01 outubro 2009

Amores impossíveis...


O que torna os amores impossíveis mais bonitos é justamente a impossibilidade.
A impossibilidade atrai.
A dificuldade nos impulsiona, nos motiva. Exatamente como o perigo.
As pessoas gostam de se medir às dificuldades porque têm necessidade de provar que são mais fortes. Assim, quanto mais difícil, mais o amor parece ser grande, excepcional e único. E quem não quer viver algo grande, excepcional e único?!
Num amor impossível cabem todos os sonhos, todas as perfeições, o mínimo detalhe é idealizado. Colocamos na nossa cabeça que aquela pessoa é exatamente o que esperamos da vida, mesmo se tudo parece contra. Ele fica pra sempre, mesmo se outros amores vêm e vão depois... e deixa aquela sensação de inacabado que nos persegue pra sempre. 
Creio que no quebra-cabeças da vida é aquela pecinha que fica faltando para completar o todo. E mesmo que as outras peças estejam lá, é aquela que falta, só aquela que deixa aquela dorzinha estranha que a gente não sabe definir, mas que sente de forma tão nítida e clara.
Acontece de um amor impossível tornar-se possível e isso quase sempre rouba a magia do sentimento.
Inconscientemente muitos sabem disso, o que leva pessoas a preferirem viver um impossível que dá satisfação que um possível que pode abrir os olhos para a realidade.
Porque uma vez que o amor torna-se possível, acaba a expectativa, acaba o sonho... e o homem foi feito pra ter sonhos, pra esperar por eles!
O que explica o porquê de uma pessoa amar outra pela eternidade e nunca se declarar, de certos amores virtuais preferirem continuar no virtual. 
Um amor impossível pode marcar uma pessoa mais que toda uma vida vivida ao lado de outra.
E no outono da vida, quando o passado se faz mais presente que o próprio presente, é aquele amor que vai fazer brilhar os olhos e lembrar ao coração que ele ainda bate.
O impossível é belo!... como o arco-íris, o horizonte, o céu, o infinito!... que mantém acesa a chama no coração do homem e o faz sentir-se vivo.


Letícia Thompson

22 comentários:

  1. O que torna os amores impossíveis mais atraentes é justamente a impossibilidade. Esta atrai.

    A dificuldade de não ter a pessoa que desejamos nos impulsiona, nos motiva. Funciona exatamente como o perigo. Muitas pessoas fazem isso para provar sua força, sua capacidade de conquista. Quanto mais difícil e distante, mais o amor parece ser grande, excepcional e único. E quem não quer viver algo grande, excepcional e único?
    Em um amor impossível cabem todos os sonhos, todas as perfeições e personagens, o mínimo detalhe é idealizado. Construímos uma imagem em nossa cabeça, que aquela pessoa é única, e é exatamente o que passamos a vida inteira procurando, mesmo que tudo pareça contra.
    Um amor impossível marca pra sempre, mesmo se outros amores vêm e vão depois. Ele sempre deixa aquela sensação de vazio, de inacabado, mau resolvido. E tudo que é mau resolvido, preocupa, incomoda e atormenta. Pois, junto dele, vem a dúvida do e se (e se eu tivesse tentato, tivesse feito diferente). É difícil conviver com uma ilusão. Pois a ilusão não tem resposta, ela não é sim nem não. Ela é meio termo e o meio termo atormenta as pessoas.
    Acontece de um amor aparentemente "impossível" se tornar possível e isso quase sempre rouba a magia do sentimento. Inconscientemente muitos sabem disso, o que leva as pessoas a preferirem viver um impossível que dá a satisfação que um possível só poderá abrir os olhos para a realidade. Porque uma vez que o amor torna-se possível, acaba a expectativa, acaba o sonho. E o homem foi feito para sonhar.
    Um amor impossível é forte, resiste ao tempo, ele pode marcar uma pessoa mais que toda uma vida vivida ao lado de outra. Portanto liberte-se desta ilusão.

