01 novembro 2009

Saudade...simplesmente saudade

Um tempo atrás estava lendo um dos livros do Rubem Alves, que como ja disse por aqui, considero como um dos melhores do mundo.
Ele sabe o que escrever...
"Sentir Saudades..." Me senti como se eu tivesse escrito(pretencioso, não?)
Os textos do Rubem tem disto...você acha que já sentiu ou conhece alguém que passou algo parecido com o que ele escreveu..
Sentir saudade é sentir ausência: a gente sente saudade porque a coisa amada está ausente...
A saudade faz bem ao amor, pois que é justamente na dor da separação que o coração faz a operação mágica de re-encantar os amantes que o cotidiano só faz banalizar.
É preciso que haja saudade para que o amor cresça...
Saudade é um buraco dolorido na alma.
A presença de uma ausência. A gente sabe que alguma coisa está faltando. Um pedaço nos foi arrancado.
Tudo fica ruim.
A saudade fica uma aura que nos rodeia.
Por onde quer que a gente vá, ela vai também.
Tudo nos faz lembrar a pessoa querida.
Tudo o que é bonito fica triste, pois o bonito sem a pessoa amada,é sempre triste.
Aí, então, a gente aprende o que significa amar: esse desejo pelo reencontro que trará a alegria de volta.
A fome é a saudade do corpo; a saudade é a fome da alma.
Saudade é fome!
Enquanto existir a fome, tudo estará gostoso; enquanto existir a saudade, o amor será gostoso".

8 comentários:

  1. Oiee...1/11/09

    Oiee...
    Saudades... sinto saudades... as vezes dói muito...
    Tem horas que tudo fica mudo e apenas ouço o barulhinho do vento,
    então me pergunto:...é o mesmo vento?
    Isso me faz sorrir.
    Imaginar esse mesmo vento tocando a pele de quem molha o meu olhar...de saudade...
    Como é bom contemplar o céu... admirar uma estrela e... pensar que ao longe, bem longe, um outro alguém contempla este mesmo céu, essa mesma estrela e murmura baixinho... Saudade!"

    ResponderExcluir
  2. Andrea2/11/09

    Amor...saudade...paixão. A memória torna presente, dentro de nós, aquilo que está ausente ao nosso redor. Se sentimos saudade, é porque já vivenciamos algo de muito bom.
    Os olhos podem não ver, mas ainda está aqui, conosco, em nossa alma. Fazer o quê. Só sente saudades quem amou, sorriu, viveu. Já ouviu aquela velha frase de Fernando Pessoa - "tudo vale a pena quando a alma não é pequena" ?

    ResponderExcluir
  3. Anônimo2/11/09

    Lindo texto. Após ler a mensagem acredito q a gente só pode se preocupar c o q tem controle, não adiante ficar imaginando coisas pq vc vai criar fantasias q só irão te prejudicar cada vez mais.
    Viva e deixe viver.

    ResponderExcluir
  4. saudade é beijo da solidao, é frio no coraçao que sofre o amor
    saudade é tristeza é falta da beleza é parceira da dor
    saudade é lagrima é alguem ausente de saudade chora e so quem ama sente
    é dor no peito que nos deixa sem jeito ou sem motivaçao saudade é tortura é o caminho da loucura é boca de vulcao
    saudade é tudo que doi que faz a gente sentir é acido que corroi a vontade de sorrir
    saudade é corpo sem alma a gente perde a calma da vontade de chorar
    a saudade é vagabunda deixa a alma moribunda na tristeza a vagar...

    ResponderExcluir
  5. Anônimo2/11/09

    saudade...não podemos explicar somente sentir...e fazer com que ela nos traga lembranças boas para que possamos superar a dor da ausêNcia..
    perdi alguém sinto saudades...choro...e ao mesmo tempo me reconforto com a lembrança do seu olhar e uma frase que um dia ela me disse qdo quis chamar sua atenção..."Irmã te amo" Oh irmã te amo"...E pensar que eu não falei o mesmo mas senti... isso me reconforta...

    ResponderExcluir
  6. saudade2/11/09

    Que bacana seu blog. sempre com mensagens lindas..lindas
    Você sabia que a palavra saudade só existe na língua portuguesa?
    Que coisa né?!
    Mas com certeza esse sentimento é universal.
    Li em um livro da Clarice Lispector uma frase que marcou muito, não me lembro exatamente da frase, mas ela dizia mais ou menos isso:
    Se tenho o passado ainda em minha mente, não é passado pois ainda está vivo dentro de mim.

    Que todos sintam saudade, pois, por mais triste que possa ser, esse é um dos mais belos sentimentos, e além disso, se sentimos saudades de algo é sinal que vivemos intensamente pelo menos por algum momento em nossas vidas.
    Se eu não me engano o livro era: Visões do explendor, de Clarice Lispector

    ResponderExcluir
  7. Anônimo2/11/09

    "A SAUDADE EXISTE PORQUE JÁ ESTIVEMOS JUNTOS...NEM QUE SEJA POR BREVES MOMENTOS"

    ResponderExcluir
  8. Anônimo2/11/09

    Saudades: "Saudade é um buraco dolorido na alma."

    É muito bom quando se pode sentir saudade como um sentimento reconfortante... mas quando a sentimos como algo doloroso, amargo, tal qual nos tira o ar... nos faz infelizes e tristes... Afff!

    Recentemente tive uma perda (não sei se posso classificar assim)... e vez ou outra me pego lembrando dos momentos bons, gostosos que tínhamos... isso dura até que eu perceba que estou pensando na pessoa... em seguida me vejo com raiva por estar sentindo falta de alguém como ele, que me fez sofrer tanto... estranho, mas é a única forma de arrancar essa saudade que dói, que me deixa triste, que me causou tanta mágoa...

    Logo vai passar, assim como começou... Termina.

    Obrigada pelo texto... Perfeito!

    BjoO

    (Valentina)

    ResponderExcluir

Comente o texto.
Dê sua opinião ou deixe sua poesia, crônica, poema...