09 outubro 2009

Agora é Tempo


Agora é tempo de perdoar, e perdoar significa limpar-se de toda e qualquer mágoa, significa ficar livre de amarras e pesos desnecessários, porque é tempo de seguir viagem, é tempo de buscar-se.
Nada é mais importante que um encontro com você mesmo, saber onde você quer chegar e como alcançar tal lugar.
Agora é tempo de amar sem barreiras e amar sem barreiras significa esquecer ofensas, deixar de lado velhos conceitos, preconceitos, esquecer o que passou, e até pessoas que te marcaram, pessoas que foram e carregaram pedaços de você, parece que mesmo longe continuam dentro de você.
São fantasmas vivos no armário do seu coração.  Agora é tempo de renovar-se, e renovar significa trocar o velho pelo novo, e tudo começa com a sua disposição, com o seu querer, se você realmente desejar uma coisa, e lutar por ela, se não for fruto apenas da sua obstinação, ela pode acontecer antes do final deste dia, e isso é mais do que acreditar, é viver pela fé, é ter a certeza de que você é novo a cada instante, e merece ser feliz.
Agora é tempo de valorizar, e a valorização é o crédito que damos para alguém, para alguma situação, e nesse momento, nada tem mais valor que a sua vida, valorize-se, dê mais crédito para suas capacidades, diga bem alto: eu mereço coisa melhor!
E assim, começando essa revolução de dentro pra fora, as pessoas vão reconhecer o seu devido valor, mesmo no silêncio profundo dos teus olhos, porque eles dizem tudo de você...

Paulo Roberto Gaefke

10 comentários:

  1. Solange9/10/09

    Pessoa que tem a falta de perdão não só é prejudicial como é contagioso,pois contamina a alma daqueles que o rodeiam,com comentários rancorosos;ou torna-se como um vírus contagioso ou em um ser solitário que ninguém consegue suportar!Por isso o diabo joga sujo para que nos tornemos pessoas rancorosas, incapazes de perdoar!!!só quem tem o Espírito Santo tem cosciência do valor do perdão!!!
    Solange

    ResponderExcluir
  2. Maria Eunice9/10/09

    Nossa. A postagem de hoje é pra valer,hein?. Falar do perdão..nossa.
    Perdão significa apagar, suprimir o que é devido, abandonar o ressentimento, reabilitar a pessoa, desobrigar de um débito, cancelar o castigo; aceitar pessoalmente o preço da reconciliação, retirar as queixas contra quem o magoou e esquecer as conseqüências emocionais daquela mágoa.
    Não significa apenas dizer “eu lhe perdôo”, mas esquecer as conseqüências emocionais da mágoa, fazer com que não haja mais ressentimentos, não importa o quanto apreciemos abrigar sentimentos de rancor.
    Perdão também significa desistir ou dar de mão. Se alguém violenta seus direitos, o perdão é desistir do direito de reagir e de pagar na mesma moeda, não importa o quanto sinta que a vingança é justificada. Perdoar é mostrar misericórdia, não exigir justiça.
    Por tudo isso, eu lhe pergunto: “É fácil perdoar?” E talvez você me responda: “Não”. Só que sem o perdão, fica difícil sustentar uma união. Então você se depara com uma encruzilhada: não perdoar, e viver rancoroso, cheio de ressentimentos e infeliz, com o risco de destruir o casamento... ou perdoar e restaurar o relacionamento, e juntos, lutarem pela plena felicidade conjugal. A decisão final sempre será sua.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo9/10/09

    É gente. O perdão realmente é divino, mas só passa a ter verdadeiro significado quando o perdoado exclusivamente se arrepende e visivelmente demonstra isso. Agora quem perdoa, precisa está convicto disso, buscando agir com atitude exemplar, inclusive esquecendo de tal forma, como se nada tivesse acontecido.
    Não se deve perdoar por amor, ou qualquer outro sentimento condicionado, deve-se perdoar sem obter nada em troca, gratuitamente, para que o perdoado note real significado. Agora, se o perdoador, condiciona qualquer coisa, aí já não é mais puro perdão e sim, uma fuga melancólica.
    Na medida que haja disposição de querer e pureza de atitudes coincidindo com o pensamento mútuo, aí sim o perdão é válido. Pra mim não significa minimizar nenhum dos dois e sim excluir definitivamente, quando se fala de perdão eu falo de apagar naquele momento da minha mente que aconteceu definitivamente, daí para frente é um novo começo.

    ResponderExcluir
  4. Olá. Não poderia de participar. Trouxe algumas consideracoes sobre o perdão.
    Perdoar significa tratar bem àquele que nos tratou mal.
    Não é necessário gostar dele (isso seria masoquismo) nem deixar de sentir mágoa.
    Perdoar significa pedir a Deus pela pessoa que nos ofendeu.
    Amanhã, esta mesma pessoa pode ser a única a nos estender a mão. Amizade e inimizade são situação temporárias.
    Aquele que hoje é seu amigo pode não se aproximar, quando você estiver no fundo do poço.
    Perdoar significa não levar muito a ofensa em consideração.
    Disse o maior psicólogo de todos os tempos: "Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem".