    Fernando Carrara

    ResponderExcluir
  2. Constatação

    Se impossível, É palavra , Fugindo do meu possÍvel, Resta ainda o beijo não dado E o desejo sufocado.
    Resta ainda a saudade E a vontade De quebrar regras E tradições
    É ser sua, Nem que seja Por um momento.
    Mesmo se nada resulta Dessa longa espera Resta ainda o fato Que eu te amo.

    Letícia Thompson

    ResponderExcluir
  3. Ana Lucia1/10/09

    ADOREI
    Grande estilo..
    Lúcida, forte,reconhecedora do amor e suas nuances. Estas autora merece sempre os parabéns.
    E claro, elogiando também este blog. Cada vez melhor...parabéns

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Edson.....lindo o texto e por coincidência eu hoje acordei pensando no meu "amor" impossivel e lendo alguns textos esse que você publicou hoje é o que retrata o mais fiel lado desse sentimento.
    Meu amor impossivel se arrasta por longos 15 anos, e a cada ano se torna mais impossivel ainda quanto mais difícil, mais o amor parece ser grande, excepcional e único.
    Estou rindo aqui comigo mesmo, mas é exatamente isso que vejo dentro de mim, hoje já não sofro a dor desse amor como antes, mas a saudade do cheiro, do olhar, da respiração que a todo instante vem na minha memória, faz com que eu sinta algo estranho, que as vezes até levanta meu astral, mesmo a distância que nem é tão grande assim me atrai.
    Estranho né, as vezes acho que é quase tortura ou então por ter a certeza de que também sou um amor impossivel, tenho esse sentimento. Como pode duas pessoas, saberem o que um sente pelo outro e mesmo assim ver isso como impossivel?
    Ai nem eu entendo, só sei que os rumos foram diferentes, mas o passado tá bem presente e como não conheço o futuro, continuo com o meu amor impossivel aqui dentro de mim.

    ResponderExcluir
  5. Aparecida1/10/09

    Hoje vou falar de sentimentos, expor meu intimo.Não é raro ouvirmos falar sobre histórias de amor mal resolvidas.
    São aquelas relações que, por qualquer motivo, não deram certo, terminaram, as partes separaram-se, cada um foi para seu lado.
    A vida seguiu o seu curso, apaixonaram-se novamente, sofreram mais uma vez, ou muitas, eventualmente casaram-se, tiveram filhos, viveram coisas totalmente paralelas. Mas a história está lá, no que eu chamo de " canto escuro do coração".Uma vez ou outra geralmente quando a vida está destemperada ou por puro egoísmo abrem-se os "baús de recordações" e dão de cara com ela: a história mal resolvida, o conto de fadas que não se realizou. Então fantasiam um romance perfeito. Esquecem o que os fez romper, deixando para trás aquela pessoa. De repente, ela é o parceiro ideal. Na imaginação fugaz, não tem defeitos, não envelheceu, jamais errou: virou um ser etéreo, personagem de uma memória que só abarca o sonho. Dentro desse cenário "o que não foi" é o que realmente incomoda. E cria corpo. O "como teria sido se…" Começa a andar ao encalço quando se rejeita a realidade: ele agiganta-se e toma o leme. As rédeas de duas vidas, ou mais, correm o risco de pararem nas mãos de um destino inventado. Por que estou escrevendo sobre isso?
    Ora, porque conheço algumas histórias assim e eu mesma já vivi uma assim. Os envolvidos dizem que estão "tatuados" por aquele amor e que, mesmo que o esqueçam, o superam, o deixam para lá, a "tatuagem" os chama de volta. Mas não, não vou correr mais atrás desse amor, não existe mais tempo para isso, não existe forma de recuperar o tempo perdido... isso não daria certo... não seria certo. É uma união quase impossível, eu diria não podemos esquecer de avaliar quem é o outro depois que seguiu um caminho o qual não tivemos acesso, não podemos esquecer, inclusive, que não somos mais, nós mesmos, os mesmos de meses atrás ou de cinco, dez, quinze, vinte anos passados. Entretanto, não adianta alertar o coração: precisamos passar pela frustração para entender que alguns amores simplesmente têm dia e hora marcados para acabar, e uma vez de frente a esse momento, murcham, morrem, extinguem-se. Deixam marcas, saudades, lembranças, mas não nos pertencem mais. É pena que muita gente viva nesse círculo vicioso do irrecuperável, em tentativas vãs, que só causarão mais dor. Ao invés de irem em frente, pés no chão, preferem focar-se no devaneio louco que acabará por levá-las para dentro de si mesmas com a irremediável pergunta: "O que estou fazendo comigo?"
    Pena não tive sorte neste sentido: não fechei todos os ciclos. Olho para a minha história de amor com carinho, sei que ela foi vivida intensamente, talvez não tanto como deveria ter sido, mas infelizmente não guardo a certeza de que ficaram onde devem ficar: no passado. Sem ilusões…"
    Queria poder dizer a ele o quanto seu amor me fez feliz pelo tempo que nos foi dado... Que desejo a ele tudo de melhor nessa vida... Mesmo que eu não possa fazer parte desse melhor... E pedir perdão pelo meu egoismo em ter feito a escolha sem ter dado qualquer opção a ele... Espero ter feito as escolhas certas... Por amor a ele...

