23 setembro 2009

A lenda chinesa para o amor...

Recebi este texto há um bom tempo e vejo nele o que precisamos para mudar nosso comportamento, principalmente com os mais próximos. O título refere-se a uma lenda. Será mesmo???

Era uma vez, uma jovem chamada Lin, que se casou e foi viver com o marido na casa da sogra. Depois de algum tempo, começou a ver que não se adaptava à sogra.
Os temperamentos eram muito diferentes e Lin cada vez se irritava mais com os hábitos e costumes da sogra, que criticava cada vez com mais insistência.
Com o passar dos meses, as coisas foram piorando, a ponto de a vida se tornar insuportável.
No entanto, segundo as tradições antigas da China, a nora tem que estar sempre ao serviço da sogra e obedecer-lhe em tudo.
Mas Lin, não suportando por mais tempo a ideia de viver com a sogra, tomou a decisão de ir consultar um Mestre, velho amigo do seu pai.
Depois de ouvir a jovem, o Mestre Huang pegou num ramalhete de ervas medicinais e disse-lhe: "Para te livrares da tua sogra, não as deves usar de uma só vez, pois isso poderia causar suspeitas. Vais misturá-las com a comida, pouco a pouco, dia após dia, e assim ela vai-se envenenando lentamente. Mas, para teres a certeza de que, quando ela morrer, ninguém suspeitará de ti, deverás ter muito cuidado em tratá-la sempre com muita amizade. Não discutas e ajuda-a a resolver os seus problemas."
Lin respondeu: "Obrigado, Mestre Huang, farei tudo o que me recomenda".
Lin ficou muito contente e voltou entusiasmada com o projecto de assassinar a sogra.
Durante várias semanas, Lin serviu, dia sim dia não, uma refeição preparada especialmente para a sogra.
E tinha sempre presente a recomendação de Mestre Huang para evitar suspeitas: controlava o temperamento, obedecia à sogra em tudo e tratava-a como se fosse a sua própria mãe.
Passados seis meses, toda a família estava mudada. Lin controlava bem o seu temperamento e quase nunca se aborrecia.
Durante estes meses, não teve uma única discussão com a sogra, que também se mostrava muito mais amável e mais fácil de tratar com ela.
As atitudes da sogra também mudaram e ambas passaram a tratar-se como mãe e filha.
Certo dia, Lin foi procurar o Mestre Huang, para lhe pedir ajuda e disse-lhe: "Mestre, por favor, ajude-me a evitar que o veneno venha a matar a minha sogra. É que ela transformou-se numa mulher agradável e gosto dela como se fosse a minha mãe. Não quero que ela morra por causa do veneno que lhe dou."
 Mestre Huang sorriu e abanou a cabeça: "Lin, não te preocupes. A tua sogra não mudou. Quem mudou foste tu. As ervas, que te dei, são vitaminas para melhorar a saúde. O veneno estava nas suas atitudes, mas foi sendo substituído pelo amor e carinho que lhe começaste a dedicar. "
Na China, há um provérbio que diz: "A pessoa que ama os outros também será amada".
Os árabes têm outro que diz: "O nosso inimigo não é aquele que nos odeia, mas aquele que nós odiamos."

16 comentários:

  1. Everton23/9/09

    Isto mesmo, na China a regra dourada diz: "A pessoa que ama os outros também será amada."
    Na grande parte das vezes recebemos das outras pessoas o que damos a elas... Por isto, CUIDADO!!!

    ResponderExcluir
  2. estou completamente de acordo com essa frase.
    quanto mais amamos as pessoas e somos bondosos e gentis mais somos amados.Ama o próximo como a ti mesmo e será recompensado.

