03 novembro 2009

O amor pode vencer....

De vez em quando, ficamos um pouco “por baixo”, nos sentindo tristes e deprimidos.
As razões?
São Várias: parece que temos o peso do mundo nos ombros. Talvez, exaustos devido às vidas agitadas que levamos. Ou então frustrados por não conseguirmos fazer tudo o que queremos ou porque não conseguimos cumprir os nossos objetivos e concretizar os nossos sonhos. A depressão – um dos maiores problemas sociais do século XXI – é um enorme obstáculo na vida de qualquer pessoa e se não for encarada de frente pode atingir proporções bem mais complexas.

Para voltar a lutar e a sorrir, encontrei em um blog algumas dicas que vai tornar esse passo mais fácil…
1) Faça uma lista. Por vezes, nos sentimos deprimidos simplesmente porque estamos sobrecarregados com coisas para fazer e não conseguimos dar saída a nada! Você pode até ser uma pessoa super organizada e muito dedicada, mas mesmo os melhores deixam as coisas acumular, isto porque não têm energia suficiente para fazer mais ou melhor. E claro, isso não nos sai da cabeça e essa frustração pode ser, em si, extremamente debilitante. Elabore uma lista com as coisas que têm mesmo de ser feitas – podem ser tarefas relacionadas com a casa, com o trabalho, com algo que o está a preocupar ou que prometeu fazer por alguém. Só o fato de ter tudo isso escrito preto no branco e à sua frente, vai dar-lhe um sentido de controle e de afinal não são tantas coisas assim”!
2) Tome uma atitude. Ok, já tem a sua lista… mas ainda sente o coração aos saltos e não sabe para que lado se deve virar? Inspire fundo e olhe de novo para a lista: qual é a tarefa que não pode esperar nem mais um minuto? Então comece por essa! Vai exigir muito de si? Divide-a em prestações e vá fazendo aos poucos ou, em alternativa, escolha um afazer que seja mais simples de executar. O que realmente interessa é que passe das palavras para a ação, que comece a fazer alguma coisa… o pior é, de fato, começar, mas depois vai sentir-se muito melhor e mais motivado. Para não falar na satisfação que vai ser riscar as tarefas da lista uma a uma, depois de concretizadas!
3) Exercício físico. Sabemos que é a última coisa que lhe interessa fazer neste preciso instante, aliás, já é difícil sair da cama quanto mais mexer-se energicamente! Mas a verdade é que mal a adrenalina comece a dar sinais de vida – não tem de correr 10 km, basta uma caminhada, uma volta de bicicleta ou uma aula de ioga – o seu estado de espírito vai dar uma volta de 180º! Agora vá, mexa-se! 
4) Tome banho e trate da sua imagem pessoal. Ficar amuado, deitado no sofá todo o dia, ainda por cima de pijama e “cheirar mal”, não vai fazer nada pelo seu mau humor. Tome uma ducha refrescante ou um banho de imersão com óleos essenciais, faça a barba, maquile-se, penteie o cabelo de forma diferente, vista-se para impressionar… Faça o que tiver de fazer para se sentir renovado, atrativo, arranjado e bem consigo próprio. No final, será impossível olhar-se ao espelho e não sentir-se maravilhoso! Vá lá, um sorriso…
5) Saia de casa. Em momentos de tristeza e de vontade de chorar, o pior que pode fazer é manter-se trancado dentro de casa. Já que tomou banho e está com um visual renovado, aproveite para sair: vá tomar um café, namorar lojas, ler , visitar um lugar que sempre quis ver ou algo que esteja na sua lista. Às vezes, isolar-se em casa pode ser uma grande parte do problema e só se vai aperceber disso quando sair e espairecer.
6) Música nas alturas. Uma música ritmada, contagiante e bem alta vai pô-lo a bater o pé em dois tempos… quando perceber  estará dançando e cantando pela casa inteira! Junte isto ao ponto 3 e vai ter um dos melhores remédios possíveis para os seus dias mais cinzentos!
7) Um ombro amigo. Um dia estranho pode facilmente tornar-se num happy day se fizer uma coisa simples: falar. Desabafe com o marido, com a namorada, com o melhor amigo, com uma colega de trabalho, com a mãe ou com o irmão, mas desabafe! Verbalizar emoções e frustrações é muito terapêutico e você vai sentir-se mais leve e mais aliviado quando o fizer. Para além disso, poderá ajudá-lo a perceber melhor quais os motivos por de trás de tanta tristeza.

Estado Zen

8 comentários:

  1. Oiee...3/11/09

    Oiee...
    Ai...eu amo esse blog...muitooooooo!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3/11/09

    Bom dia....A melancolia de vez quando bate à porta de todos nós!
    Arranja energia e se possível um grande amor para você.....
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Dalva3/11/09

    Oi, Edson! Adorei as dicas selecionadas, principalmente o ítem "música nas alturas": é ótimo!!!
    Boa semana!