    Krika Muniz

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo1/10/09

    Sendo o amor um sentimento nato em todo ser, terá quantidade similar de tentativa de definições, tornando-se ao fim indefinido por si só. O amor na sua concepção universal é igual em sua forma de sentir, e assim deveria ser nas relações afetivas entre amantes, mas nesse caso existem outros ingredientes da personalidade de cada um e aí é que residem as diferenças, as dificuldades ou facilidades na vivência dos grandes amores. Saber dosar e ingredientes como possessividade, liberdade, insegurança, necessidades, jeito de viver e outros fatores inerentes a individualidade do ser, é um grande passo para que o amor afetivo dos amantes seja vivido em toda sua plenitude, sem senhores e escravos. É na condição de liberdade que o amor faz com que dois seres sintam-se como se um fosse a metade do outro.

    Tahyane

    ResponderExcluir
  7. Maria1/10/09

    Amar é complementar-se.
    É querer o bem de quem se ama além do nosso. As mãos dão-se com frenesi e com anseio se colam, mas os olhos fixam-se na mesma rota, distintos. É dura a estrada da vida. Se seguimos amados e amando, temos e damos incentivo e amparo.
    É uma fusão que não destrói mas antes engrandece os dois companheiros. E quanto maior for essa cumplicidade, maior será a confiança. Estaremos simultaneamente presos e libertos.
    Seguros de nós e do outro. Em sincronia. E quanto maior a dádiva, mais cresce cada um dos amantes e mais o amor se afunda. Se prolonga além da paixão, que foi princípio e se reacende viva como a chama do lar cada vez que o ato de amar se consuma.
    Sem extinguir-se jamais, prolongando-se além vida!

    Maria Petronilho

    ResponderExcluir
  8. Anônimo1/10/09

    O amor é eterno, mas não basta amar, o que mais temos são ilusões. Sentimentos afundam no mar.
    A nossa consciência grita, a pele precisa do suor do outro, da pressão divina da carne. Desejamos ser amados, com doçura e loucura. Num jato tudo se resume. Os dias passam, as rugas surgem, os filhos crescem. Esta seda animal cobre nossos corpos, como numa viagem para o paraíso. Viver é amar, tocar a pureza da flor, sentir a natureza, conquistar a dor. Ver o quanto de nós fica em outra pessoa.