    ResponderExcluir
  3. Agnes23/9/09

    O amor é um sentimento nobre que rege a vida, é ele quem nos dar força, quem nos faz feliz e realizados...
    Por isso, quem ama pode até não ser amado, mas quem não sabe amar, com certeza não sabe o que é viver!
    Agnes

    ResponderExcluir
  4. Vanusa23/9/09

    Isto mesmo Edson, é bem verdade!!!
    No entanto, muitas vezes mudamos muitas coisas em nome do amor,no entanto ao abrir os olhos vemos o quanto somos enganados...
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Julianna23/9/09

    Trato todos muito bem, me esforço o máximo para ser gentil , controlo muito meu temperamento, me policio pra caramba, mas discordo do provérbio. Isso não vale pra todo mundo não!
    Tem gente que quanto mais amor ...mais tenta te morder!Quer saber a fonte? A escola da vida.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo23/9/09

    essa nao é uma estoria de amar;é uma estoria de se resignar;de se anular como gente. Antes de amar alguem veja se a pessoa merece o amor e se nao merecer nao ama. Essa lin devia era sair fora subir num navio e vir pro brasil,esse negocio de obedecer sogra é queimar no inferno

    ResponderExcluir
  7. Susana23/9/09

    O texto é legal. A intenção é boa, mas depende, uma pessoa amável, q trata o próximo sempre bem, será mais aberta a relacionamentos harmoniosos.Será bem aceita em diversos ambientes.Enfim, será amada por todos em seu redor....!

    ResponderExcluir
  8. Gilmar23/9/09

    Ouvi esta frase e ela me fez pensar ainda mais. Ficou gravada na memória e me fez viajar um pouco, consegui ver quem já precisou de ser amado quando menos mereceu, fez-me relembrar do que é precisar ser aceite e amada quando menos mereci, talvez todos nós ja tivemos nos dois lados da situação, não sei se consegui demonstrar o meu amor em momentos desses, talvez a minha dificuldade em expressar sentimentos, não o permitiu. Parto do principio que a pessoa sabe, que é algo certo e seguro, sim porque meus sentimentos não mudam como o vento, são constantes, estáveis, duradouros, eu acho que é bom embora por vezes doloroso.
    Vou ficar atenta, talvez precise de me exprimir mais e demonstrar aquilo que nem sempre as palavras conseguem dizer mas muitas vezes é necessário que digam mesmo!
    Não deixem de demonstrar aquilo que sentem e não se esqueçam: Quando alguém menos merecer esse amor, é quando mais precisará dele

    ResponderExcluir
  9. Oiee...23/9/09

    Oiee...
    Que lindo...e dessa forma mamâe me criou e sempre me disse: "Tudo o que fizer coloque o amor a frente e ame a todos e nunca queira que os outros sejam o que ou como você quer, respeite a cada qual em sua forma de ser"
    e assim eu fui caminhando...te confesso que foi maravilhoso seguir os conselhos dessa fada em minha vida... sou feliz!
    Mesmo que eu não tenha tudo o que quero...eu amo tudo o que tenho.
    E viva o amor!

