27 junho 2009

A cenoura, o ovo e a folha de chá

Existe uma lenda em um país asiático sobre um camponês que foi falar com o mestre da aldeia.
O camponês falou da sua vida e das dificuldades que estava passando. Não sabia como ia conseguir sobreviver, e queria desistir de tudo. Estava cansado de lutar e de se debater, quando um problema se resolvia, surgia logo outro.
O sábio pediu-lhe que fosse até ao lago e trouxesse um balde cheio de água. Então despejou a água em três panelas e colocou cada uma das panelas no fogo.
A água das panelas não tardou a ferver.
Na primeira, o sábio colocou cenouras, na segunda ovos, e na terceira uma mão-cheia de folhas de chá. Depois de deixar as panelas no fogo durante meia hora tirou-as. Pegou as cenouras e colocou-as em uma tigela; a seguir pegou os ovos e colocou-os em outra tigela, e por fim colocou o chá numa terceira tigela. Depois, virou-se para o camponês e perguntou: Me diz o que você vê?? Cenouras, ovos e chá, respondeu o camponês.
Então o sábio disse: Pegue as cenouras e diz-me o que sente. O camponês obedeceu e disse: Elas estão moles. A seguir mandou o camponês pegar um ovo e parti-lo. Depois de tirar a casca, observou que o ovo tinha ficado duro. Por fim, o sábio pediu ao camponês para beber um pouco do chá. O camponês sorriu ao saboreá-lo e perguntou : O que significa isto?
O sábio explicou que cada um desses objetos enfrentara a mesma adversidade... a água fervente. Cada um reagira de modo diferente.
A cenoura entrou com força e firmeza. Porém, ao ser submetida à fervura amaciou e ficou fraca. O ovo era frágil. A sua casca fina protegera o seu interior macio, mas a água fervendo endurecera a gema.
As folhas de chá, porém, tinham tido uma reação única. Depois de estarem na água fervendo elas alteraram a água.
O que você é quando a adversidade te bate à porta. Como responde? É uma cenoura, um ovo ou uma folha de chá?
Quando encarar os problemas que enfrenta na vida, pergunte a si mesmo: Quem sou eu?
Sou a cenoura que parece forte, mas torno-me brando e perco a força perante a adversidade?
Sou o ovo que começa com um coração frágil e um espírito fluído, mas após a perda de um emprego, uma separação, uma contrariedade financeira ou qualquer outro desafio, endureço e torno-me rígido?
Ou sou como a folha do chá? Com efeito, é a folha que altera a água quente – a própria circunstância que provoca dor. Quando a água fica quente, ela liberta fragrância e sabor.
Se for como a folha do chá, quando as coisas estiverem o pior possível, você pode melhorar e alterar a situação ao seu redor.
No momento mais escuro e quando os desafios forem mais fortes, será que você se eleva a outro nível? Como enfrentas suas adversidade?
Você é uma cenoura, um ovo ou uma folha de chá?

5 comentários:

  1. Anônimo29/6/09

    Muito interessante. Para nos fazer pensar e repensar.

    Regis

    ResponderExcluir
  2. Anônimo29/6/09

    Que bom sedria se todos lessem e avaliassem suas vidas ao invés de comentar a dos outros.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo29/6/09

    O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

    Albert Einstein

    ResponderExcluir
  4. Anônimo29/6/09

    Ajuda o teu semelhante a levantar a carga, mas não a levá-la.
    Pitágoras

    ResponderExcluir
  5. Anônimo29/6/09

    A beleza é dom de Deus.

    Aristóteles

    ResponderExcluir

Comente o texto.
Dê sua opinião ou deixe sua poesia, crônica, poema...