    Assis

    ResponderExcluir
  9. Gilmar1/10/09

    Ah amor, amor... O mais profundo dos sentimentos, sim.
    E também o mais complicado. Sim, complicado. Imagino o amor como uma estrada.
    Uma linda estrada cercada por flores, belas paisagens, passarinhos cantando. Mas... Não, não espere uma estrada em linha reta, asfaltadinha, sinalizada, certinha, pois o amor, jamais será exato como dois é a raiz quadrada de quatro. Não.
    O amor é inexato e muito me admira que a maioria dos poetas busquem rimas quando querem falar de amor. Melhor deixar correr solto.
    Nada de expectativas. As expectativas e os sonhos são inimigos do amor. Deixando fluir talvez... Ah, quem sabe!!! Além daquela curva que surge inesperada depois de algumas lombadas e buracos pode estar uma bela surpresa.
    De repente alguém te abre as portas do carro, te dá uma carona e a viagem pela estrada do amor é mais tranqüila. Viagem tranque-la... Humpf, isso nunca.
    Talvez o que complique essa história de amor são as expectativas. E as teorias. Melhor deixar correr solto... Quem sabe? E um dia...

    Fatima Dannemann

    ResponderExcluir
  10. Oi...sobre o assunto de hoje eu vivi um amor impossível durou 3 anos e acabou por razões extremas, mas olha deus deu uma coisa ao homem a sabedoria e com ela o homem tem poder de ensinamento, ou seja o Fato de sermos menos intelectuais que outrem, não nos faz piores nem melhores, apenas diferentes. É nisso que tens que acreditar quando há amor, nós damos,recebemos,ensinamos e aprendemos e lutar faz de nós autonomos em todos os sentidos. Por isso se é dinheiro, trabalhe, mais se é inteligência, aprenda, se é educação se eduque .na vida tudo é possivel basta desejarmos e lutarmos ,bem como acreditarmos em nós mesmos. Somos capazes... nunca tenha medo de entrar numa guerra, pois como ser humano já tem uma -VIVER, por isso amigo coragem!!!

    ResponderExcluir
  11. Maria ( apelido()1/10/09

    Após ler o texto de hoje, de Leticia, confesso....tenho (ou tinha) uma amor impossível, sim...
    É uma situação desagradável, Mas são cosias que acontecem, temos que passar por elas. E de um jeito ou de outro, tentar ser feliz.
    Sou (ou era) apaixonada por um grande amigo, e ele sabe, ja contei pra ele, e ele me deu uma prova enorme de amizade, acreditanto e não rindo de mim (bom, ao vivo, não sei o que ele fez, já que foi por msn, pois não da pra coversar ao vivo ja que ele mora em outro país (; ) e me disse que a gente poderia ser até mais amigo depois dessa...
    Enfim, me ajudou muito, pois fiquei sabendo que não o perderia... O fato de eu não saber se ainda estou apaixonada, é que de fato, nunca soube, desde a última vez que o ví... sentí como se não tivesse sentindo nada... Mas antes, quando estava longe. Não sei, acho que misturou saudade, talvez.Agora estou com medo de perde-lo, semrpe tive esse medo de rejeição.Não sei é um ciúme estranho, falta, sei lá...
    Quando ele voltar, veremos, ne...
    Nossa..perceberam comno estou enrolada...nossa

    ResponderExcluir
  12. Olá Edson Valerio, tudo de bom......
    Adorei o texto que você inseriu hoje no blog(falei dificil, rsrs)
    Aliás gosto bastante do seu espaço com poesias, textos...muito bacana. O texto AMOR IMPOSSÍVEL, me deu uma agitada hoje...me fez lembrar o quanto sofri pior um amor imopossuivel.

    Abraços

    Luíz

    ResponderExcluir
  13. Regina1/10/09

    Adorei esse texto!É importante amar, e talvez seja tão importante quanto, saber como amar.
    Acredito que uma grande prova de amor, é amar sem esperar nada em troca, quem ama quer ver o ser amado feliz, independente de estar ou não ao seu lado.
    Essa é uma opinião pessoal.

