15 setembro 2009

Fácil dizer"eu te amo"....e viver?

Ainda está na memória, quando na adolescência, cantávamos os versos da música "Vamos Fazer um Filme, da Legião Urbana composta por Renato Russo, que diziam “E hoje em dia, como é que se diz eu te amo”.
E olha que na naquela época as três palavrinhas mágicas saltavam da boca ao menor sinal de afeição.
Que delícia era a puberdade!
Mas, e depois de ultrapassar duas décadas de vida, como, onde, porque, quando e para quem dizer eu te amo?
Tem gente que só fala pelo celular, bem rapidinho.
Tem gente que balbucia um anagrama da expressão e só ele entende.
Tem gente que nunca disse, tem gente que tem medo de dizer, outros perderam a manha, o jeito.
Tem aqueles que usam ‘eu te amo’ em vão, tem aqueles que distribuem, aqueles que não conhecem seu significado, há aqueles que enviam mensagens telepáticas, mas não o pronunciam.
Uns dizem demais, outros de menos. Afinal, o ‘eu te amo’ é eterno ou efêmero?
Talvez a frase esteja banalizada ou em processo de extinção da sua essência, pois quem pode explicar o que é amar no fim das contas?
Dizer ou não dizer tanto faz, o importante é sentir e demonstrar de mil e uma maneiras o verbo amar. Pois este, definitivamente não cabe em apenas em sete letras repartidas em três palavras.
Você pode dizer que ama simplesmente chamando pelo nome, trazendo um doce pra casa, repartindo um sonho de vida.
Mostrar veneração pode ligar sem ser Natal, lembrar da data do primeiro beijo, nunca dormir brigado, conversar depois de uma transa espetacular ou surpreender com rosas "roubadas" do jardim de alguém.
Amar não é um estado, mas sim uma ação, um verbo, uma atitude.
Use o ‘eu te amo’ com moderação e não o transforme em ‘bom dia’ ou ‘tchau’.
Esta frase deve ser dita sim, mas em momentos especiais, como um plus, uma sobremesa do trabalho duro que envolve a manifestação das emoções. Então diga menos ‘eu te amo’ e simplesmente ame mais.

Do blog de Lá pra cá

18 comentários:

  1. Larissa15/9/09

    Vocês já repararam como dizer eu te amo é fácil ???
    É facilimo, é só abrir a boca articular a frase e pronto, já está dito:" Eu te amo".E o pior é quando ainda vem acompanhado com um "muito". Pronto, ai como é romantico!!!
    Romantico é o cacete, dizer essa frase é tão facil quanrto dizer, " vou mijar" e às vezes até mais fácil, porque dizer que vai mijar dependendo do momento é até embaraçoso.
    Dizer te amo, é simples e na verdade venho reparando que não significa nada.Na verdade a palavra "amor"não é uma palavra que se fale apenas com a boca, é uma palavra que deve ser falada com gestos.
    E isso não quer dizer que não seja gostoso de escutar um " te amo" sonoro.
    Em outros tempos já reclamei muito por não falarem " eu te amo" para mim, mas hoje vejo que isso não é o essencial.
    O essencial era os atos da pessoa que me falava.
    Larissa

    ResponderExcluir
  2. Valmir15/9/09

    Olá. è Senhor Edson, dizer "eu te amo" normalmente sai como algo mecanizado, trivial.Quando se ama realmente, desnecessário se torna dizê-lo, pois a profundeza de um olhar e várias nuances de comportamento são mais eficazes que palavras.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. O texto tem razão. Uma coisa é vc dizer, outra é sentir. se vc realmente gosta de alguem, é facil dizer...tbm vc pode dizer por dizer

    ResponderExcluir
  4. Marina15/9/09

    Dizer por dizer é facil.Dizer e sentir isso ja é um pouco mais dificil...

    bjnhus

    ResponderExcluir
  5. Maria Helena15/9/09

    Edson, a autora foi feliz.Enquanto a paixão for confundida com amor, será fácil dizer eu te amo.
    Não podemos esquecer, que uma paixão pode durar anos até se transformar em amor.Portanto, é bom ficar ligado....
    Bjos lindo.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo15/9/09

    "É fácil dizer eu te amo, o difícil é amar de verdade."

