10 outubro 2009

Auto-estima


Se um dia alguém fizer com que se quebre a visão bonita que você tem de si, com muita paciência e amor reconstrua-a.
Assim como o artesão recupera a sua peça mais valiosa que caiu no chão, sem duvidar de que aquela é a tarefa mais importante, você é a sua criação mais valiosa.
Não olhe para trás.
Não olhe para os lados.
Olhe somente para dentro, para bem dentro de você e faça dali o seu lugar de descanso, conforto e recomposição.
Crie este universo agradável para si e seja feliz.
O mundo agradecerá o seu trabalho.

Brahma Kumaris

14 comentários:

  1. Anônimo10/10/09

    Quem se ama de verdade evita pensar ou vivenciar o passado triste e, quando se lembra, mentaliza apenas como experiência para sua evolução, vê de forma fria e natural tudo o que aconteceu no passado, procura tirar proveito dos acontecimentos do passado.
    Quem se ama de verdade, mantêm o controle emocional para não deixar as calúnias, palavras ofensivas e desarmonias caírem sobre a sua Aura.
    Quem se ama de verdade não espera ser compreendido, prefere compreender as pessoas de um modo geral, mantêm-se de bem com a vida e não se preocupa com a opinião alheia.
    Não dá ouvidos às críticas, para que elas não evoluam.
    Quem se ama de verdade não guarda raiva, rancor ou ressentimento, vê tudo a sua volta como se fosse um processo de auto-conhecimento, está sempre disposto a perdoar e compreender em qualquer situação.
    Quem se ama de verdade não aceita sugestões negativas, policia seus pensamentos e procura analisar cada um.
    Quem se ama de verdade não se magoa, não fica chorando quando é magoada. não se entristece por qualquer razão, não perde o controle em qualquer situação e não se deixa levar por qualquer situação negativa.
    Quem se ama de verdade não tem medo da morte, das doenças, da pobreza ou falta de dinheiro, não sente medo, não se apega a nada.
    Quem se ama sente coragem e segurança de sempre recomeçar, se for necessário, sem medo do desconhecido.

    ResponderExcluir
  2. Isabel10/10/09

    Edson, o fonte de luz me enviou meses atrás um texto que destacava justamente o assunto da postagem de hoje. Vou inserir aqui, e se quiser poder publicar. Tem tudo a ver.

    Isabel.

    Auto-estima é a opinião e o sentimento que cada um tem por si próprio. Significa ter a consciência do seu valor pessoal, profissional, acreditar, respeitar e confiar em si próprio. Motivações e estados de espírito que nem sempre são tão simples como parecem.
    A auto-estima e o amor-próprio são a base e o suporte para todo o ser humano. Significam a cura de praticamente todas as dificuldades e sofrimentos. Mais ainda, é o primeiro passo para a cura de todas as doenças que têm como origem problemas de ordem emocional e relacionamentos com uma grande carga destrutiva e desgastante.
    A auto-estima começa a formar-se na infância a partir da forma como as outras pessoas nos tratam. Ou seja, as experiências e recordações do passado exercem uma influência significativa na nossa auto-estima quando nos tornamos adultos. Perde-se a auto-estima quando se passa por muitas decepções, frustrações, situações de perda ou quando não é reconhecido valor naquilo que se faz. O que abala a nossa força e estrutura emocional não é só a falta de reconhecimento por parte de alguém, mas principalmente a falta de reconhecimento por si próprio (auto-reconhecimento).
    Quando a auto-estima está baixa a pessoa sente-se desajustada, insegura, com dúvidas do que realmente é e possuída de um forte sentimento de incapacidade de realizar ou concretizar algo. Não acredita que exista alguém que a ame, de fazer aquilo que quer e gosta, de tratar de si, desenvolvendo assim um sentimento de insegurança muito profundo e desistindo facilmente de tudo aquilo que começa.
    Como não sente amor por si própria aceita qualquer tipo de relação para ter alguém ao seu lado, tornando-se desta forma dependente de relações destrutivas e não encontrando forças para sair delas. Vale a pena sublinhar que este processo acontece de uma forma inconsciente. A pessoa não tem consciência porque está a agir assim, apenas sente um sofrimento que pode manifestar-se sob a forma de angústia, dor no peito, choro, pesadelos, vazio, agressividade, depressão, auto-punição e doenças.
    Culpam os outros pelos seus próprios erros, encaram todas as críticas como ataques pessoais e tornam-se dependentes de relações doentias. O maior indicador de uma pessoa com uma auto-estima baixa é quando sente intensa necessidade de agradar, de não conseguir dizer "não", procurando a aprovação e o reconhecimento por tudo o que faz e desejando sentir-se importante para as pessoas. Na realidade, não se sente importante para consigo mesma.
    Desta forma isola-se cada vez mais.
    A auto-estima também influencia a escolha dos relacionamentos. Aqueles com elevado amor-próprio em geral atraem pessoas com as mesmas características, gerando uniões saudáveis, criativas e harmoniosas. Já a baixa auto-estima acaba atraindo ou mantendo relacionamentos destrutivos e dolorosos. Quando há amor-próprio não se deixa envolver nem manter relações destrutivas. Há também uma relação directa e muito importante entre desempenho profissional e a auto-estima.
    A auto-estima influencia tudo o que fazemos pois é o resultado de tudo aquilo que acreditamos ser, por isso o auto conhecimento é de fundamental importância para aumentar a auto-estima. Ou seja, confiar em si mesmo, escutar a sua intuição, acreditar na sua voz interior, respeitar os seus limites, reconhecer os seus valores, expressar os seus sentimentos sem medo, sentir-se competente e tornar-se independente da aprovação dos outros. Tudo isto faz com que a auto-estima se eleve. É um processo gradual que exige muito trabalho e consciencialização.
    Na verdade, todos estamos à procura de amor. E esse sentimento ainda é o que rege tudo o que procuramos, fazemos e somos. Principalmente o amor por si mesmo que é a base da construção da auto-estima.
    Que tal reconstruir a sua?

