30 dezembro 2009

Escolhas...

Cada escolha que fazemos traz com ela ganhos e perdas.
Ganhamos pelas novas possibilidades que se tornam possíveis, mas perdemos quando descartamos outras opções menos atraentes.
Somos constantemente forçados a realizar estas escolhas.
E muitas são as ocasiões em que sentimos receio de errar.
Na verdade não existem escolhas erradas; o que acontece é que muitas vezes somos levados a optar por algo que naquele momento nos traz maior prazer.
Nestes casos preferimos a satisfação imediata, não nos importando com seus efeito a longo prazo.
Alguns são mais previdentes; outros mais imediatistas.
Não existe o certo e o errado.
O que existe são as diferentes formas de encarar a vida.
Somente devemos evitar fazer nossas escolhas movidos pelo desejo de agradar aos outros. Acima de tudo precisamos estar conscientes de que tudo que fizermos irá afetar principalmente a nós mesmos.
Embora todos nós sintamos necessidade de compartilhar nossos pensamentos e emoções, nenhuma pessoa, por mais que ela nos queira bem, poderá viver a nossa vida.
Um amigo verdadeiro nem sempre é aquele que impõe suas próprias idéias, mas sim aquele que nos ajuda a desenvolvermos as nossas.
Porque somente seremos autênticos quando tivermos a ousadia de assumir nossas escolhas e as conseqüências que elas possam causar.

Não tenho o nome do autor

9 comentários:

  1. Anônimo30/12/09

    Humildade, Objetividade e Coragem são sem dúvida os pilares da VIDA!
    Fazem parte do nosso dia-a-dia seja na prática dos nossos deveres ou até mesmo com o próximo...
    A VIDA pode ter montanhas, planicies...vales, ...mas o próximo nunca deixa de lá estar. É muito importante termos presente esses 3 pilares, eles poderão nos segurar aas piores situações.

    ResponderExcluir
  2. A certa altura do filme Crimes e Pecados, o personagem interpretado por Woody Allen diz: "Nós somos a soma das nossas decisões".
    Essa frase acomodou-se na minha massa cinzenta e de lá nunca mais saiu. Compartilho do ceticismo de Allen: a gente é o que a gente escolhe ser, o destino pouco tem a ver com isso.
    Desde pequenos aprendemos que, ao fazer uma opção,estamos descartando outra, e de opção em opção vamos tecendo essa teia que se convencionou chamar "minha vida".
    Não é tarefa fácil. No momento em que se escolhe ser médico, se está abrindo mão de ser piloto de avião. Ao optar pela vida de atriz, será quase impossível conciliar com a arquitetura. No amor, a mesma coisa: namora-se um, outro, e mais outro, num excitante vaivém de romances. Até que chega um momento em que é preciso decidir entre passar o resto da vida sem compromisso formal com alguém, apenas vivenciando amores e deixando-os ir embora quando se findam, ou casar, e através do casamento fundar uma microempresa, com direito a casa própria, orçamento doméstico e responsabilidades.
    As duas opções têm seus prós e contras: viver sem laços e viver com laços...
    Escolha: beber até cair ou virar vegetariano e budista? Todas as alternativas são válidas, mas há um preço a pagar por elas.
    Quem dera pudéssemos ser uma pessoa diferente a cada 6 meses, ser casados de segunda a sexta e solteiros nos finais de semana, ter filhos quando se está bem-disposto e não tê-los quando se está cansado. Por isso é tão importante o auto conhecimento. Por isso é necessário ler muito, ouvir os outros, estagiar em várias tribos, prestar atenção ao que acontece em volta e não cultivar preconceitos. Nossas escolhas não podem ser apenas intuitivas, elas têm que refletir o que a gente é. Lógico que se deve reavaliar decisões e trocar de caminho: Ninguém é o mesmo para sempre.
    Mas que essas mudanças de rota venham para acrescentar, e não para anular a vivência do caminho anteriormente percorrido. A estrada é longa e o tempo é curto.Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as conseqüências destas ações.
    Lembrem-se: suas escolhas têm 50% de chance de darem certo, mas também 50% de chance de darem errado. A escolha é sua...!

    Pedro Bial

    ResponderExcluir
  3. Joao Paulo30/12/09

    Uma esclha certa é como uma boa semente que é plantada em um terreno fértil, regada, cuidada e colhida no tempo certo. é dificil fazer escolhas, mas uma vez feito isso, temos que continuar investindo na escolha. geralmente fazemos escolhas certas quando somos honestos com os nossos valores.

    ResponderExcluir
  4. Olá Edso Valério. Bom ano novo pra você e seus familiares.
    Lindo texto, eu também já havia lido essa história, e gosto muito. Gostei tabmem do texto que você colocou aqui nos comentáriuos do Pedro BIAL.
    Adorei a frase "Lembrem-se: suas escolhas têm 50% de chance de darem certo, mas também 50% de chance de darem errado. A escolha é sua...!". Tudo que nós escolhemos em nossa vida sempre será em detrimento de uma renúncia.
    Muito tocante!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. otimo este texto. realmente não e facil fazer escolha
    olhando na imagem vemos alguns caminhos dificil saber qual deles nos leva ao correto sabe reamente e uma boa reflexão saber escolher o verdadeiro caminho...
    parabens amigo e que DEUS te abençoe no novo ano. Ahhh Parabéns pelo novo cargo no grupo Maringá dfe Comunicacao

    ResponderExcluir
  6. Isabel30/12/09

    Adorei o texto! Estou procurando viver a vida de uma forma mais positiva e este texto veio a me confortar nesta manhã.

    ResponderExcluir
  7. Essa é um belo texto do Drumond que nos deixa uma mensagem bastante importante para refletir.
    A nossa vida é chamada a todo momento e instante para fazer escolhas, uma sem muita importância, mas outras de importancia ímpar.
    É muito importante que a cada escolha que somos impelidos a fazer estejamos muito concientes do que é o correto e do que é errado.
    Muitas escolhas não acertadas podem ter consequências desastrosas para nossas vidas.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo30/12/09

    O texto que voce colocou e algumas mensagens aqui dos comentarios vai seguramente ajudar alguém a ter uma melhor VIDA.
    Excelente

    ResponderExcluir
  9. Giuliane30/12/09

    A mais dura verdade, digo dura pq realmente não podemos viver duas vidas ao mesmo tempo e isso nos leva às temidas escolhas...o que fazer? só nos resta arriscar... e torcer para que a escolha feita esteja dentro dos 50% de acerto.
    Te desejo tudo de bom e que tenha sorte em suas escolhas em 2010 bjus adoro vc!!!

    ResponderExcluir

Comente o texto.
Dê sua opinião ou deixe sua poesia, crônica, poema...