Quando as pessoas se amam e querem se amar, selam um pacto: dormir juntos.
E quando se fala em "dormir juntos" o sentido é duplo: Significa primeiro amar acordado em plena vigília da carne, mas, depois, na lassidão do pós-gozo, à deriva, dormindo talvez.
Na verdade, os amantes, quando são amantes mesmo, mesmo enquanto dormem se amam.
Agora ouço esses versos de Aragón cantados por Ferrat: "Durante o tempo que você quizer Nós dormiremos juntos".
E penso. É um projeto de vida, dormir juntos, continuadamente.
A mesma ambiguidade: dormir/amar juntos, dormir/acordar juntos, ou então, dormir/morrer de amor juntos.
Deve ser por causa disto que os franceses chamam o orgasmo de "pequena morte".
Deve ser por isto que os amantes julgam poder continuar amando mesmo através da morte, como Inês de Castro e D.Pedro, que foram sepultados um diante do outro, para que no dia do reencontro um seja o primeiro que o outro veja.
Amor: um projeto de vida, um projeto de morte.
Se numa noite dessas o vento da insônia soprar em suas frestas, repare no corpo dormindo despojado ao seu lado.
Ver o outro dormir é negócio de muita responsabilidade.Mais que ver as águas de um rio represado gerando uma usina de sonhos, é ver uma semente na noite pedindo um guardião.
Pode ser banal, mas é isto: amar é ser o guardião do sonho alheio.
Os surrealistas diziam: o poeta enquanto dorme trabalha. Pois os amantes enquanto dormem, se amam.
Se amam inconscientemente, quando seus desejos enlaçam raízes e seivas. O pé de um toca o pé do outro, a mão espalmada corre sobre o lençol e toca o corpo alheio e, dormindo, se abraçam animados. Quando isso ocorre, pode ter vários significados.
Talvez um tenha lançado um apelo silencioso ao outro:
"Ajude-me a atravessar esse sonho", ou: "Venha, sonhe esse sonho comigo", é bonito demais". E o outro, às vezes sem se mexer, parte em seu socorro.
É que certos sonhos, sobretudo os de quem ama, não cabem num só corpo. Transbordam os poros da noite e pedem cumplicidade.
E se há um pesadelo, aí um se agarra ao tronco do outro na crispação do instante, e o corpo do parceiro é bóia na escuridão.
Por isto, no ritual do casamento, quando o sacerdote indaga se os que se amam sabem que terão que se socorrer na saúde e na doença, na opulência e na miséria etc, deveria se inserir um tópico a mais e advertir: ...Amar é ser cúmplice do sonho alheio.
Sim, porque passamos a metade da vida dormindo ao lado do outro.
Há pessoas que vivem 25 anos - bodas de prata,
50 anos - bodas de ouro,
75 anos -bodas de diamante; ao lado do outro, e não sabem com que o outro sonha.
E há quem passe uma tarde, uma noite ou uma temporada ao lado de um corpo e sabe seus sonhos para sempre.
Engana-se quem escuta o silêncio no quarto dos que amam.
Estranhos rumores percorre o sono alheio. Não é o rugir do tigre pelas brenhas. Não é o bater das ondas na enseada. Nem os pássaros perfurando a madrugada...
São os sonhos dos amantes em plena elaboração. E se numa noite dessas o vento da insônia de novo soprar em suas frestas, olhe pela janela os muitos apartamentos onde pulsam dormindo os amorosos.
Quando se compra um apartamento novo, nas alturas, alguns compram lunetas e ficam vasculhando a vida alheia. Mas para ouvir o ruído dos sonhos basta abrir os ouvidos na escuridão.Os sonhos pulsam na madrugada.
Era uma vez um chinês que toda vez que sonhava com sua amada acordava perfumado. Deve ser por isso que, ainda hoje, o quarto dos amantes amanhece com um perfume de almíscar, lavanda e alfazema. E é comum achar troféus dos sonhos ao pé da cama de quem ama. Quando se abre a pálpebra do dia, aí pode-se ver um unicórnio de ouro e uma coroa de rubis.
À noite os sonhos dos amantes se cristalizam e de dias se liguefazem em beijos e lágrimas. Quem ama diz boa-noite como quem abre/fecha a porta de um jardim.
Não apenas como quem vigia, mas como quem vai para a colheita. Quando se ama, acontece de um habitar o sonho do outro, e fecundá-lo.
Affonso Romano de Sant Anna
Oiee...
ResponderExcluir"Ajude-me a atravessar esse sonho"... "Venha, sonhe esse sonho comigo", é bonito demais".
Beijos pessoinha Especial e bom dia!
OLA EDSON, BELISSIMO TEXTO...UMA LINDA ESCOLHA, ADOREI!!!!!!!!!!
ResponderExcluirQUE TENHA UMA BOA SEMANA ...
BEIJOS DE CARINHO, LUCIANA
Está lindo a psotagem de hoje!
ResponderExcluir"Na verdade, os amantes, quando são amantes mesmo, mesmo enquanto dormem se amam."
Verdade !
Que Deus te abençoe, te ilumine e proteja.
AME, AME MUITO, POIS AMAR É VIVER.