    ResponderExcluir
  3. Gilmar10/10/09

    Parabens pelo texto de hoje. Faz nos reavaliar o que somos e o que desejamos.

    Auto-estima é o quanto alguém pensa ter ou ser o que estima, sendo amor-próprio o resultado de querer o bem de si, por considerar-se belo ou louvável, de acordo com os próprios critérios, baseados nos outros ou não, acreditando ter aspectos repreensíveis ou não.
    Assim posto, para refletir sobre a auto-estima de alguém, 2 passos: (1) ter claro o que é valorizado/ estimado, de maneira percebida ou não pelo indivíduo, (2) o quanto ele pensa ter ou estar com essa beleza e/ou virtude moral. A palavra utilizada é pensa porque quando se quer falar de sentimentos de alguém frente outra pessoa, não interessa quem é o indivíduo em questão e sim o que é pensado dele. A pessoa "mais virtuosa do mundo" aos olhos do outro, se pensar pouco de si, terá uma baixa auto-estima e provável pouco amor-próprio.
    Amor pode ser compreendido como a busca do bem-estar de alguém virtuoso, de acordo com o amante. O pensar (percebido ou não) do amante referente ao amado, governará o amor, assim, dependendo dos valores do amante e o quanto ele pensa vê-los no outro, começará, aumentará, diminuirá ou acabará o amor.
    Para saber da possibilidade de amar de alguém, duas reflexões podem ser feitas: (1) o quanto o indivíduo é capaz de colocar o outro em primeiro lugar naquele momento e (2) quais os valores do indivíduo em questão, juntamente com a possibilidade de pensar existir no outro esses valores. Referente ao primeiro, amar significa, pelo menos em dado momento, preocupar-se mais com o bem-estar do outro do que com o próprio, o que para muitos, em diferentes momentos da vida, será inconcebível, quando não impossível por toda a sua existência. Com relação à segunda reflexão, é possível estabelecer uma lista de valores do indivíduo, assim como quando ele pensa vê-los exibido no outro ou até mesmo em si.
    Então, se a estima frente o outro for etérea ou pouca, o amor estará fadado a pouco tempo de vida. Por exemplo: quem valoriza apenas dinheiro, status de poder político, beleza magra e jovial, e afins, provavelmente deixará de amar em pouco tempo, pois as razões do seu amor são altamente descartáveis e substituíveis, tornando o amor frágil. Entretanto, se o amor for baseado em valores pensados, reais e sólidos referente ao outro, como prudência, justiça, temperança, fidelidade, lealdade, inteligência, conhecimento, lucidez, simplicidade, humor e outros, ou seja, virtudes da amizade e diálogo, o amor será mais sólido por ter valores mais duradouros e mais difíceis de serem perdidos, possuindo portanto, muitos laços para o vínculo.
    Uma das maiores buscas humanas é relacionar-se com o outro, amar, crescer e envelhecer juntos de maneira saudável, embora muitas vezes dificultada e até mesmo impossibilitada porque o que possibilitaria esse relacionamento, muitas vezes, não faz parte do espírito do indivíduo que busca esse.

    Bayard Galvão

    ResponderExcluir
  4. Ouço muito as pessoas dizendo: "você tem que se amar mais", "tem que elevar sua auto estima".
    Como se faz isso?

    Vc primeiramente não deve olhar pro pior lado da vida, mas vc não precisa de Homens para te amar, e sim de amigos e amigas, sua familia e etc, se divirta faça algum tratamento de preocupe mais com a saúde, isso sim vai trazer mais felicidade, e SEMPRE pense no melhor, apenas no melhor que vai acontecer .
    E quando sua vida mudar totalmente, vc mias feliz mais disposta a ir ao trabalho e agradecer a Deus por pelo ou menos ter uma casa, vc pode começar a se amar!
    Dike

    ResponderExcluir
  5. Anônimo10/10/09

    Ola Edson. Vou párticipar tbem do assunto.
    A vida é feita de sim e não,só dizer sim é auto abandono,vc diz sim só pra agradar os outros e assim ser aceita(isso é baixa-estima).Siga teus sentimentos e diga não quando for necessário,senão todos irão abusar de vc.Não dependa de ninguém pra ser feliz,ninguém traz felicidade pra ninguém.Se apóie,se goste,se ache maravilhosa,capaz..
    Respeite seus sentimentos,isso é auto-estima.Não entre na cobrança de ninguém,vá dançar,passear.se curta,vá pro espelho e diga:Eu me amo,eu sou maravilhosa...Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Cinthia10/10/09

    Encontrei na internet este text sobre
    A AUTOESTIMA.