    Lindo o seu blog

    ResponderExcluir
  14. Cesar1/10/09

    Bom dia. Encontrei este texto e ele vale muito para quem está sofrendo por algo dificil,..,.ou impossivel. ´
    E um teto que nos coloca uma grande lição.
    Se você ama alguém que não lhe pode corresponder, lembre-se daqueles que não têm um amor ao menos para chorar suas lágrimas. Se o amor é uma conquista, alguns ainda não a alcançaram.
    Se a pessoa que você ama já tem compromisso, evite viver uma relação paralela que poderá machucar seu coração. Nossos sentimentos comandam nossa vida, deixá-los à deriva é perigo para nossa própria sobrevivência.
    Ninguém que se aventura numa relação paralela consegue dela sair sem marcas. Os motivos que levam alguém a tal aventura geralmente se enraízam em vidas passadas.
    Quem ama nem sempre consegue correspondência com o ser amado. Às vezes nos deparamos com os amores platônicos ou não recíprocos. Respeitar os limites do outro é fundamental para nosso equilíbrio psíquico.
    Quando você se deparar com um amor proibido atravessando seu percurso de vida, olhe para si mesmo e conscientize-se de que você não merece pagar preço tão alto por uma ligação que não possa ser postergada.
    Se o seu amor não é correspondido ou é platônico e o outro não sabe nem lhe dá atenção, não espere que um milagre resolva a situação. Lance-se ao seu próprio destino buscando realizações superiores.
    Não lamente a saída de alguém de sua vida. Reenquadre a posição que você deve ocupar na vida perante o futuro, sem aquela pessoa. O outro que saiu, apenas desocupou o espaço por você constituído. Permita que algo nobre ocupe devidamente aquele lugar.
    Se você se encontra em solidão, observe à sua volta e verá que, mesmo acompanhada, muita gente está só. A companhia do amor é a paz da consciência e o pensamento voltado para o futuro.
    Muitas vezes tetantamos colocar num ponto máximo de nossa vida, o amor a uma pessoa em lugar do amor a Deus, à vida ou, até mesmo, a si próprio.
    O amor não correspondido é aquele que devemos esquecer a fim de buscarmos outro amor, que preencherá nossa vida de felicidade e paz. A fixação nele é porta aberta à obsessão e a anulação de si mesmo.
    O amor impossível nos aprisiona e nos faz estacionar diante da vida. Sua presença em nossa consciência e em nosso coração, impede-nos de crescer e evoluir.
    Jesus nos ensinou que o amor é sempre possível àquele que pensa no bem.

    Adenáuer Novaes

    ResponderExcluir
  15. Oiee...1/10/09

    Oiee...
    Ai Professor... eu não concordei muito com esse texto e se você me permitir eu queria muito me expressar.
    O texto começa sobre um amor impossivel mas que ainda NÃO FOI VIVIDO e se encontra no desejo de o ser ... mas isso é lindo, amor é sempre amor e quando ele ainda está nascendo, fazendo-se ser descoberto ele é fantástico, porque nos transforma em pessoas especiais, sabe tipo aquela que derepente sorri a toda hora, brinca com todos e volta a ser criança vendo o mundo mais colorido!
    ...eita coisa boa...mas, não vi o impossivel nisso...

    Depois vem :- Porque uma vez que o amor torna-se possível, acaba a expectativa, acaba o sonho... e o homem foi feito pra ter sonhos, pra esperar por eles!

    Eu não concordo com isso, pois uma vez que um AMOR desejado aconteça e se torne possivel, as expectativas, os sonhos se tornam ainda mais fortes, afinal duas vidas apaixonadas se uniram e juntos a magia é muito maior e, se acaso as expectativas e os sonhos se acabarem... bom então não se trata de um amor impossivel que se tornou possivel e por isso perdeu o encanto, afinal ele só é impossivel quando uma pessoa apenas ama.
    Na verdade o amor que acabou nem era amor e sim simplesmente desejo,atração,curiosidade...

    Pois o AMOR-VERDADEIRO, jamais distruiria sonhos, expectativas,afinidades,respeito ou qualquer outra força que os levaria para a felicidade,quando digo amor verdadeiro é porque ele é sentido dos dois lados.

