29 dezembro 2009

Faz de Conta

Não respondo teus e-mails, e quando respondo sou ríspido, distante, mantenho-me alheio: Faz de conta que eu te odeio
Te encho de palavras carinhosas, não economizo elogios, me surpreendo de tanto afeto que consigo inventar, sou um ator, sou do ramo: Faz de conta que eu te amo.
Estou sempre olhando pro relógio, sempre enaltecendo os planos que eu tinha e que os outros boicotaram, sempre reclamando que os outros fazem tudo errado: Faz de conta que eu dou conta do recado.

Debocho de festas e de roupas glamurosas, não entendo como é que alguém consegue dormir tarde todas as noites, convidados permanentes para baladas na área vip do inferno: Faz de conta que eu não quero.
Choro ao assistir o telejornal, lamento a dor dos outros e passo noites em claro tentando entender corrupções, descasos, tudo o que demonstra o quanto foi desperdiçado meu voto: Faz de conta que eu me importo.
Digo que perdôo, ofereço cafezinho, lembro dos bons momentos, digo que os ruins ficaram no passado, que já não lembro de nada, pessoas maduras sabem que toda mágoa é peso morto: Faz de conta que eu não sofro.
Cito Aristóteles e Platão, aplaudo ferros retorcidos em galerias de arte, leio poesia concreta, compro telas abstratas, fico fascinada com um arranjo techno para uma música clássica e assisto sem legenda o mais recente filme romeno: Faz de conta que eu entendo.
Tenho todos os ingredientes para um sanduíche inesquecível, a porta da geladeira está lotada de imãs de tele-entrega, mantenho um bar razoavelmente abastecido, um pouco de sal e pimenta na despensa e o fogão tem oito anos mas parece zerinho: Faz de conta que eu cozinho.
Bem-vindo à Disney, o mundo da fantasia, qual é o seu papel?
Você pode ser um fantasma que atravessa paredes, ser anão ou ser gigante, um menino prodígio que decorou bem o texto, a criança ingênua que confiou na bruxa, uma sex symbol a espera do seu cowboy: Faz de conta que não dói.


Martha Medeiros

10 comentários:

  1. realmente...fazer de conta não doi e dizem os entendidos...que se vc se sente vc se torna!!

    ResponderExcluir
  2. Ola Edson..bom final de ano pra você...pra todos nós, né mesmo??
    O problema é que quem sabe da verdade, entra e sai do faz de conta. Mas tem gente que não sabe, e fica preso no faz de conta por muuuito tempo...

    ResponderExcluir
  3. Ahjhhh....se vc tão fácil assim.
    parabens pelo blog Edson...sempre bacana.

    ResponderExcluir
  4. Dificuldade que tantas vezes temos em conviver com verdades!
    Necessidade que demonstramos ter, de preferir ouvir e conviver com mentiras.Ou não saber da verdade!Ou fazer de conta que não sabemos. Que não ouvimos!Que não vimos! Queremos sempre viver bem.
    Fazemos de tudo para nos sentirmos aceitos, gostados. Felizes. Mesmo que aparentemente!No faz de conta!
    Na nossa desesperada carência! Na nossa amedrontada necessidade de amor!
    Mesmo que para conseguir esta aceitação, muitas vezes tenhamos que conviver com humilhações, com algumas situações ¨confusas¨.
    Uma mentira pode se tornar verdade, se você resolver que quer acreditar nela.Mas uma situação não deixa de existir, simplesmente porque você resolve que ela não existe.Temos uma capacidade impressionante de nos convencer. De nos enganar!
    Fazemos um esforço incrível!
    E vamos vivendo assim, ou pelo menos tentando nos convencer que estamos vivendo!

    ResponderExcluir
  5. Acho que serei a Rapunzel.Jogarei minhas longas tranças pro meu príncipe subir,e me salvar.
    Fingirei que,meus cabelos ñ doem....
    E fingirei que ,no fundo, quero fugir de mim mesma.

    Bjks
    Manuh

    ResponderExcluir
  6. Anônimo29/12/09

    ainda acredito em bruxas e, quando chega o Natal vou ao Shoping...
    mesmo sabendo que é de mentirinha, ainda assim,vejo sempre Papai Noel !!!

    ResponderExcluir
  7. Já que não dói...
    - quero fazer perguntas que todos queiram responder;
    - quero que minhas respostas sejam geniais - não para serem escolhidas como as melhores, mas pq fizeram diferença para alguém.
    e já que não doeu...
    quero poder voar!!
    bjs pra você

    ResponderExcluir
  8. Maria Helena29/12/09

    Eu faço o papel da menina ingênua que confiou na bruxa,ou melhor dizendo nas bruxas que surgiram pela minha vida!
    Mas só que agora,podem parecer cem bruxas disfarçadas,que saberei pela experiência do sofrimento,indentificá-las.
    Será que vc me entendeu,escrevi tanta coisa complexa,confusa hehe.
    Espero que sim.

    ResponderExcluir
  9. Oiee...29/12/09

    ...existe aquela coisa de querer e não poder...essa machuca.
    ...existe a outra de querer demais, cada dia mais e...encontra a indiferença... nossa essa dói mais.
    ...existe aquela coisa incontrolavel de querer e desejar enlouquecidamente e ...nada...nem e-mails...nem calor na voz...nem a respiração ofegante do: Ah! é você!...
    Então... de repente você esta na DISNEY!...e tudo pode acontecer...você é o principe,a princeza é real,e a coisa...sabe aquela...pois é, acontece e ai você prefere viver no faz de conta...
    Faz de conta que eu acredito...dói menos...bem menos...
    Faz de conta que sou tua...
    Faz de conta que és meu...
    Faz de conta não dói... não doeu.

    ResponderExcluir
  10. Oi!!! Obrigado pela visita ao meu blog!!! Estou descobrindo o seu também! Sou radialista, e adoro escrever nas horas vagas!

    ResponderExcluir

Comente o texto.
Dê sua opinião ou deixe sua poesia, crônica, poema...