16 outubro 2009

A arte de ser feliz


HOUVE um tempo em que a minha janela se abria para um chalé. Na ponta do chalé brilhava um grande ovo de louça azul. Nesse ovo costumava pousar um pombo branco. Ora, nos dias límpidos, quando o céu ficava da mesma cor do ovo de louça, o pombo parecia pousado no ar.
Eu era criança, achava essa ilusão maravilhosa e sentia-me completamente feliz.
HOUVE um tempo em que a minha janela dava para um canal. No canal oscilava um barco.
Um barco carregado de flores. Para onde iam aquelas flores? Quem as comprava? Em que jarra, em que sala, diante de quem brilhariam, na sua breve existência? E que mãos as tinham criado? E que pessoas iam sorrir de alegria ao recebê-las? Eu não era mais criança, porém a minha alma ficava completamente feliz. HOUVE um tempo em que minha janela se abria para um terreiro, onde uma vasta mangueira alargava sua copa redonda.
À sombra da árvore, numa esteira, passava quase todo o dia sentada uma mulher, cercada de crianças. E contava histórias. Eu não podia ouvir, da altura da janela; e mesmo que a ouvisse, não a entenderia, porque isso foi muito longe, num idioma difícil. Mas as crianças tinham tal expressão no rosto, a às vezes faziam com as mãos arabescos tão compreensíveis, que eu participava do auditório, imaginava os assuntos e suas peripécias e me sentia completamente feliz.
HOUVE um tempo em que a minha janela se abria sobre uma cidade que parecia feita de giz. Perto da janela havia um pequeno jardim seco.
Era uma época de estiagem, de terra esfarelada, e o jardim parecia morto. Mas todas as manhãs vinha um pobre homem com um balde e em silêncio, ia atirando com a mão umas gotas de água sobre as plantas.
Não era uma regra: era uma espécie de aspersão ritual, para que o jardim não morresse.
E eu olhava para as plantas, para o homem, para as gotas de água que caíam de seus dedos magros e meu coração ficava completamente feliz.
MAS, quando falo dessas pequenas felicidades certas, que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem, outros que só existem diante das minhas janelas e outros, finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim.

Cecilia Meirelles

10 comentários:

  1. Oiee...16/10/09

    Oiee...
    O universo do olhar é vasto e misterioso.
    As vezes, pessoinha especial, como o amanhecer de hoje:
    ...chuvinha gostosa, vento fresquinho, barulhinho da
    chuva no telhado, o verde mais verde das arvores, os
    passarinhos acordando com preguiça, a musica tocando
    baxinho no rádio, o cheirinho do cafézinho misturado
    ao cheiro de terra molhada... o dia nasceu... eu abro
    a janela e ...é lindo o que vejo!
    Beijos...beijos e bom dia!

    ResponderExcluir
  2. Maria Eunice16/10/09

    Acorde todas as manhã com um sorriso. Esta é mais uma oportunidade que você tem para ser feliz. Seja seu próprio motor de ignição. O dia de hoje jamais voltará. Não o desperdice, pois você nasceu para ser feliz! Enumere as boas coisas que você tem na vida.
    Ao tomar consciência do seu valor, você será capaz de ir em frente com muita força, coragem e confiança!
    Trace objetivos para cada dia. Você conquistará seu arco-íris, um dia de cada vez. Seja paciente. Não se queixe do seu trabalho, do tédio, da rotina, pois é o seu trabalho que o mantém alerta, em constante desenvolvimento pessoal e profissional, além disso o ajuda a manter a dignidade.
    Acredite, seu valor está em você mesmo. Não se deixe vencer, não seja igual, seja diferente. Se nos deixarmos vencer, não haverá surpresas, nem alegrias. Conscientize-se que a verdadeira felicidade está dentro de você. A felicidade não é ter ou alcançar, mas sim dar.
    Estenda sua mão. Compartilhe. Sorria. Abrace. A felicidade é um perfume que você não pode passar nos outros sem que o cheiro fique um pouco em suas mãos. O importante de você ter uma atitude positiva diante da vida, ter o desejo de mostrar o que tem de melhor, é que isso produz maravilhosos efeitos colaterais. Não só cria um espaço feliz para o que estão ao seu redor, como também encoraja outras pessoas a serem mais positivas.
    O tempo para ser feliz é agora. O lugar para ser feliz é aqui!

