10 setembro 2009

Tempos Passados

É fácil trocar as palavras...
Difícil é interpretar os silêncios!
É fácil caminhar lado a lado...
Difícil é saber como se encontrar!
É fácil beijar o rosto...
Difícil é chegar ao coração!
É fácil apertar as mãos...
Difícil é reter o calor!
É fácil sentir o amor...
Difícil é conter sua torrente!
Como é por dentro outra pessoa?
Quem é que o saberá sonhar?
A alma de outrem... é outro universo, com que não há comunicação possível, com que não há verdadeiro entendimento.
Nada sabemos da alma...Senão da nossa; As dos outros são olhares...São gestos, são palavras...Com a suposição...de qualquer semelhança no fundo.

Fernando Pessoa

13 comentários:

  1. Anônimo10/9/09

    POESIA DOS AMANTES
    Ao amor que está distante de mim.
    Longe das minhas mãos, que não posso tocar;
    Onde meus olhos não conseguem enxergar.
    Distante do meu corpo,Mas que vive no meu coração;Parte da minha alma,inconfundível.
    Desejo do meu querer;Que tanto espero ter você.
    Sonho que busco incansavelmente.
    És a metade da minha vida,Meu querer mais profundo;Meu mundo.
    Minha simples razão,Minha mais forte emoção;
    Vida minha,Meu amor.
    Minha sorte,Minha dor.
    Você,Que tanto amo;
    E que não posso ter.

    Anne Monteiro

    ResponderExcluir
  2. Elisangela10/9/09

    neste quesito somos quase analfabetos e a leitura da alma do outro não nos é acessível, porém os olhares,os gestos, as palavras são um convite ou não - a um mergulho mais profundo e muitas vezes nem a nossa própria alma se revela alva.
    Quando vemos por dentro a alma do outro, só conseguimos ver os defeitos que estão latentes na NOSSA.Viva Fernando Pessoa e sua poesia magnífica.
    Grato e abraços.

    ResponderExcluir
  3. Maria Cris10/9/09

    Oi Edson, cada pessoa é diferente mas é possível que a gente venha a conhecer a outra pessoa através do olhar, das palavras, dos gestos, do carinho, do amor e do ódio.
    A outra pessoa pode ser traduzida em palavras, em ações e podemos nos apaixonar por ele sem nunca tê-la visto.
    A outra pessoa pode ser expressa em rima e a nossa sensibilidade nos leva a conhecê-la melhor.
    Mesmo distante, a gente conhece conhecer o outro através de e-mails, de mensagens, de chats, de parcerias.
    Nosso maior desafio é conhecer a outra o suficiente para que ela se torne nossa amiga, aliada ou amor...

    ResponderExcluir
  4. Silvana10/9/09

    Grande Fernando Pessoa!
    Um mistério esse, não Edson Valério?
    Mas,não se trata de uma tarefa impossível...
    Um coração de poeta,"viajando na velocidade poética da luz",poderia alcançar esse universo tão distante e oculto...e criar um canal que permita tal comunicação,não poderia?...
    Beijos,meu querido e uma excelente semana para você.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo10/9/09

    por vezes nem da nossa ppª alma sabemos:)

    ResponderExcluir
  6. Oiee...10/9/09

    Oiee...pessoinha especial...
    Palavras tem sabor, som e côr e se forem ditas com amor, faremos do silêncio um sussurro desse
    amor em um momento ja marcado.
    Misturando nosso calor na torrente desse amor, nosso carisma sera a expressão da alma e quando a alma fala a sua essência espiritual e divina se manifesta e a pessoa brilha...você conquista...e eu...apareço...
    Beijossss

    ResponderExcluir
  7. Giuliane10/9/09

    ARTE DE AMAR

    Se queres sentir a felicidade de amar, esquece a tua alma.
    A alma é que estraga o amor.
    Só em Deus ela pode encontrar satisfação.
    Não noutra alma.
    Só em Deus - ou fora do mundo.

    As almas são incomunicáveis.

    Deixa o teu corpo entender-se com outro corpo.

    Porque os corpos se entendem, mas as almas não.

