ela saiba quem sou eu.Nesse momento eu só pretendo que ela sinta que eu existo.
O senhor sorriu e disse-lhe:
- Muito bem, meu filho, torço por você!
Passaram-se os dias, os meses... e um novo dia dos namorados chegou e novamente o primeiro rapaz voltou a loja.
- Bom dia, senhor, lembra-se de mim?
- Lembro, sim, e então, como vai o namoro?
- Ih...o senhor nem imagina! Depois daquele dia dos namorados do ano passado, ela terminou comigo e eu nunca entendi a razão; agora já estou namorando outra.
- Mas ela não lhe deu nenhuma explicação?
- Ah! deu sim... uma explicação que eu não entendi. Ela me disse que eu a estava perdendo por causa de um botão de rosa. O senhor entende, não é? Bobagens de mulher.
- Entendo sim... quem não entendeu foi você! Não adianta um casal apenas sorrir juntos; eles precisam sorrir das mesmas coisas.
Não adianta apenas caminhar juntos; tem que ser na mesma direção.
Não adianta apenas mandar flores; é crucial que elas cheguem ao seu destino com o perfume.
Não adianta se fazer presente apenas de corpo; é de suma importância que a alma e o coração estejam presentes também.
NÃO BASTA SER NAMORADO É PRECISO ESTAR ENAMORADO!!!!

Silvana Duboc

9 comentários:

  1. Sonia2/12/09

    E muito pouca gente sabe issso. A diferença é enorme!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Carlos2/12/09

    A minha consciência nem precisa refletir ...
    A verdade está aí postada !Muitos andam às voltas com coisinhas , quando principal perde-se pelo caminho ...

    ResponderExcluir
  3. Mariana2/12/09

    Não basta apenas ser Namorado, é preciso Estar Enamorado a cada dia.
    Essa linda reflexão da Silvana Buboc eu já havia lido e cada vez que a leio encanto-me e me deixa sensibilizada!
    O amor verdadeiro não está no presente mais caro dado nem no embrulho mais bonito, ele é sentido na essência do mais singelo, simples mas belo botão de rosa!
    Abraços e carinhos.

    ResponderExcluir
  4. Junior2/12/09

    Talvez, essa publicaçao tenha sido uma das mais belas e reais que tenha lido nos últimos meses. A grandeza de uma pessoa, homem ou mulher não está no verbo ter mas no verbo ser, o botão de rosa foi maior que o campo em flor.
    lindo demais. Parabens Edson

    ResponderExcluir
  5. Denise2/12/09

    Olha meu amigo, isso é mais que um poema, e sim um ensinamento de vida a dois.
    Não adianta estarmos diante de quem amamos e ele nem perceber o quanto nos é importante.
    Temos que sermos cumplices e companheiros perfeitos.
    Pois temos que manter essa chama chamada de amor, dentro de nós, mas não sózinhos e sim compartilhadas.
    Beijos amigo, e uma semana com muita luz.
    Sua amiga Denise

    ResponderExcluir
  6. Claudia2/12/09

    Lindo!!!!Eu amei, q fofo...
    Olha só o q um botão de rosa ñao faz,rsrsrsr!!!
    O poder maior está na simplicidade do sentir, este é um complemento indispensável e dispensa apresentãções

    ResponderExcluir
  7. Oiee...2/12/09

    Oiee...que lindo!

    "Não adianta se fazer presente apenas de corpo; é de suma importância que a alma e o coração estejam presentes também."

    E muitas vezes, a Alma e o Coração chegam primeiro,ensinam o que é o amor, para depois ...amar!

    O tempo é muito lento para os que esperam.
    Muito rápido para os que tem medo.
    Muito curto para os que festejam.
    Mas, para os que amam...o tempo é uma eternidade!

    Beijos Pessoinha!

    ResponderExcluir
  8. Oiee...2/12/09

    Oiee...
    ...lindo!
    A alma...o coração...o corpo...o toque...o AMOR!

    ResponderExcluir

Comente o texto.
Dê sua opinião ou deixe sua poesia, crônica, poema...