28 setembro 2009

Delírios na TPM

Qual casal em nunca se deparou com a pergunta: o que há de errado, porque andamos tão quietos ou com um pretensiosamente falso “está tudo bem?”.

Mulheres e o silêncio são como Caim e Abel. O primeiro que bobear é apedrejado.
Mesmo com a tevê sintonizada em um jogo de futebol ou naquele documentário sobre o tigre no National Geographic, temos a convicção que, na realidade (entenda por realidade um mundo paralelo onde tudo conspira contra nós), o homem arquitetando uma fuga com a maldita loira de corpo perfeito…
O instinto feminino é algo fantástico, mas assim como nunca calibramos os pneus do carro, nosso sexto sentido, muitas vezes, desregula e debanda para Bagdá!
E com ele vão-se o bom senso e a razão. É cientificamente comprovado que falamos cerca de nove mil palavras por dia enquanto os homens apenas cinco mil. Ou seja, quase a metade.
O silêncio masculino por incontáveis ocasiões pode sim significar delitos, culpa, tédio ou a loira gostosa de corpo perfeito que eles tem no orkut, msn, twitter.
Mas, também, pode quer dizer paz, tranquilidade ou que estão arquitetando algo que não inclui nenhuma loira, ainda aquela gostosa, de corpo perfeito, que eles nem imaginam (ou disfarçam) que odiamos.
Quem sabe é uma surpresa romântica para você mesma?
Me pergunta um amigo meu que vive se disfarçado em pele de cordeiro. Sim, segundo ele, homens pensam nisso de vez em quando – não sempre.
Provavelmente, tal feito nunca saia do pensamento masculino devido à ação das quatro mil palavras que ainda restam para a mulher estourar a cota do dia quando retornam ao doce lar.
Basta constatar dois minutos e meio do silêncio masculino e já iniciam um protesto tão desordeiro quanto o do Movimento dos Sem-Terra, no caso, na luta por atenção. A cabeça dos homens pode parecer um oráculo negro e incerto em razão da falta de dissonância através da palavra, mas acontece que o sistema funcional ainda é subdesenvolvido perto da profundidade e complexidade do “ser” mulher.
Paradoxalmente, segundo meu amigo, eles tem apenas três órgãos funcionais básicos: cabeça, coração e pênis.
O coração está sempre focado em nós, o pênis está sempre focado em qualquer coisa que se mexa, e a cabeça serve para pensar em coisas como picanha (se for vegetariano, em massa), iPod, Duro de Matar, Gol 16 válvulas e nos dribles do Ronaldinho, Nilmar ou do Kaká.
E volta a me dizer o meu amigo que usa cueca: — Acalma o coração mulher.
Silêncio nem sempre é sinal de mistério.



Do blog de Lá pra cá

10 comentários:

  1. Já ouvi dizer que homem sofre com algo parecido com a TPM, não sei é verdade, mas se for, hoje estou sofrendo em dose dupla disso, pqp...
    Ontem já fiquei meio mal quando sai do trampo e fiquei andando de moto sem destino, porque não estava afim de ir para casa, acho que não queria ficar sozinho, sei lá, liguei para dois camaradas pra irmos ao bar, mas os dois tinham coisas importantes para fazer, como se beber com os amigos não fosse importante, cada uma viu.
    Hoje estou com cara de quem acertou os números da mega-sena, mas perdeu o bilhete, estou até com dó do pessoal que trabalha comigo, aguentar um chefe nessas situações deve ser ainda mais sacal.
    Acho que estou precisando dar um tapa, tomar umas e fazer um sexo casual, sem lenga-lenga de sentimentos, apenas sexo para tirar o stress.
    Maldita hora que perdi meu celular com números de FF solidárias.
    Vou pro bar que eu gasto mais, mas fico numa boa.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo28/9/09

    Sim!A danada da TPM é f....go.
    Mas eu acho que sou extremameendo chaata mesmo. :\afinal, todas botamos a culpa nela as vezes né :\
    mas eu fico irada, chocolaate eh a solução parece... e colica, sim, tmb, muita :\

    ResponderExcluir
  3. Anônimo28/9/09

    TPM para mim é sinônimo de “matar-se um leão”, no modo figurado, claro.
    Me desculpem os ambientalistas, mas é a melhor expressão para entender a fúria e o prazer simultâneo que sente-se nesta época infeliz do mês.
    De certo modo, até comecei a verificar certas vantagens em estar “naqueles dias”, como, por exemplo, não precisar aturar os chatos. Para resumir aos mesmos, aviso logo: “desculpa, mas estou na TPM e não muito disposta para este bate-papo”... E saio correndo! Coisas que só a TPM faz por você.

    ResponderExcluir
  4. Uma pesquisa indicou que uma grande parte da população masculina sofre de TPM, Tensão Permanente Masculina.
    Você achou que só as mulheres sofriam deste mal? Não se iluda, muitos homens também são vítimas desta terrível síndrome e sofremsilenciosamente, ou melhor, não tão silenciosamente assim.
    Talvez eles estejam à sua volta, é fácil reconhecê-los com o teste abaixo.
    Se a resposta for sim para cinco ou mais itens, o pobrezinho precisa de ajuda com urgência, visto que sofre de Tensão Permanente Masculina.