    Do site "A Jornada"

    ResponderExcluir
  3. Juliano16/10/09

    Este texto de autoria da Leticia, tem tudo a ver com a mensagem da Cecilia Meirelles.
    Para ser feliz, aprenda a rir de si mesmo. Isso vai te tornar uma pessoa mais agradável para os que te cercam e vai te ensinar a ver a vida com menos seriedade.
    Rir não é só o melhor remédio, é um tratamento completo. Ria, ria sempre. Aprenda que os outros não são responsáveis pelos seus problemas; eles podem até oferecer um ombro, mas cada qual carrega a sua cruz; porém saiba que quem te oferece um ombro é o tesouro mais precioso que você poderia encontrar.
    Aprenda também que você não é responsável pelos problemas alheios. Oferecer a mão, o ombro, o sorriso fará de você um bom samaritano e o melhor dos amigos, mas jamais você poderá viver o que não te pertence. Cada um de nós deve viver e conviver com as conseqüências dos próprios atos.
    Aprenda que decepções e mágoas fazem parte do caminho, como ervas daninhas. Ninguém está livre delas e de uma maneira geral chegam quando mais precisamos ver e sentir as flores. Porém quando conseguimos vencê-las o campo fica muito mais bonito de se olhar e sentir.
    As rosas não são menos belas por possuírem espinhos. Portanto, não exija de si mesmo e nem dos outros a perfeição. Seja apenas o que você é, seja verdadeiro. Os que te amarem além da sua aparência serão aqueles pelos quais sua vida vai valer a pena.
    Seja apenas isso: feliz! Com arte, com cor, com muito bom humor. As coisas simples são normalmente as que pensamos por último, mas geralmente são a base de uma vida equilibrada.

    Letícia Thompson

    ResponderExcluir
  4. Anônimo16/10/09

    Acorde todas as manhãs com um sorriso. Esta é mais uma oportunidade
    que você tem para ser feliz. Seja seu próprio motor de ignição.
    O dia de hoje jamais voltará. Não o desperdice, pois você nasceu para ser feliz!
    Enumere as boas coisas que você tem na vida. Ao tomar consciência do seu valor, você será capaz de ir em frente com muita força, coragem e confiança!
    Trace objetivos para cada dia. Você conquistará seu arco-íris, um dia de cada vez.
    Seja paciente...
    Não se queixe do seu trabalho,do tédio, da rotina,pois é o seu trabalho que o mantém alerta, em constante desenvolvimento pessoal e profissional, além disso o ajuda a manter a dignidade.
    Acredite, seu valor está em você mesmo.
    Não se deixe vencer, não seja igual, seja diferente.Se nos deixarmos vencer,não haverá surpresas, nem alegrias...
    Conscientize-se que a verdadeira felicidade está dentro de você.
    A felicidade não é ter ou alcançar, mas sim dar.Estenda sua mão.
    Compartilhe. Sorria. Abrace.A felicidade é um perfume que você não passa nos outros sem que o cheiro fique um pouco em suas mãos.
    O importante de você ter uma atitude positiva diante da vida, ter o desejo de mostrar o que tem de melhor, é que isso produz maravilhosos efeitos colaterais.
    Não só cria um espaço feliz para os que estão ao seu redor,como também encoraja outras pessoas a serem mais positivas.
    O tempo para ser feliz é agora. O lugar para ser feliz é aqui!

    Roberto Shinyashiky

    ResponderExcluir
  5. A felicidade não depende de algo, ou de alguém ou de uma determinada situação. É difícil entender isso qdo queremos algo e achamos que sem "aquilo" não é possível ser feliz.
    Se a nossa felicidade depender de algo ou de alguém provavelmente nunca seremos felizes.
    Acho que a felicidade está na forma de viver. Procure ser feliz com o seu corpo, com o seu trabalho, com sua família, com aquilo que vc tem. A felicidade está mais perto do que nós podemos imaginar...

    Um abração!

    ResponderExcluir
  6. Sobre a arte de viver e ser feliz é só descobrir por que voce nao e feliz!
    Se voce é feliz, nao faria esta pergunta, portanto, sejamos todos felizes...e muito

    ResponderExcluir
  7. Anônimo16/10/09

    Para se viver bem é preciso saber viver.
    Ser honesto e tratar bem as pessoas, procurar ser feliz e resolver todos os problemas com a calma que eles merecem.

    ResponderExcluir
  8. Darei uma resposta bem particular e q considero a melhor solução!
    O jeito mais sensato de se viver melhor,é aceitando à Jesus Cristo como seu único salvador,pois as demais coisas te serão acrescentadas!
    Abrços!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Marcia16/10/09

    Conhecer-se a si mesmo. Desfrutar de seus Dons, sua capacidades e se identificar com Deus. Assim vc ira viver sua liberdade, que é o principal para viver bem.

    ResponderExcluir
  10. Magaly16/10/09

    Para viver bem meu amigo Edson, é conseguir deitar a cabeça no travesseiro à noite e dormir um sono tranquilo e sem culpa, ciente de que o seu dia foi vivido com honestidade e dignidade.

    ResponderExcluir

Comente o texto.
Dê sua opinião ou deixe sua poesia, crônica, poema...