    Alê

    ResponderExcluir
  7. Rubens C. Junior15/9/09

    Dizer TE AMO é MUITO fácil. o difícil, é se deixar senti-lo.AMOR é um sentimento simples, mas ao mesmo tempo assustador, porque ele nos liberta, mas ao mesmo tempo nos faz sentir e pensar que estamos presos a ele.Se deixar AMAR é uma decisão pessoal, não é como se vê nos filmes, onde um homem e uma mulher se apaixonam a primeira vista... não é verdade... se você NÃO se deixar, você não sentirá e não viverá o amor.
    Dizer EU AMO é fácil, mas tem pessoas que vêem assim.Dizer que ama para alguém, é uma coisa MUITO GOSTOSA... não somente para sí, mas como também para quem ouve a palavra.Amar e ser amado, são as coisas mais maravilhosas do mundo.
    Todos precisamos disso!Pergunto-me, se AMAR e SER amado faz bem, porque as pessoas se odeiam? Cada dia que passa, mais pessoas odeiam umas as outras, não estou dizendo somente na rua, estou falando também nas nossas próprias casas. São irmãos e irmãs se odiando, tudo pelo dinheiro, trabalho e principalmente o orgulho.
    Orgulho ,sempre usado para justificar atitudes odiosas, Devemos ter orgulho de AMAR! EU AMO VOCÊ e isso me faz BEM.Que coisa gostosa ter a coragem de dizer para alguém como você que EU TE AMO... me enche o coração, mesmo que não te conheço.
    Dizer que AMO para minha namorada, minha mãe, meu filho e até meus amigos, me faz sentir MELHOR ainda, é como se uma coisa ruim estivesse saindo do meu coração ou somente coisas boas entrando... talvez sejam as duas coisas... AMAR é isso ai.DOAR o seu AMOR!
    E o ódio?Se o AMOR é bom?Faz tanto bem?
    Porque conseguimos deixar o ódio tomar conta dos nossos corações?Das nossas atitudes?Porque nos orgulhamos dizer e mostrar que o o nosso ódio é necessário e as vezes, até justificamos que é e será bom.Não acredito no ódio, somente no AMOR, mesmo o AMOR pelo meu inimigo, mesmo por aqueles que nada de bom me fazem ou me trazem...
    Acredito que DEUS durante a criação, só usou AMOR... porque tudo é lindo e perfeito, nada mais que isso... somente a representação do seu infinito AMOR! Sendo o AMOR a razão de tudo... eu coloco o meu AMOR em tudo que eu faço. Eu AMO o meu trabalho e o resultado dele e me sinto abençoado por Deus com tudo o que faço.
    As necessidades podem mudar, mas o AMOR é eterno.A vida pode ser dura ou ficar muito dura, mas nada é tão bom, maravilhoso e eterno quando o AMOR que Deus nos dá e o por isso, devemos doar o nosso AMOR para todos, da mesma forma que ele o faz a todos momentos de nossas vidas!

    ResponderExcluir
  8. Edileuza15/9/09

    "Os comportamentos de atenção, aceitação, apreciação, afeto e autorização, são os cinco "as" que tornam as palavras “eu te amo”, verdadeiras" Nós nascemos para dar e receber amor.O amor é maior que o afeto, do que a paixão e o romance. Paixão e romance diminuem com o tempo, e se o amor não criar raízes, as pessoas se distanciam.O amor verdadeiro é incondicional.
    As pessoas estão sempre dizendo umas as outras: “Eu te amo”. Mas o que querem dizer de verdade?
    O psicólogo David Richo escreveu em um livro: “Nós nos sentimos amados quando recebemos atenção, aceitação, apreciação, afeto e quando nos é permitido ter a liberdade para viver de acordo com as nossas necessidades e desejos mais profundos”.Ele chama esses comportamentos: Atenção, aceitação, apreciação, afeto e autorização, de os cinco "as" que tornam as palavras “eu te amo”, verdadeiras.
    Quando conseguimos manifestar esses comportamentos, estamos expressando amor.
    Quando você está centrado no momento presente, esses cinco comportamentos vêm naturalmente.
    Porém, quando você está fora de seu centro, muito ocupado, preocupado, com a mente turbulenta com muitos pensamentos, você não consegue sentir amor.
    Ter consciência desses cinco "as" pode abrir seu coração e trazê-lo de volta para o Agora, para o estado centrado do Ser interior. Se uma criança recebe esses cinco comportamentos, ela se desenvolve de uma maneira saudável e feliz. Se um adolescente e um adulto recebem os cinco "as", sentirão mais alegres e tranquilos.
    Vivenciar esse amor dos cinco "as" trará mais harmonia e bem-estar para nossos familiares e amigos.
    E podemos expandir esse amor para pessoas mais próximas e até estranhos.
    Emilce Shrividya Starling

    ResponderExcluir
  9. Giuliane15/9/09

    Nunca diga te amo se não te interessa.
    Nunca fale sobre sentimentos se estes não existem.