    Bjs.

    Dalvinha

    ResponderExcluir
  4. Maria Helena3/11/09

    Olá Edson Valerio, quero deixar algo do meu coração pra você... Lembrei--me de um poema que gosto demais e resolvi te "dar"
    Via Láctea
    "Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
    Perdeste o senso"! E eu vos direi, no entanto,
    Que, para ouvi-las, muita vez desperto
    E abro as janelas, pálido de espanto...
    E conversamos toda a noite, enquanto
    A via láctea, como um pálio aberto,
    Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
    Inda as procuro pelo céu deserto.
    Direis agora! "Tresloucado amigo!
    Que conversas com elas? Que sentido
    Tem o que dizem, quando estão contigo?"
    E eu vos direi: "Amai para entendê-las:
    Pois só quem ama pode ter ouvido
    Capaz de ouvir e de entender estrelas".
    Olavo Bilac

    beijo, beijo, beijo... felicidade, amor, coração tranquilo, tudo de melhor que você merece!!!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo3/11/09

    A depressão é a imperfeição no amor. Para podermos amar, temos que ser criaturas capazes de se desesperar ante as perdas, e a depressão é o mecanismo desse desespero. Quando ela chega, degrada o eu da pessoa e finalmente eclipsa sua capacidade de dar ou receber afeição.
    O amor nos abandona de tempos em tempos, e nós abandonamos o amor. Na depressão, a falta de significado de cada empreendimento e de cada emoção, a falta de significado da própria vida se tornam evidentes. O único sentimento que resta nesse estado despido de amor é a insignificância.”
    (Andrew Solomon)

    ResponderExcluir
  6. Eduardo3/11/09

    Eu melhoro minha vida agindo e pensando assim: Na minha família que é linda e a vontade que tenho de fazer a diferença na vida de alguém. Não falo de amor romântico.
    É o amor fraterno que me movimenta.Ajudar um amigo, colocar sorriso no rostinho lindo de uma criança, atender um idoso que esteja solitário, facilitar sempre que possível a vida de qualquer pessoa, que precise ou me permita ajudar.
    Não dá pra por fim nas dores de todos,mas meu coração só consegue ficar feliz qdo pode amenizar(mesmo que só um pouquinho), os infortúnios de alguém.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. ELIZABETH3/11/09

    Oi Edson...é a depresão...inclusive anda matando por ai.
    Tenho certeza que muitas respostas aqui serão como boas receitas, mas a minha experiência de vida aponta para um fato importante e que foi uma escolha que fiz, haja vista que a vida é feita de escolhas. Escolhi ter o Deus da bíblia como o meu Deus e a bíblia como autoridade máxima em minha vida.
    Dentro dessas escolha durmo sorrindo e acordo cantando. não estou falando pelos outros, falo por mim. Os meus dias tem sido melhores. Não mais rego as plantas do negativismo, pois minha fé em Deus diz que tudo posso NELE. Tenho uma vida normal, trabalhando e batalhando pelo meu dia-a-dia. Não fico em casa esperando cair comida do céu. Mas tenho a certeza que o meu Deus suprirá todas as minhas necessidades caso as portas se fechem.
    Ser bem sucedido não é estar cercado de bens e pessoas. É poder dormir com a consciência tranquila e ter a certeza que ninguém está sofrendo por minha culpa. É poder terminar o dia como um vitorioso e saber que não precisei de usar de mentira ou algum outro artifício da maldade para superar o dia. É ter paz no coração... Tenho vivido dias maravilhosos em minha vida e isso independente das circunstâncias externas!
    Tenho certeza que o meu Deus é o meu pastor e nada me faltará! SEGURANÇA, é isso que tenho!!!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo3/11/09

    Não há ser humano sem luta.Cada um sofre o seu tanto para ser o que é.O sangue derramado, fruto do amor à causa a que se dedica é a prova de que a luta aconteceu. Sangue é metáfora do sacrifício.
    Dizem que o Sagrado é a realidade que foi separada para ser ofertada sobre o altar preparado. Acho bonito pensar assim.
    Sacralizar é o mesmo que resguardar realidades particulares e públicas, zelando para que não corram o risco da banalização que profana e esvazia o significado.
    Hoje a palavra é breve, mas o significado não. Espero que dilate no coração de quem precisa ouvir: "Sou padre, sou sagrado e sou feliz por ser." Não me penso vivendo outra realidade, nem tampouco sendo outra coisa. Quem quiser se aproximar, que se aproxime, mas não venha para desrespeitar o Amor que me faz amar.
    É só isso.
    Fábio de Melo

    ResponderExcluir

Comente o texto.
Dê sua opinião ou deixe sua poesia, crônica, poema...