A palavra entusiasmo vem do grego e significa “sopro divino”.
Os gregos eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses. A pessoa entusiasmada era aquela "preenchida" por um dos deuses e por isso poderia transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem. Assim, se você fosse entusiasmado por Deméter (deusa da Agricultura, chamada Ceres na mitologia romana) você seria capaz de fazer acontecer a melhor colheita, e assim por diante.
Segundo os gregos, só as pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer os desafios do cotidiano, criar uma realidade ou modifica-la.
Portanto, era preciso entusiasmar-se, ou seja, "abrigar um deus em si"!
Por isso, as pessoas entusiasmadas acreditam em si, agem com serenidade, alegria e firmeza. E acreditam igualmente nos outros entusiasmados. Não é o sucesso que traz o entusiasmo, é o entusiasmo que traz o sucesso. O entusiasmo é bem diferente do otimismo. Otimismo significa esperar que uma coisa dê certo. Entusiasmo é acreditar que é possível fazer dar certo."
Oiee...
ResponderExcluir"Os anos enrugam a pele, mas renunciar ao entusiasmo faz enrugar a alma." (Albert Schweitzer)
É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão
ResponderExcluirdentro de nós, onde os sentimentos não precisam de motivos nem
os desejos de razão.
O importante é aproveitar o momento e aprender
sua duração, pois a vida está nos olhos de quem saber ver.
Gabriel Garcia Márquez
"Se soubéssemos tudo aquilo que está para acontecer amanhã, a vida perderia o seu sentido; pois os mistérios que ela nos reserva são os incentivos para
ResponderExcluiracordar no dia seguinte."
Não disse que a gente está sempre aprendendo?
ResponderExcluirAprendi agora que a palavra entusiasmo significa "sopro divino".
Só há uma maneira de ser entusiasmado: é agir entusiasticamente!
ResponderExcluirSe esperarmos as condições ideais primeiro para depois nos entusiasmarmos, jamais nos entusiasmaremos.
Não é o sucesso que traz o entusiasmo, é o entusiasmo que traz o sucesso. A verdade é que jamais se entusiasmarão com coisa alguma. O entusiasmo é que traz a nova visão da vida.
Como vai seu entusiasmo pela empresa, por seu emprego, por sua família, por seus filhos, pelo sucesso de seus amigos?
Se você é daqueles que acham impossível entusiasmar-se com as condições atuais, acredite: você jamais sairá dessa situação.
É preciso acreditar em você, na sua capacidade de vencer, de construir o sucesso, de transformar a realidade.
Deixe de lado todo o negativismo e o ceticismo. Seja entusiasmado com sua vida e principalmente com você mesmo.
Legal o texto do entusiasmo, né gente? Foi a *gaucha* Telma que me enviou. E mexendo no material que recebo no e-mail encontrei este aqui que foi enviado pela MARCIA P. É muito legal e acima de tudo entusiástico...rsrs
ResponderExcluirDez desculpas esfarrapadas
A coisa mais difícil deste mundo é alguém admitir erros e limitações
1. Não se elegeu.
Político que não tem reconhecimento das urnas nunca diz que o povo não gosta dele, ou que sua campanha foi equivocada, ou apenas que não passa de um pária. O discurso é sempre igual: ele teria sido roubado, a apuração eletrônica o prejudicou, a chuva ajudou o concorrente etc etc.
2. O disco não fez sucesso.
Artista algum admite que suas músicas são fracas e repetitivas. A culpa é do jabá, que ele obviamente não paga, e por isso não toca na rádio.
3. Foi demitido.
Que profissional diz que foi sacado porque é inútil ou ultrapassado? Todos acham que é perseguição do novo chefe ou que a empresa não vê o seu valor.
4. Demitiu.
Por outro lado, que chefe não dá como desculpa, na hora de demitir, a contenção de despesas e a crise que o país atravessa? Diz logo que o cara é fraco!
5. Não foi escalado pra novela.
Inimaginável o ator concluir que é canastrão. Dirá que o diretor só chama amiguinhos. E culpará a falta de pistolão.
6. O evento foi um fracasso.
A vilã nunca é a qualidade do evento. Fala-se mal da mídia, que "só abre espaço para globais", e por fim diz-se que o Brasil não tem jeito. Claro, que temos que destacar o preço do ingresso, que na grande maioria das vezes assusta o espectador.
7. Está mal nas pesquisas.
O candidato sempre questiona a seriedade dos institutos: "Você foi entrevistado?" Era melhor assumir que não sensibilizou o eleitorado.
8. Desistiu da carreira no exterior.
Que cantor diz que, em Tóquio ou Londres, só tocou em barzinho pra brazucas? Normal vê-lo dizer que voltou por saudade de feijoada. Claro, que temos que citar o Osvaldo Montenegro. em todos os seus shows, ele faz questao de destacar que no exterior, ele cantava mesmo era nas churrascarias e barzinhos....
9. Não se deu bem na noite.
"Sou feio, estou gordo, me visto mal." Ninguém diz ao voltar de mão abanando. O mané culpa a boate ou desdenha das mulheres.
10. Foi mal na cama.
"Isso nunca aconteceu... Dia difícil na firma." Que isso, rapaz? Não enrole. Como diria o outro lá, sem tesão não há solução. E faltou!
Ok.Bela mensagem. No entanto, é bom lembrar que os gregos ainda não tinham entrado na fase do "team work".
ResponderExcluirHoje,o entusiasmo não é só o que leva o otimista a "fazer acontecer". É aquilo que o ajuda a mobilizar outros para "fazer acontecer".
A grande característica do entusiasmo é ser CONTAGIANTE!!!Você o é??????