    ResponderExcluir
  10. Walter23/9/09

    Se pudéssemos escolher apenas umaaternativa...O que seria mais importante? Amar ou Ser Amado?
    Por mais que pensemos.Fica realmente difícil encontrar uma resposta.Mas podemos tentar...
    Vamos presumir que a alternativa escolhida fosse Amar.Como é bom Amar.Sentir o coração bater mais forte.As mãos frias e trêmulas...as pernas fracas.O sorriso nos lábios.Sim, porque o sorriso faz parte do amor e como faz!
    Quando amamos, temos o privilégio de sorrir mais.Sorrimos até quando estamos parados, com o pensamento longe.Sorrimos das próprias lembranças que esse amor nos traz.e muitas vezes, quando nos damos conta.Estamos lá, não importa aonde.Mas estamos com o sorriso nos lábios.Até mesmo parados no farol a caminho de casa.No meio de um trabalho.Quem estiver prestando atenção na gente... provavelmente não vai entender nada.Mas, se essa pessoa também já amou alguma vez na sua vida.Ah, com certeza vai entender porque estamos assim.e vai sorrir
    também só em lembrar como ela já ficou um dia por causa do amor.Quando pensamos na pessoa amada, uma enorme sensação de leveza vai tomando conta do nosso corpo...
    Da nossa mente...da nossa alma...assim, sem pedir licença.Mas é uma sensação tão maravilhosa que não importa, ela é tão boa que não precisa mesmo pedir licença.pode ir entrando e tomando conta do nosso ser.Sensação de plenitude...
    E, agora, vamos pensar na outra escolha...
    Ser amado.Como é maravilhoso também saber que existe alguém que nos ama.Que se importa conosco.Que se preocupa com tudo o que nos possa acontecer.Que teme que nos aconteça algo de errado...A pessoa que nos ama está sempre vigilante...Tentando nos proteger de situações que poderiam nos machucar, e consequentemente machucar a esta pessoa também, sim, porque não podemos nos esquecer de tudo que foi dito anteriormente sobre amar...
    Quando somos amados, se algo de errado nos acontece, o ser que nos ama sofre muito com isso,
    talvez sofra mais do que nós mesmos poderíamos sofrer...O ideal seria escolher as duas alternativas. Amar e Ser Amado, Pois os dois sentimentos se completam
    Mas, nem sempre é assim...O ideal seria: Saber Amar e Ser Amado. Mas isto é privilégio de poucos...talvez privilégio de quem já aprendeu muito com o amor, já cresceu muito com ele, e por isso talvez até
    consiga entende-lo melhor...O ideal seria: Amar sem sufocar... Amar sem aprisionar.Amar sem cobrar... Amar sem exigir.Amar sem reprimir, simplesmente Amar.E Ser Amado sem se sentir sufocado...Sem se sentir aprisionado...
    Sem se sentir cobrado...Sem se sentir exigido... Sem se sentir reprimido Simplesmente Ser Amado! Pois do que nos adiantaria Amar sem Ser Amado e Ser Amado sem Amar?

    Gisilaine Andrade

    ResponderExcluir
  11. Marlene23/9/09

    Querido amigo!
    Edson Valerio, adorei a mensagem!
    Parabéns pelo blog.=, pois cada dia uma mensagem especial para nós.
    Beijos
    Marlene

    ResponderExcluir
  12. EDMAR23/9/09

    Já conhecia essa lenda e mais uma vez adorei vê-la, é de uma profundidade que nos leva a uma grande reflexão e para alguns, em grandes transformações. Parabéns mais uma vez, e ainda não li todos os seus textos postados…
    Fique com Deus
    Abraços do amigo Edmar

    ResponderExcluir
  13. Vania23/9/09

    Certa vez LI uma frase filosófica de Sheakspeare: "Ressentimento é um copo de veneno que você bebe pensando que está dando a outra pessoa". Sentimento ruins só nos levam para onde não deveríamos ir, para baixo.
    Superar dores é difícil, mas não impossível para quem deseja se libertar

    ResponderExcluir
  14. Marlene23/9/09

    Amar quém nos ama é normal !!Agora ama quém nos odeia,isso é para quém nasceu da água e do
    Espírito Santo!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Anônimo23/9/09

    oi e tudo lenda , hoje e cada vez mais dificil conviver e agradar , enquanto nossa amizade algo render muitos ao nosso lado querem estar mas a partir do dia que vc algo nao aceitar ,nao concordar,vc pode notar, a partir desse dia com certeza diferente irao nos tratar. por isso digo ...nunca conte tudo nao confie 100 por cento, sempre com um pe atras pensa.e aos poucos o que quer conseguira . se vc tem um amigo nele confia e acredita nao confesse tudo ,para nas maos dele vim ficar pois como vc seu amigo outro tem .
    marlene jaguariaiva gostou ate amanha

    ResponderExcluir
  16. Anônimo24/9/09

    Olá Edson tudo bem?
    Olha tem um site que encontrei e tem um Maringaense que conheci a poucos dias, tem muitas poesias legais dele, beijos

    http://sitedepoesias.com.br/poetas/fator37

    Verônica - Estrela Guia

    ResponderExcluir

Comente o texto.
Dê sua opinião ou deixe sua poesia, crônica, poema...