16 setembro 2009

Amor...rosa e espinhos

Amor, que é amor, dura a vida inteira. Se não durou é porque nunca foi amor.
O amor resiste à distância, ao silêncio das separações e até às traições. Sem perdão não há amor.
Diga-me quem você mais perdoou na vida, e eu então saberei dizer quem você mais amou. O amor é equação onde prevalece a multiplicação do perdão. Você o percebe no momento em que o outro fez tudo errado, e mesmo assim você olha nos olhos dele e diz: "Mesmo fazendo tudo errado, eu não sei viver sem você. Eu não posso ser nem a metade do que sou se você não estiver por perto". O amor nos possibilita enxergar lugares do nosso coração os quais sozinhos jamais poderíamos enxergar.
O poeta soube traduzir bem quando disse: "Se eu não te amasse tanto assim, talvez perdesse os sonhos dentro de mim e vivesse na escuridão. Se eu não te amasse tanto assim talvez não visse flores por onde eu vi, dentro do meu coração!" Bonito isso. Enxergar sonhos que antes eu não saberia ver sozinho. Enxergar só porque o outro me emprestou os olhos, socorreu-me em minha cegueira. Eu possuía e não sabia. O outro me apontou, me deu a chave, me entregou a senha. Coisas que Jesus fazia o tempo todo. Apontava jardins secretos em aparentes desertos. Na aridez do coração de Madalena, Jesus encontrou orquídeas preciosas. Fez vê-las e chamou a atenção para a necessidade de cultivá-las. Fico pensando que evangelizar talvez seja isso: descobrir jardins em lugares que consideramos impróprios.
Os jardineiros sabem disso. Amam as flores e por isso cuidam de cada detalhe, porque sabem que não há amor fora da experiência do cuidado. A cada dia, o jardineiro perdoa as suas roseiras.
Sabe identificar que a ausência de flores não significa a morte absoluta, mas o repouso do preparo. Quem não souber viver o silêncio da preparação não terá o que florir depois... Precisamos aprender isso. Olhar para aquele que nos magoou e descobrir que as roseiras não dão flores fora do tempo nem tampouco fora do cultivo.
Se não há flores, talvez seja porque ainda não tenha chegado a hora de florir. Cada roseira tem seu estatuto, suas regras... Se não há flores, talvez seja porque até então ninguém tenha dado a atenção necessária para o cultivo daquela roseira.
A vida requer cuidado. Os amores também. Flores e espinhos são belezas que se dão juntas. Não queira uma só. Elas não sabem viver sozinhas... Quem quiser levar a rosa para sua vida, terá de saber que com ela vão inúmeros espinhos. Mas não se preocupe. A beleza da rosa vale o incômodo dos espinhos... ou não.

Fabio de Melo
O texto já foi apresentado aqui e vale a pena refletir nele mais uma vez.

13 comentários:

  1. Rodrigo16/9/09

    Parabéns por reapresentar esta mensagem do padre Fábi. Existe um amor que não se cansa de te amar.Deu a própria vida por ti, para que pudestes recomeçar.Basta que você acredite, que esse amor vai prevalecer.Entregas a ele o seu coração, que a mudança vai acontecer.Tenhas coragem, esse amor sua vida vai transformar.Apenas um toque e você verá, não se prenda, deixe-se amar.Nunca experimestates algo assim, um amor tão puro e verdadeiro.Esse amor desconcerta corações; teu coração é o seu alvo certeiro.Esse amor é a resposta que você sempre quis encontrar.
    Somente Deus é capaz de deste modo, te amar e te desejar.
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Marcia16/9/09

    A palavra amor as vezes tem uma conotação equivocada, lendo esse texto sobre amor, rosas e espinhos, pude refletir e entender um pouco mas sobre verdadeiro significado de amor, paixão, carinho e companheirismo.

    ResponderExcluir
  3. Andréia16/9/09

    Esse tipo de amor é muito evoluído pra mim... rs
    Acho que se durou 1 mes, um ano, 10 anos, mas nao foi pra sempre, também é amor, também deu certo!
    Deu até onde tinha que dar, até onde estavam felizes...um fazendo bem pro outro..Qtas pessoas mantem um casamento de aparencias...perdoam uma traição e lá vem outra.. sem respeito, sem consideração.Sei lá... acho que ainda sou muito egoista pra pensar como o texto pede!
    Um dia chego, lá!
    bj

    ResponderExcluir
  4. hehehehe..amigahh...ameiii o post!Otimo como sempre...O amor e perdão fazendo parte de nossas vidas!

