26 julho 2012

Uma pipa no céu...

A vida exige leveza, assim como a viagem.
A estrada fica mais bonita quando podemos olhá-la sem o peso de malas nas mãos.
Seguir leve é desafio. Há paradas que nos motivam compras, suplementos
que julgamos precisar num tempo que ainda não nos pertence, e que nem sabemos se o teremos.
Temos a pretensão de preparar o futuro. Eu tenho. Talvez você tenha também.
É bom que a gente se ocupe de coisas futuras, mas tenho receio que a ocupação
seja demasiada.
Temo que na honesta tentativa de me projetar, eu me esqueça de ficar no hoje da vida.Os pesos nascem desta articulação. Coisas do passado, do presente e do futuro. Tudo num tempo só. Há uma cena que me ensina sobre tudo isso. Vejo o menino e sua pipa que não sobe ao céu.
Eu o observo de longe. Ele faz de tudo. Mexe na estrutura, diminui o tamanho da rabiola, e nada.
O pequeno recorte de papel colorido, preso na estrutura de alguns feixes de bambú retorcidos se recusa a conhecer as alturas.O menino se empenha. Sabe muito bem que uma pipa só tem sentido se for feita para voar.
Ele acredita no que ouviu. Alguém o ensinou o que é uma pipa, e para que serve.
Ele acredita no que viu. Alguém já empinou uma pipa ao seu lado. O que ele agora precisa é repetir o gesto.
Ele tenta, mas a pipa está momentaneamente impossibilitada de cumprir a função que possui. Sem desistir do projeto, o menino continua o seu empenho. Busca soluções.
Olha para os amigos que estão ao lado e pede ajuda.
Aos poucos eles se juntam e realizam gestos de intervenção...
Por fim, ele tenta mais uma vez. O milagre acontece.
Obedecendo ao destino dos ventos, a pipa vai se desprendendo das mãos do menino. A linha que até então estava solta vai se esticando.
O que antes estava preso ao chão, aos poucos, bem aos poucos, vai ganhando a imensidão do céu.
O rosto do menino se desprende no mesmo momento em que a pipa inicia a sua subida.
O sorriso nasceu, floresceu leve, sem querer futuro, sem querer passado.
Sorriso de querer só o presente.
As linhas nas mãos.
A pipa no céu...


Pe. Fabio de Melo

Um comentário:

  1. Anônimo26/7/12

    Que fique só essa frase: "Sorriso de querer só o presente." Bjus Anjo

    ResponderExcluir

Comente o texto.
Dê sua opinião ou deixe sua poesia, crônica, poema...