    ResponderExcluir
  5. Marcilene9/10/09

    Ixii complicado isso.
    Pra mim é minimizaar magoa.O rancor e magoa..são diferentes..
    Quando a gente gosta de verdade de alguuem..e esse alguem pisa na bola..a gente fica magoado..pois nãom esperava aquilo da pessoa..não é rancor..é magoa mesmo..pela pessoa..nãom ter sido " tudo aquilo que a gente esperava ".
    Mas claro..ki memso que a gente queira perdoar..de coração..nãom da pra esquecer o acontecido né? Com o tempo..vai amenizando..mas uma simples palavra..infelizmente..nãom apaga o passado né ?
    Msas o tempo ameniza..e o esquecimento...aos poucos nos invade..mais nunca se apaga totalmente. Portanto, perdoar..perdoar..é complicado

    ResponderExcluir
  6. Regina9/10/09

    Ahh vou participar também. Afinal, seu blog é pra gente colocar tudo pra fora né mesmo.Prá mim... vejo que perdoei quando a própria pessoa vem me dizer (arrependida ou não) do fato passado e vejo- com alegria - que nem me lembro dele.
    Tenho dificuldade de perdoar, por isso me alegra muito quando percebo que não me recordo da mágoa e nem do rancor que senti em tal caso.
    Não tenho problema algum em pedir desculpas, em me retratar de qq coisa que veja que errei... mas... que perdoar é difícil... ah... isso é!
    Bjs e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  7. R . A.9/10/09

    Então, você já perdoou alguém na vida? Já se perdoou por alguma coisa? Já pediu perdão, Edson?
    Difícil isso... Tem horas que eu acho que só o tempo é capaz de habilitar a capacidade do perdão,tem horas que eu tenho certeza que perdoar é um ato de escolha,e que o tempo se encarrega de apagar as mágoas.Prefiro mil vezes a segunda opção.
    Tenho um ex que ainda se lembra de coisas que me fizeram sofrer e pede desculpa e eu sempre falo assim: “deixa o que aconteceu ontem, no ontem”.
    Nem sempre eu digo isso com sinceridade, mas sempre batalho para cumprir essa minha própria lei.Não precisa ser só com relacionamento amoroso.
    Pode ser com uma amiga, um parente, uma situação (não estou falando de engolir sapos e aceitar tudo, não confundam as coisas).
    Perdoar e esquecer não significa “confiar cegamente mais uma vez”, mas faz você se libertar de cargas desnecessárias na sua vida.
    Por que passar meses pensando no que fizeram de ruim para você? Está feito.
    Você não pode desfazer. Só te resta seguir em frente e quanto menos peso você carrega, mais rápido você chega, seja lá para onde você queira ir.
    Pedir perdão? NOOSSAAA que difícil para mim.
    Pedir desculpas implica em admitir que eu errei. Logo eu, que sempre ando na linha. Mas também é ato de escolha e precisa de exercício. Tenho alguns incompletos esperando a minha coragem aparecer.
    Mas, talvez, o mais difícil é perdoar a si mesmo, pois eu fico pensando em passos que dei em falso, em coisas que poderia não ter dado tanta atenção assim.
    Quando eu aprender esse último exercício, eu venho aqui contar como faz (embora eu nem tenha a resposta para os outros).

    Beijos e um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  8. Oiee...9/10/09

    Oiee...pessoinha especial!
    Fazer as pazes com quem nos magoou e com
    nós mesmos é o segredo para o equilibrio interior.
    Assim como o amor, o perdão não é algo que se "dê"
    ao outro, mas um presente vital que damos a nós mesmos.
    Beijos procê...

    ResponderExcluir
  9. Telma9/10/09

    Muito bom os comentários heim!!!!

    "Ter perdido tempo na vida é uma dor em muitas consciências.
    São muitos os que lamentam não ter feito o que deveriam, não haver aproveitado as grandes oportunidades, ter tomado atitudes que lhes trouxeram grandes prejuízos (quando tinham tudo para acertar), não ter trabalhado a favor dos outros e assim por diante.
    Mas sempre é tempo de recomeçar, de se orientar e se dispor a fazer tudo de novos modos, pondo boas emoções na vida.
    Vamos lá!
    Arregace as mangas e mãos à obra!"
    (Lourival Lopes)

    Ps: adorei a mudança nos comentários, rsrsrs, "...românticos comentaram", ficou mais charmoso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Anônimo10/10/09

    A BÍBLIA E O CELULAR

    Já imaginou o que aconteceria se tratássemos a nossa Bíblia do jeito que tratamos o nosso celular?
    E se sempre carregássemos a nossa Bíblia no bolso ou na bolsa?
    E se déssemos uma olhada nela várias vezes ao dia?
    E se voltássemos para apanhá-la quando a esquecemos em casa, no escritório?
    E se a usássemos para enviar mensagens aos nossos amigos?
    E se a tratássemos como se não pudéssemos viver sem ela?
    E se a déssemos de presente às crianças?
    E se a usássemos quando viajamos?
    E se lançássemos mão dela em caso de emergência?
    Mais uma coisa:
    Ao contrário do celular, a Bíblia não fica sem sinal. Ela 'pega' em qualquer lugar.
    Não é preciso se preocupar com a falta de crédito porque Jesus já pagou a conta e os créditos não têm fim.
    E o melhor de tudo: não cai a ligação e a carga da bateria é para toda a vida.

    ResponderExcluir

Comente o texto.
Dê sua opinião ou deixe sua poesia, crônica, poema...