    Ele reclama que não consegue achar nada no devido lugar?
    Reclama da empregada com frequência?
    Reclama constantemente do trabalho?
    Nunca sabe onde está seu celular, suas chaves, sua cabeça?
    Dirige agressivamente?
    Diz que você está trabalhando demais e que não tem tempo para a casa e os filhos?
    Reclama que o jantar não está pronto?
    Fica possesso se falta cerveja na geladeira?
    Quando vai ao restaurante, reclama do serviço na maioria das vezes?
    Está sempre atrasado?
    Reclama que você está na TPM?

    Não se descabele, se você respondeu sim a mais de cinco itens, você já sabe que ele sofre de Tensão Permanente Masculina.
    Por ser tratar do excesso de um hormônio masculino, a testosterona, aliada à falta de serotonina, talvez a cura não seja fácil, mas aqui vão algumas dicas:

    1. Peça para ele dar várias voltas no quarteirão antes de entrar em casa. O nível de serotonina aumenta e ele vai ficar cansado demais para reclamar de qualquer coisa.

    2. Coloque algumas gotas de maracujina na sua bebida, mas não muito, cuidado!

    3. Pague uma passagem para ele só de ida para a Nova Zelândia.

    4. Faça tudo o que ele pedir e não o contrarie de forma alguma. Lembre-se: um homem com TPM tem sempre razão.

    Se você tem um homem com TPM em casa ou no trabalho e tem alguma dica sobre como amenizar esta síndrome, deixe sua dica.

    Encontrei este material na internet e nao tenho os autores. Achei interessante...rsrs

    ResponderExcluir
  5. ROSELI28/9/09

    A mulher no período de TPM se torna uma pessoa extremamente explosiva e com pouquíssima paciência [como já exposto no artigo Tensão Pré Menstrual (TPM) - O que é?]. Assim, alterações de humor e de comportamento passam a ser uma constante no “momento TPM”. Se para as mulheres com TPM já é difícil lidar com esse turbilhão de sentimentos e de alterações “loucas”, imagine para o companheiro (a) que está do lado.
    Realmente não é tão simples como parece. Só quem vivencia isso (”dentro ou do lado”) que sabe o significado real de algo maçante. Do que as mulheres precisam nesse período? Talvez aqui esteja a chave da resposta! É um momento que exige esforço, talvez “sobre-humano” para evitar qualquer estrondo – brigas, choradeiras, desagrados, tristeza – entre outras coisas do gênero. Evitar! Essa é uma ação importante para ser executada!
    De fato, as mulheres ficam um tanto mais provocadoras e intransigentes nesse momento. Só que evitar não é deixá-las totalmente de lado, “jogada às traças”. O interessante é manter um mix de deixá-la um pouco na “dela” e, ao mesmo tempo, se fazer presente, dar muita atenção e carinho, já que é um momento também em que a mulher está à flor da pele e “que até um beijo de novela me faz chorar”. Ou seja, a sensibilidade e a carência estão presentes, em menor ou maior grau, e ela precisa de carinho! Parece uma idéia louca deixá-la na dela e ser presente, mas com o tempo, entende-se o significado disso. É complexo mesmo! Ninguém falou que seria fácil! É o período das trevas! Nada agrada, tudo é meio cinzento, tudo parece mais difícil, a baixa auto-estima aproxima-se tornando tudo mais tenebroso, tudo parecer dar errado, quer matar o primeiro que contraria a sua idéia!
    do site MULHER DIGITAL

    ResponderExcluir
  6. ROSELI28/9/09

    O que é a TPM (Tensão Pré-Menstrual) para a mulher?Do que se trata isso? São dúvidas que assombram muitas cabeças por aí.
    Todo mês é a mesma coisa: mais ansiosa que o normal, chorona, corpo inchado (aumento da retenção de líquidos), pouca paciência com a sensação de estourar a qualquer momento (”estopim mais curto que o normal), um barril de pólvora, magoa por qualquer coisa, aquela vontade incontrolável de comer um docinho, sensibilidade até pela formiguinha que passa, carregando a folha na cabeça, baixo auto-estima. Sensação que o mundo vai cair! UFA! Esses são alguns sintomas da famosa TPM, ou Síndrome Disfórica Pré-Menstrual, como normalmente é chamada na área da saúde.
    A TPM é um desequilíbrio hormonal que ocorre no corpo feminino e está vinculada ao ciclo menstrual, afetando diretamente o comportamento da mulher. Embora aproximadamente 75% das mulheres sofram de TPM, apenas cerca de 8% dessas sentem os sintomas de maneira muito intensa e as outras não sentem absolutamente nada. Geralmente, quando a menstruação começa ou um pouco antes, dependendo de cada mulher, a TPM desaparece.
    As mulheres que experienciam a TPM de forma muito intensa podem até ter a sua vida social abalada, sendo necessário recorrer aos tratamentos com médicos especializados. O ideal é tentar perceber o quanto isso prejudica a vida da mulher e se realmente é necessário recorrer a tratamentos. De fato, não dá pra generalizar! Os sintomas variam de ciclo para ciclo e de mulher para mulher. Não é correto fazer tratamentos e muito menos diagnósticos por conta própria! Não há “remedinho” que resolva sem a atuação de um bom profissional. Enfim, é necessário enfatizar que sempre se deve procurar o profissional responsável e adequado em diagnosticar e tratar desse tipo de problema, em geral, ginecologistas.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo28/9/09

