09 dezembro 2009

Eu quero saber...

Não me interessa o que você faz para viver, eu quero saber o que de fato você busca e se você é capaz de ousar sonhar em encontrar as aspirações do seu coração.
Não me interessa a tua idade.
Eu quero saber se você será capaz de se transformar num tolo para poder amar, viver os seus sonhos, aventurar-se de estar vivo.
Não me interessa qual o planeta que está em quadrante com a tua lua.
Eu quero saber se você tocou o centro da tua própria tristeza, e se você tem sido exposto pelas traições da vida ou se você tem se contorcido e se fechado com medo da própria dor.
Eu quero saber se você é capaz de ficar com a alegria, a minha e a sua.
Se você é capaz de dançar loucamente e deixar que o êxtase te envolva até a ponta dos dedos dos pés e das mãos, e sem querer nos aconselhar a sermos mais cuidadosos, mais realistas ou nos lembrar das limitações de ser humano.

Não me interessa se a história que você está me contando é verdadeira.
Eu quero saber se você é capaz de desapontar o outro para ser verdadeiro consigo mesmo.
Se você é capaz de escutar a acusação de traição e não trair a sua própria alma.
Eu quero saber se você pode ser confiável e verdadeiro.
Eu quero saber se você pode ver a beleza, mesmo quando o dia não está belo, e se você pode conectar a sua vida através da presença de Deus. Eu quero saber se você é capaz de viver com os fracassos, os teus e os meus, e mesmo assim se postar nas margens de um lago e gritar para o reflexo da lua, "SIM"
Não me interessa onde você mora ou quanto dinheiro você ganha, eu quero saber se você é capaz de acordar depois da noite do luto e do desespero, exausto e machucado até a alma, e fazer aquilo que precisa ser feito.
Não me interessa o que você é, ou como você chegou aqui.
Eu quero saber se você irá postar-se no centro do fogo comigo e não fugir.
Não me interessa onde, o quê ou com quem você estudou.
Eu quero saber o que te sustenta interiormente quando tudo o mais desabou.
Eu quero saber se você é capaz de ficar bem consigo mesmo, e se você realmente é boa companhia para si mesmo nos momentos vazios.


Oriah, Sonhador da Montanha, Ancião Indígena

3 comentários:

  1. Lucia9/12/09

    Simplesmente....maravilhoso

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9/12/09

    Todos nós temos a liberdade e capacidade de sonhar. Isso é inerente ao ser humano. Acabe com o sonho de uma pessoa e você aniquilará também com a vida dela. Faça-a acreditar que seus sonhos são impossíveis, ridículos, sem fundamento algum – como se fosse preciso ter – e você estará contribuindo para a formação de mais uma pessoa frustrada no mundo. Quando duvidamos da nossa capacidade de sonhar e realizar, nossa vida perde o brilho, patinamos e ficamos em um estado de confusão contínuo, uma vez que não temos metas nem objetivos para conquistar, muito menos um motivo para continuar seguindo em frente.

    ResponderExcluir
  3. Oiee...9/12/09

    Dentro de mim tem um mar.
    Se observo a superfície, tudo é inconstância, agitação, altos e baixos, mas se mergulho um metro, encontro um mundo de silêncio e calma, um universo novo e distante, cheio de peixes, anêmonas, moréias, corais, algas, reentrâncias e cavernas habitadas por estranhos seres desconhecidos.
    Alguns deles venenosos, outros predadores vorazes, outros ainda assustadores, mas inofensivos.
    Dentro de mim há profundezas e alguma escuridão e às vezes me perco ao seguir um polvo ou uma tartaruga.
    Quando dou por mim, encontrei mais um lugar que não conhecia e passo a explorá-lo com curiosidade.
    Dentro de mim há novidades e surpresas e as cores que encontro me surpreendem e emocionam.
    Dentro de mim há vida, sob todas as formas: desde as mais elementares, organismos unicelulares e simples, até grandes mamíferos gigantes, de cauda possante.
    Entendê-las, todas, é um desafio de todos os dias, a cada mergulho.
    É bom saber que dentro de mim tem um mar.
    Quando me canso do fora de mim, fecho os olhos e mergulho de volta no meu mundo secreto...

    ResponderExcluir

Comente o texto.
Dê sua opinião ou deixe sua poesia, crônica, poema...