    Nunca toque numa vida se não pretende romper um coração.
    Nunca olhe nos olhos de alguém se não quiser vê-lo se derramar em lágrimas por causa de ti.

    A coisa mais cruel que alguém pode fazer é permitir que alguém se apaixone por você quando você não pretende fazer o mesmo.

    Mário Quintana

    ResponderExcluir
  10. Oiee...15/9/09

    Oiee...
    Complicado o assunto Pessoinha especial, mas gostoso...muito, muito gostoso...
    Eu me importo muito com o sentimento que me cutuca e que me faz ver que algo esta diferente em mim e confesso que é tão gostoso de sentir que as palavras nem são importantes.
    Amor é amor e pronto...um bichinho que fica corroendo e te fazendo sorrir,esperar nem sei o que ou que horas vem...mas ta ali e você gosta.
    ...então que seja dito EU TE AMO a qualquer hora em qualquer lugar, pois quem sabe assim dizendo por dizer as pessoas acordem para o verdadeiro amor.
    E...sabe...é tão bom amar...sabe aquele sorriso que alguem te faz soltar sem nem ao menos estar pertinho de voce,só pelo simples fato dela existir... a vontade de estar junto e te manter feliz mesmo distante mas só de saber que ela existe mesmo... o EU TE AMO em pensamento e logo depois um sorriso e uma pergunta a sim mesmo :O QUE TA ACONTECENDO COMIGO ? SERA QUE ESTOU AMANDO?...o respeito,a saudade, o olhar...Ah! como eu gosto do olhar...sabe aquele olhar que diz tudo, que conversa com você... o toque no corpo...Ow! como é prazeiroso o toque das mãos no corpo com sentimento e não simplesmente pra dizer: UAU FIQUEI...TRANSEI e depois ainda querer acreditar que foi amor...AFF...
    O amor!...ele é maravilhoso! ele é romantico!...ele é colorido!...ele é bobo!...ele é nescessário!.. e dizer EU TE AMO...tem que ser dito com emoção, pode ate nem ser um forte amor,ele pode estar nascendo ainda, mas tem que ser dito...e quer saber de uma coisa...deixa pra la e que digam eu te amo aos quetro cantos do mundo...e que amem muito porque...amar é tudo e nem importa o tempo que dure...amar é simplesmente absoluto na vida de qualquer um...eu amo...nossa e como eu amo...

    ResponderExcluir
  11. Anônimo15/9/09

    É uma lei da vida humana, tão certa como a da gravidade: para vivermos plenamente, precisamos aprender a USAR as coisas e a AMAR as pessoas... Nunca AMAR as coisa nem USAR AS PESSOAS!"..."A felicidade não está no fim da jornada, e sim em cada curva do caminho que percorremos para encontrá-la"...Devemos ter em mente que somos livres para amar...para correr atrás de nossos sonhos...Sem com isto esquecermos,de quem esta ao nosso lado.
    A vida é bela depende de cada um,saber aproveita-la da melhor forma possivel.Amando, Respeitando.
    Sendo livre para pensar sonhar e agir"...

    Fênix Faustine

    ResponderExcluir
  12. Anônimo15/9/09

    Bem eu como senhor amadurecido, eu não faço isso de falar "eu te amo" sem amar. Mas como conheço o mundo, existem sim muitos homens que fazem isso por interesses pessoais destruindo o coração da sua parceira ou futura parceira.
    Eu sei que hoje está mais difícil para as mulheres, porque os homens estão aprendendo mentir muito rapido e sem sentimentos!

    ResponderExcluir
  13. Anônimo15/9/09

    Simplesmente ame!.A inteligência sem amor, te faz perverso.A justiça sem amor, te faz implacável.A diplomacia sem amor, te faz hipócrita.O êxito sem amor, te faz arrogante.
    A riqueza sem amor, te faz avarento.A docilidade sem amor, te faz servil.A pobreza sem amor, te faz orgulhoso.A beleza sem amor, te faz ridículo.
    A autoridade sem amor, te faz tirano.O trabalho sem amor, te faz escravo.A simplicidade sem amor, te deprecia.
    A lei sem amor, te escraviza.
    A política sem amor, te deixa egoísta.
    A vida sem AMOR... não tem sentido!