    A TPM (tensão pré-menstrual) pode causar dores de cabeça, irritação exagerada, inchaço e até dores nas costas.Essa síndrome surge contra a vontade da mulher,transformando num inferno a vida dela e de quem está a seu redor.Há quem diga que quem mais sofre com a TPM são os homens.

    ResponderExcluir
  8. Janice28/9/09

    Dizem que principal diferença entre um grupo de terroristas e um grupo de mulheres com TPM é que você pode negociar com o primeiro”.
    Assim, em solidariedade às mulheres pelo sofrimento físico-emocional e à nós homens desejosos de tranquilidade doméstica e social, repasso a matéria abaixo.
    Com ela, espero estar contribuindo para a redução dos conflitos entre gêneros…
    (BR Press) – Muitos pesquisadores consideram a Tensão Pré-Menstrual, ou TPM, um evento fisiológico absolutamente normal. Do mesmo nível que crises de riso, flatulências em público e homens que não cortam as unhas dos pés. É óbvio que estes pesquisadores devem ser solteiros, moram em gaiolas e não têm a menor idéia do que estão falando.
    A TPM afeta até 80% as mulheres em algum momento de suas vidas, sendo mais comum entre os 20 e 30 anos de idade. Em cerca de 5% dos casos, os sintomas são graves o suficiente para incapacitar completamente a pobre durante a crise. E isso não tem nada de fisiológico.
    A lista de sintomas da TPM possui mais de 150 itens, sendo os principais: cólicas abdominais (causadas pela contração do útero), fadiga, urticária, irritabilidade, isolamento social, depressão, ansiedade, insônia, baixa auto-estima, dores para todo lado, baixo desejo sexual, hiperreatividade emocional (briga com filhos, marido, cabelo, geladeira, esmalte, meia-calça…), problemas de memória, dificuldade de concentração, incapacidade para terminar tarefas, náuseas e alterações do apetite.
    Não se sabe a causa exata da TPM. Alguns sugerem que a síndrome esteja relacionada a uma sensibilidade anormal aos níveis de progesterona liberados durante a segunda metade do ciclo menstrual. Um dos efeitos desta supersensibilidade consistiria na redução dos níveis serotonina, um neurotransmissor envolvido no controle do humor.

    Dr.Alessandro Loiola

    ResponderExcluir
  9. Julianna28/9/09

    Para quem não sabe ai vai uma lista dos possíveis sintomas da TPM:
    TPM - Tensão Pré Menstrual
    - Depressão - falta de esperança - pensamentos negativos e auto-depreciativos
    - ansiedade - tensão - nervosismo - excitação
    - tristeza sentimento de rejeição - choro fácil
    raiva - irritabilidade - conflitos próprios
    cansaço - fadiga - falta de energia
    - alteração do apetite
    uma forte sensação de estar fora de seu controle
    - inchaço - aumento dos seios
    - dores de cabeça
    - distúrbios do sono
    - dores musculares
    Poxa, quanto sofrimento, por isso precisamos consultar um médico ginecologista para que possamos ter um tratamento para todos estes sintomas, pois com certeza o seu médico irá ajudá-la no que for preciso.
    A grande maiorias das mulheres não procuram ajuda médica para a TPM pois sempre ouviram dizer que era normal sentir isso ou aquilo antes de entrar naqueles dias e que depois passa, com isso as mulheres não procuram orientação médica e devido a isso sofrem duras penas. A verdade é que cada corpo reage de forma diferente e para tudo tem um jeito.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo28/9/09

    aqui em casa pode ser no periodo de t p m ou nao todo mes mando o maridao pro sitio ai ele vai pesca e fica com as vacas ,e eu fico no silencio so com minhas filhas ,acordo e durmo ,deito e levanto , faço um lanche ou refeicao sento na frente do cpu ou televisao ,uma vai trabalha, outra estuda eu saio da umas volta as amigas vou visita ,resolvo as coisas a hora que eu resolve vou volta pro meu cantinho descansa depois de uns 8 dias ele vai chega pra comigo fica e no mes seguinte pro sitio retorna ai cada um faz o que gosta e nao deixamos a tal da tpm nos imcomoda .marlene jaguariaiva

    ResponderExcluir

Comente o texto.
Dê sua opinião ou deixe sua poesia, crônica, poema...