Fiquem com Deus,Beijos
ELIANE
Engana-se quem escuta o silêncio no quarto de quem ama!!
ResponderExcluirBela letra, incrível O texto, longo, mas um caminho doce, leve de percorrer, poesia exalando em todas as linhas, adorei andar por aqui, e beber dos deliciosos tetos. Com certeza, voltarei para bebericar desta fonte, bjos, bjos, bjosss
Essa crônica dos Amantes que dormem é linda
ResponderExcluir'O pé de um toca o pé do outro, a mão espalmada corre sobre o lençol
e toca o corpo alheio e, dormindo, se abraçam animados.
Quando isso ocorre, pode ter vários significados.
Talvez um tenha lançado um apelo silencioso ao outro:
"Ajude-me a atravessar esse sonho", ou: "Venha, sonhe esse sonho comigo", é bonito demais".'
Adorei
Marcia
Que lindo texto do Affonso, que singela 'tradução' do adormecer dos amantes.
ResponderExcluirAbraços da amiga
Lindo Parabéns. As vezes as pessoas, acham que estao envelhecendo e esquecem o fundamental, viver. Não só eles, mas os jovens, muitas vezes, tambem perdem a motivação pela vida.
ResponderExcluirSandra
Olá. Tudo bem com você Professor? Bem, nem sei como começar, verifico com felicidade que o seu espaço continua maravilhoso.
ResponderExcluirO amor só é pleno quando é mutuo, pode ser inimaginavelmente grandioso e belo durante essa universificada união.
Tem um belissimo coração pelas suas escolhas.Os textos que vc coloca aqui ou escreve sempre tem algo a nos dizer.
Bjs de amizade
Lucia
Aff que lindo.
ResponderExcluirO amor é o que nos impulsiona, nos da aquela alegria de viver.
Ultimamente ando com meus olhinhos brilhando ,coração pulsando mais rápido...ai é o amor.
Olá meu querido amigo blogueiro. obrigado pelos textos que a cada dia você nos brinda.
ResponderExcluirQuando os amantes dormem é tudo de bomm
O amor sempre em sua plenitude, um belo e prazerosos texto.
Beijinhos e uma semana de muitas realizações e paz.
Regina
Quantas reflexões nascem deste texto do incrivel Affonso. Marvilhoso texto.Por isso que quando o amor parte é tão difícil deitar com alguém outrora objeto do nosso amor.
ResponderExcluirUma boa semana e lindo o seu blog
Olá. Que lindos os textos do blog. Realmente, belas escolhas. Sempre com temas pertinentes. Adorei.
ResponderExcluirSobre o texto que acabei de lei, penso que fazemos amor todos os dias, a qualquer hora, em qualquer lugar, a hora que chegar a vontade, calma...p/ mim fazer amor é se dedicar a outra pessoa c/ amor,ajudando,educando,colaborando, sendo amável,etc...
Quando falam "Vamos fazer amor "na hora do sexo eu acho um absurdo, pois naquela hora o que menos se lembra é de amor e sim na vontade mútua de se entregar, de uma maneira plena e constante, sem limites, agora quando tudo acaba sim, você. olha p/ a pessoa que está em seu lado e aí sim vc. irá começar a fazer amor ,dizendo a ela o quanto ela é amada e desejada, o quanto aquela pessoa o faz feliz...entenderam meu ponto de vista...Vamos lá então!!!
Sobre o comentário feito pela chamada MAMUSKA, Entendi,mas na hora do sexo,vc pode não lembrar conscientemente do amor que sente pelo seu parceiro,mas está pondo em prática todo amor que sente por êle e não acho um absurdo,é apenas mais uma forma de demonstrar o quanto vc
ResponderExcluirama,além de ser no dia a dia amável,prestativa,ajudando,educando,etc.… várias formas de amor.Vc ama seus pais,seus filhos,familiares,amigos e ama também o seu parceiro,cada caso de formas diferentes,mas todas se chamam amor.
fazer amor pra mim é aquilo que vc disse , é praticar o bem a pessoa que vc ama, é desejar o bem mesmo ela estando longe, é demonstrar carinho ,afeto, pode não ser apenas no homem ou mulher , mas aos filhos , aos pais , aos amigos.
ResponderExcluirTem outro sentido tbm , que é de ir pra cama , que tbm é válido , afinal são duas pessoas que estão demonstrando amor na forma de sexo!!
Amei ler Edson Valério.O texto é longo...mais lindo.
ResponderExcluirSabe toda a vida defendi a ideia de que dormir junto tem muita mais intimidade que o ato de fazer amor, porque ali não existe nada calculado, é tudo inconsciente e se revela a verdadeira cumplicidade entre duas pessoas.
O sono de quem ama é sem dúvida o melhor de todos, como é bom saber que ao lado está a(o) companheira(o) a quem podemos confiar, a quem colocamos nossa força e coração à disposição, é muito raro eu dormir antes do meu Amor, pois amo vê-la adormecer e após isso digo bem baixinho.
ResponderExcluirDorme com Deus Te Amo, amanhã é dia de bater META.
Parabéns Edson pelo texto, seu blog está Show de bola.