07 maio 2010

Expectativa....Esperança

Quando fazemos planos e definimos metas, vale saber a diferença entre a expectativa e a esperança.
A expectativa é turbulência na mente.A cabeça dispara tentando prever cada detalhe daquele encontro, daquela viagem, daquele trabalho.
Os pensamentos correm na frente do tempo e a imaginação fervorosa controla cada movimento, como se isso fosse a garantia da conquista, a segurança de que tudo vai sair exatamente como você quer.
As noites são mal dormidas ocasionadas pela expectativa do dia que virá.
Quem já não se enroscou nas teias da expectativa?
A expectativa frustra, paralisa, esvazia o presente exaure, cega, estreita, fecha os horizontes é baseada no desejo de controle e na arrogância, gera dor e angústia.
A esperança é gerada no coração.Tem os olhos no futuro, mas as raízes fincadas no presente.Ela se baseia na sabedoria de que o universo dita a hora certa para que tudo brote.
Com esperança é possível entrar em sintonia com a natureza, abrir caminhos, ampliar horizontes. Ela se multiplica em calma, confiança, clareza e movimento.
A esperança é o sentimento que se desdobra na aceitação da vida, da abundância, da alegria e também da escassez, da tristeza.
Quando se alimenta um desejo com esperança, ele é lançado no espaço, mas ficamos firmes e prontos para receber o que vier de braços abertos. Há a compreensão de que o universo conspirou da melhor maneira possível a nosso favor. Não há sensação que nos foi negado um pedido. No entanto esta forma de aceitar tende a chegar na maturidade com a compreensão de que a vida realmente é feita de altos e baixos.
A esperança: nutre, move, promove aceitação da realidade, gera energia vital, ilumina, amplia, abre os horizontes e as possibilidades é baseada no valor da vida, gera alegria.
A expectativa causa angústia. A esperança acalma.
Por isso é importante "deletar" as expectativas e ficar somente com a ESPERANÇA.

autor desconhecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o texto.
Dê sua opinião ou deixe sua poesia, crônica, poema...