    Manuel Bandeira

    ResponderExcluir
  8. ...
    Eu vivo de um amor impossível
    De um abraço impossível
    De um beijo impossível.
    Eu vivo de te tocar nos meus sonhos
    E no mais profundo de mim
    Sentir seu calor,
    Sentir seu corpo contra o meu
    Trazendo essa emoção
    Que palavras não sabem dizer.
    Eu vivo dessas viagens irreais
    Onde só estamos nós dois,
    De mãos dadas,
    Com toda a beleza desse sentimento
    Que me faz bem e mal ao mesmo tempo.
    Eu vivo desse amor,
    De você,
    De impossibilidades
    De ver estrelas ao seu lado.
    Tudo isso
    Eu vivo...
    Nâo duvide...
    Eu sinto...
    Ah! professor e como explicar o amor a alma?...melhor mesmo é fechar os olhos e...
    senti-los...

    ResponderExcluir
  9. Marli10/9/09

    Será mesmo?Será que nem naqueles velhinhos que passam a vida inteira juntos,sendo quase algo único,será que nem assim nós,pobre seres sozinhos,deixamos de ser dois e passamos a ser um?
    Diz,em seguida, o poeta, que os corpos se entendem, mas as almas não.
    Isso lá é verdade.Mas será assim sempre?
    Será que não somos capazes,nem por exceção,de encontrar satisfação definitiva em outra alma, sob o olhar feliz de Deus?
    Sei não... É melancólico pensar que nunca,em sentido pleno,nos entenderemos.É solitário. Conforto só em Deus?
    Mas Deus não nos fez para que nos entendêssemos? Será que somos desgraçadamente incapazes disso?
    No fundo, queria só perguntar,mas fiquei com vergonha:existe alma-gêmea?

    Análise e pergunta de Felipe Peixoto Braga Netto

    ResponderExcluir
  10. Layaane10/9/09

    Com relação ao texto do Felipe Peixoto, sabe que nunca tinha parado para pensar nisso, e muitas das vezes, também, tenho vergonha de perguntar as coisas. Mas, acho de extrema impotância, quando, somos curiosos e vamos embusca de respostas e mais respostas. Em relação a alma-gêmea, acho que alguém a encontra, através das experiências, você sempre aprende algo diferente com uma e com outra pessoa, e a partir daí, quando conhecer alguém que, até então não seja tão especial, e que, talvez, nem esperasse por um sentimento tão forte, ele simplesmente acontece!!

    ResponderExcluir
  11. Anônimo10/9/09

    Respondendo ao Felipe, claro que existe,porém isso não quer dizer que viveremos com ela para sempre...aliás,na maioria das vezes ela passa por nossa vida e, nem percebemos ou, não estamos preparados para manté-la por perto.Mas certa vez meu pai me disse, nem todo amor é para sempre, existem amores que eternos enquanto duraram e, mesmo não menos importante nas nossas vidas.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo10/9/09

    alma gêmea existe sim....uma pra cada momento de nossas vidas.
    Graças a Deus estamos sempre evoluindo,Cada época da vida damos mais ou menos importancia a certas coisas,sexo,cultura,companheirismo,humor etc..

    ResponderExcluir
  13. Anônimo10/9/09

    Duvidava não entendia
    Quando alguém me falou
    Suspirava, que agonia
    Pra sentir esse amor

    Tempo, mestre de todas horas e dias, passou sem ver
    Te amar de verdade, sentir saudade
    Mas só de você, só de você

    Agora eu já sei
    Quando falta a respiração
    É a prova que um coração
    Já não sabe mais
    Viver sem você

    Agora eu já sei
    Que me falta sempre a razão
    Traduzir melhor na emoção
    Do que trago aqui, bem dentro de mim
    Dentro de mim...

    Duvidava, não entendia
    Quando alguém me falou
    Suspirava de agonia
    Pra sentir esse amor

    Tempo, mestre de todas horas e dias, passou sem ver
    Te amar de verdade, sentir saudade
    Mas só de você, só de você

    E eu que duvidava e não sabia
    Que esse verdadeiro amor chegou
    Verdadeiro amor chegou...
    Verdadeiro amor!

    ResponderExcluir

Comente o texto.
Dê sua opinião ou deixe sua poesia, crônica, poema...