    Ou eu sou muito boba e romântica quando se trata de amor...
    Ou esse texto tem algo errado...
    E se o homem foi feito pra ter sonhos, pra esperar por eles!
    Ele também foi feito pra vivenciar um grande amor sendo consciente de que amor impossivel é apenas aquele que não existe.
    Pois se os dois se amam... com certeza a magia acontece!

    ResponderExcluir
  16. Gilmara1/10/09

    Edson eu faço minhas as palavras da pessoa ai de cima com certeza eu nao saberia explica mas tb penso asim
    esse texto ta esquisito
    beijao Edson adoro seu blog
    Gilmara

    ResponderExcluir
  17. Elizabeth1/10/09

    Vamos falar deste texto da escritora Leticia. Tentar entender o que ela quis nos mostrar.
    Sim para o texto, mas a verdade é que eu preferia concretizar este meu amor impossível, mesmo correndo o risco de ele acabar, morrer...
    Cá dentro de mim, eu sei, não ia morrer, este amor ia envelhecer calmamente olhos nos olhos, mãos nas mãos, porque quando as metades se encontram, elas percebem que se completam para a vida.
    De cada vez que te ouço, como neste momento exato em que acabei de falar contigo ao telefone, eu sei, de cada vez que te ouço, ouço a voz do meu homem, o homem que amo. Não é a voz do meu marido, do meu namorado, do meu esposo, não, é a voz do meu homem, da minha metade. E mesmo impossível, mesmo que a vida nos empurre para bem longe um do outro, que o meu mundo gire para outros mundos, eu sei que, voce vai ser sempre o meu homem, o meu grande amor, porque é único e eu sou única na tua vida!

    Ah! As músicas que me envias... como esta! Eternamente tu...

    ResponderExcluir
  18. Anônimo1/10/09

    amor impossivel e como pecado ,quem nunca fez, ou cometeu atire a primeira pedra ................................. amor impossivel e como um sonho . muitas vezes sonhamos e acordamos e vendo que e um sonho acabamos chorando............................... amor impossivel e como cisco no olho e dificil tirar e muitas vezes nos machucamos ..............................marlene jaguariaiva.. mas se vc dizer que numca teve um amor impossivel. e porque a vida de verdade ainda nao viveu .............. ate amanha beijos a todos

    ResponderExcluir
  19. Anônimo22/3/10

    Para mim o amor impossivel...é amar uma pessoa, e não conseguir estar com ela...E por isso eu amei uma pessoa que no passado causou me tanta dor tanto sofrimento que agora prefero viver longe dele mesmo que ainda o amo...
    Depois disso tive também outra paixão, no qual também se tornou impossivel e ainda tenho um amigo muito querido, que nutre por mim uma pixão impossivel, impossivel pela idade, pelas familias...por tudo. Ele nada me diz mas é um amor impossivel em silencio para não estragar a amizade que nós temos....
    Será que eu estou destinada a amores impossiveis...

    ResponderExcluir
  20. Anônimo22/7/10

    Anônimo aí de cima, com certeza estás!!Mas comigo não é diferente...Mas eu acredito em livre arbítrio, então nosso destino é agente que faz!!

    ResponderExcluir
  21. Anônimo12/11/10

    ah...lógico que eu tambem tive um amor impossível!!o Bruninho era meu baby!fiz
    várias provas de amor por ele!!uma delas foi contribuindo um romance para ele com uma amiga que ele dizia amar!mas acredito que provei muito mais o meu amor,pelo fato de nao me arrepender do que fiz!sei que quando se ama alguem,nossas atitudes nao sao sinonimos de sacrificios ou loucuras,afinal,eu chamaria tal atitude de prova!tenho só 13 aninhos pra afirmar que qualquer ser humano pode amar intensamente!!ele curtia funk,eu era a maior "cdf"...mas eu vou fazer o que?já que o amor sempre apronta uma dessas!

    ResponderExcluir
  22. Anônimo29/2/12

    kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Comente o texto.
Dê sua opinião ou deixe sua poesia, crônica, poema...