    Lucianna

    ResponderExcluir
  5. Mirian16/9/09

    Realmente o amor é algo incálculavel e muitas vezes incompreensível aos olhos humanos.Exige atitudes realmente muitas vezes impossíveis... por isso é algo tão valioso e raro!!!Deus te abençoe e que o AMOR de Jesus, verdadeiro e eterno, esteja com vc hj e sempre!
    Bjos e abraços

    Mirian

    ResponderExcluir
  6. Linda mensagem. Esse padre é inspirado e escreve coisas belíssímas, que falam à alma.
    Abraços.

    Edu

    ResponderExcluir
  7. Oiee...16/9/09

    Oiee...pessoinha Especial!
    ...e como é importante amar e perdoar e entender e a vida é tão curta, não da pra perder tempo.
    Somos todos diferentes e essa diferença é justamente a nossa união para que aprendamos a nos respeitar pelo que somos...como é importante dizer palavras que toquem o coração.
    Te adoro profesor!

    ResponderExcluir
  8. Everaldo16/9/09

    Se o amor fosse algo tão simples, não haveria tanto sofrimento em torno do mesmo. Faço das palavras do Pe. Fábio de Melo as minhas. Com certeza Edson, esta é uma das mais belas reflexões que eu já pude ler sobre o amor.

    Everaldo

    ResponderExcluir
  9. Maria16/9/09

    Que linda mensagem!
    Quem planta rosas tem que cuidar também dos espinhos.
    Quem ama não se amargura com os defeitos mas vive a alegria das virtudes.

    Maria S. L.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo16/9/09

    Será que ele sabe realmente o que é amor??
    É dificil de dizer.Acredito que sim!Amor ao que é externo.Corpo sarado.Cabelo com tinta com ele adora ressaltar.Mas tudo bem.O pior é que ele até escreve bem rsrs....Nada contra.
    Só acredito que ele entra em alguns pontos que não cabe a um "padre".
    Sem mais

    Neila

    ResponderExcluir
  11. Josiane16/9/09

    Que lindo!Padre Fábio sabe como ninguém usar as palavras.
    Palavras estas, que nos ajuda a entender ou melhor, a enxergar com outros olhos este sentimento tão bonito que é o amor.
    È verdade, ninguém pode amar sozinho, somos amados a partir do momento que amamos.
    O outro me faz ir em lugares dentro de mim, que jamais achei que poderia ir, o outro me ajuda a perceber e a entender este sentimento que é o amor, capaz de perdoar, doar, dividir, em fim, ir mais além. Já não sei mais ser eu, sem o outro. Isso é lindo!
    Nos mostra como precisamos das pessoas, e como Jesus se faz presente nas pessoas.
    Agradeço a Deus por existirem pessoas assim como Padre Fábio, de sensibilidade,de ternura. Tenho aprendido muito com ele. Ele faz bem as pessoas, e principalmente ele fala de Jesus e dos sentimentos mais lindo que existem de forma a tocar o coração da gente, de tocar nossa alma. Josiane

    ResponderExcluir
  12. Giuliane16/9/09

    De almas sinceras a união sincera
    Nada há que impeça: amor não é amor
    Se quando encontra obstáculos se altera,
    Ou se vacila ao mínimo temor.
    Amor é um marco eterno, dominante,
    Que encara a tempestade com bravura;
    É astro que norteia a vela errante,
    Cujo valor se ignora, lá na altura.
    Amor não teme o tempo, muito embora
    Seu alfange não poupe a mocidade;
    Amor não se transforma de hora em hora,
    Antes se afirma para a eternidade.
    Se isso é falso, e que é falso alguém provou,
    Eu não sou poeta, e ninguém nunca amou


    Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém. Posso, apenas, dar boas razões para que gostem de mim e ter a paciência para que a vida faça o resto...

    William Shakespeare

    ResponderExcluir
  13. Anônimo16/9/09

    amor e amor e a chuva ,o frio , o sol ,as estrelas ,o vento ,a escuridao e um almoço, um suco,umbeijo um abraço sao gestos profundos ,tudo o que nos faz bem e amor .eu amo tudo nao importa se e um dia ,um mes um ano nada e para sempre mas enquanto pudermos vamos amar ,marlene jaguariaiva

    ResponderExcluir

Comente o texto.
Dê sua opinião ou deixe sua poesia, crônica, poema...