    Acredite em você mesmo!Nunca duvide do seu potencial!
    Enfrente todos os obstáculos da vida.Nunca fuja da realidade a vida é real.Com direitos a sonhos e realizações.Encare as dificuldades como desafio!Os desafios são presentes!Direta ou indiretamente.
    Pois nos fazem crescer.A Autoestima, vem primeiro de dentro de nós.
    Para depois fazer pacto com outros componentes da vida!
    Nunca espere o reconhecimento de alguém, Sem antes você próprio se avaliar.
    Pois se você não passar essa imagem forte para as pessoas;
    Fica impossível esperar que elas venham fazer elogios,esperar algo de você. Sinta confiança nas suas atitudes, avance sem medo!
    A Autoestima, consiste, não só em confiança.. Mas...
    Ter amor e respeito a si próprio! Ser feliz pode não ser fácil;
    Mas exige sabedoria e audácia!

    A Flor de Lis

    ResponderExcluir
  7. Anônimo10/10/09

    Ame-se!Ame-se muito!
    Os outros não amam você? Paciência. Ame-se primeiramente. Até Jesus Cristo teve seus críticos…
    Ah, acha que precisa melhorar algo? Ótimo!Todos precisamos.Melhore, então. Aprenda, aperfeiçoe-se, pratique exercícios físicos, tenha hábitos saudáveis… Mas por você!Para sentir-se feliz e de bem com a vida; não para agradar os outros.
    Tenha plena e total certeza:quando você está feliz consigo, quando sua auto-estima está elevada, tudo oa seu redor fica melhor, porque o semelhante atrai o semelhante.Não tem segredo.É simples.Fácil, não; simples, sim.

    ResponderExcluir
  8. É nos comentarios passados disseram tudo. É muito aparente quando estamos com a auto estima debilitada. É incrível!
    E eu vou ler mais uam vez os comentários porque sinto que tbem estou com a minha muito baixa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Mariana10/10/09

    Adorei o assunto, muito bom mesmo, parabéns. Os comentarios e principalmente porque muitos leitores buscam matérias sobre o assunto e então ele se torna ainda mais bacana. Parabéns de novo,viu

    ResponderExcluir
  10. Vou dar minha contribuicao ao assunto.
    Para elevar a auto-estima é preciso:
    - autoconhecimento
    - manter-se em forma física (gostar da imagem refletida no espelho)
    - identificar as qualidades e não só os defeitos
    - aprender com a experiência passada
    - tratar-se com amor e carinho
    - ouvir a intuição (o que aumenta a autoconfiança)
    - manter diálogo interno
    - acreditar que merece ser amado(a) e é especial
    - fazer todo dia algo que o deixe feliz. Pode ser coisas simples como dançar, ler, descansar, ouvir música, caminhar.
    Resultados da auto-estima elevada
    - mais à vontade em oferecer e receber elogios, expressões de afeto
    - sentimentos de ansiedade e insegurança diminuem
    - harmonia entre o que sente e o que diz
    - necessidade de aprovação diminui
    - maior flexibilidade aos fatos
    - autoconfiança elevada
    - amor-próprio aumenta
    - satisfação pessoal
    - maior desempenho profissional
    - relações saudáveis
    - paz interior
    Digo e repito: amem-se, respeitem seus limites e sejam felizes.

    ResponderExcluir
  11. Oiee...10/10/09

    Oiee...
    A cada dia que passa eu me apaixono mais por esse blog...
    Beijos no coração Pessoinha especial e um domingo maravilhoso e um dia das crianças perfeito procê...

    ResponderExcluir
  12. ...sabe , num dia como hj...era tudo que eu precisava ler...um texto belissimo..e de muita valia...obrigadinha ...bjinhos e um otimo fds!!!

    ResponderExcluir
  13. Anônimo10/10/09

    amar cabe a todos ,perdoar cabe a deus ,na biblia diz convivei com todos no mundo senao dele saia .mas diz,conviver nao viver , cada um no seu canto pois tenho varios exemplos na familia ,quem magoa ,ofende,apronta, apronta e voltar ,,, marlene jaguariaiva

    ResponderExcluir
  14. "O vento é sempre o mesmo, mas a sua resposta é diferente em cada folha. Somente a árvore seca fica imóvel entre borboletas e pássaros."

    Cecília Meireles

    Beijos Edson e um excelente e abençoado domingo!!!!

    ResponderExcluir

Comente o texto.
Dê sua opinião ou deixe sua poesia, crônica, poema...