    ResponderExcluir
  14. Luciana15/9/09

    Ame uma, duas, três... infinitas vezes.
    Ame sem esperar nada em troca.
    Ame sem preconceitos.
    Ame sem barreiras.
    Ame sem fronteiras.
    Ame com todo seu coração.
    Ame mesmo com todos os defeitos e transforme o imperfeito em perfeito pra você.
    Ame em silêncio.Ame em segredo.Ame em pensamento.
    Ame por um momento.Ame eternamente.Ame quem merece e ainda mais quem não merece.Abra seus olhos, seu coração e simplesmente ame.
    Não espere ser amado pra amar, dê o primeiro passo.
    Imagina se todos ficassem esperando?
    Não tenha medo de arriscar, pois como escreveu Shakespeare: "Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar.."

    Luciana

    ResponderExcluir
  15. Marcia Regina15/9/09

    Oi Edson Valério. Parabms pelo seu blog é muito bonito. Muito romântico. Este texto é legal.
    Não espere um sorriso para ser gentil; não espere ser amado para amar; não espere ficar sozinho para reconhecer o valor de quem está ao seu lado; não espere ficar de luto para reconhecer quem hoje é importante em sua vida; não espere o melhor emprego para começar a trabalhar; não espere a queda para lembrar-se do conselho; não espere... não espere a enfermidade para perceber o quanto é frágil a vida; não espere pessoas perfeitas para então se apaixonar; não espere a mágoa para pedir perdão; não espere a separação para buscar reconciliação; não espere a dor para acreditar em oração; não espere elogios para acreditar em si mesmo; não espere... não espere que o outro tome a iniciativa se você foi o culpado; não espere o eu te amo,para dizer eu também; não espere o dia da sua morte para começar a amar a vida; e então,o que você está esperando? viva a sua vida como vc acha que ela realmente,deve ser vivida,nao deixe que a frustraçoes do dia-a-dia,te desanima,beijos....

    ResponderExcluir
  16. Giuliane15/9/09

    Vamos Fazer Um Filme
    Renato Russo

    Achei um 3x4 teu e não quis acreditar
    Que tinha sido a tanto tempo atrás
    Um exemplo de bondade e respeito
    Do que o verdadeiro amor é capaz.

    A minha escola não tem personagem
    A minha escola tem gente de verdade
    Alguém falou do fim do mundo,
    O fim do mundo já passou
    Vamos começar de novo:
    Um por todos, todos por um.

    O sistema é maus, mas minha turma é legal
    Viver é foda , morrer é difícil
    Te ver é uma necessidade
    Vamos fazer um filme.

    E hoje em dia, como é que se diz: "Eu te amo."?

    Sem essa de que: "Estou sozinho."
    Somos muito mais que isso
    Somos pingüim, somos golfinho
    Homem, sereia e beija-flor

    Leão, leoa e leão-marinho
    Eu preciso e quero ter carinho, liberdade e respeito
    Chega de opressão.
    Quero viver a minha vida em paz.

    Quero um milhão de amigos
    Quero irmãos e irmãs
    Deve de ser cisma minha
    Mas a única maneira ainda
    De imaginar a minha vida
    É vê-la como um musical dos anos trinta

    E no meio de um depressão
    Te ver e ter beleza e fantasia.

    E hoje em dia, como é que se diz: "Eu te amo."?
    E hoje em dia, como é que se diz: "Eu te amo."?
    E hoje em dia, como é que se diz: "Eu te amo."?
    E hoje em dia, vamos fazer um filme ?

    Eu te amo
    Eu te amo
    Eu te amo

    ResponderExcluir
  17. ...
    Ei...psiu...eu amo...
    muito...
    muito...
    muito...
    Nossa!...é muito!

    ResponderExcluir
  18. Anônimo15/9/09

    dizer ,eu ti amo e mais dificil ,que dizer eu te odeio ,va pro inferno ,suma da minha vida.pois essas 3 coisas a gente nao pensa pra dizer ,pois saem da boca. e dizer eu ti amo e dificil pois sae la do fundo da alma ,do fundo do coraçao e verdadeiro , eu ti amo pois suas palavras me fazem bem.continue mefaz tao bem essa troca de palavras em silencio vc ai eu aqui sem nos conhecer mas e como se te conhecesse. marlene jaguariaiva

    ResponderExcluir

Comente o texto.
Dê sua opinião ou deixe sua poesia, crônica, poema...